Friday, April 14, 2006

Memória Marítima: a capela do PÁTRIA


Notícia publicada na edição nº68 - Fevereiro de 1948 - de O JORNAL DA MARINHA MERCANTE, de Lisboa.

O sr. Cardeal Patriarca de Lisboa inaugurou a capela do paquete “Pátria

O novo paquete da C.C.N. recebeu a visita do sr. dr. Manuel Gonçalves Cerejeira, Cardeal Patriarca de Lisboa, que se fez acompanhar dos senhores Bispos de Helenopole e de Vatarba e padres Frederico Marques e José Maria.
Ao cimo da escada do portaló foi acolhido pelo sr. Bernardino Corrêa, Presidente do Conselho de Administração e mais administradores da C.C.N. Sua Eminência e a sua comitiva, após uns momentos de permanência no salão de honra, percorreu demorada e atentamente todas as dependências do navio, desde a ponte do comando, onde observou o seu actualizado equipamento, até às classes mais modestas, tendo-se interessado pelo alojamento proporcionado aos emigrantes.
No paquete foi instalada uma capela, já depois de o navio ter chegado a Lisboa. A sua utilização estava dependente desta visita de Sua Eminência, que muito apreciou a sua disposição e os motivos que a embelezam: um painel expressamente pintado para a decorar e alguns trabalhos em ferro forjado, artisticamente manipulados por um artista de nacionalidade russa há muitos anos domiciliado em Portugal.
Embora sem qualquer acto litúrgico a capela foi dada como inaugurada após a visita do Chefe da Igreja católica portuguesa.
“Este barco é um símbolo – disse o Cardeal Cerejeira. Vi-o entrar nas águas do Tejo, embandeirado ao som das aclamações. Era um dia de glória para o “Pátria” e para a Pátria”.

2006 LISBON CRUISE SEASON

Fred Olsen BLACK WATCH and AIDA BLU in Lisbon, 12-04-2006
Paquetes BLACK WATCH e AIDA BLU em Lisboa, 12-04-2006

Cruise ships are returning to Lisbon once again for the 2006 season. Ships as diverse as the QUEEN MARY 2, the EUROPA or the veteran FUNCHAL are scheduled to visit Lisbon over the next months totalling more than 250 calls.
The current three cruise ship terminals in the port of Lisbon, Alcântara, Rocha do Conde de Óbidos and Santa Apolónia will handle a growing number of cruise passengers, while a brand new terminal to be constructed at Jardim do Tabaco is at the drawing board stage.
Ever since the very first cruise ships started to call in Lisbon, early in the twentieth century, the Tagus has welcomed the most famous name of the cruising world. Lisbon has a lot to offer. Its scenic beauty, the westernmost Atlantic city of Europe, with its light and old charm…

Words and photo by Luís Miguel Correia - 2006

REGRESSO DOS CRUZEIROS A LISBOA

Paquetes de cruzeiros de regresso a Lisboa em 2006. Nas fotografias, o QUEEN ELIZABETH 2 (13-12-2005) e o ARCADIA (12-04-2006)
Cruise ships back in Lisbon for the 2006 season. Photos: the QUEEN ELIZABETH 2 (13-12-2005) and the ARCADIA (12-04-2006)
Antigamente em Lisboa dizia-se de Abril, águas mil. Hoje é mais Abril, paquetes mil.
Não serão mil, mas para 2006 estão previstas para Lisboa cerca de 250 escalas de navios de passageiros em viagens de cruzeiro.
Navios de características tão variadas como o QUEEN MARY 2, o EUROPA ou o FUNCHAL vão atracar a Lisboa nos próximos meses.
Enquanto não se concretiza o projecto de uma nova Estação Marítima a construir no Jardim do Tabaco, os paquetes vão atracando em Alcântara, Rocha do Conde de Óbidos e Santa Apolónia.
Lisboa sempre proporcionou escalas aos navios de cruzeiros, mas chegou-se a uma encruzilhada em que para dar um salto qualitativo é necessária uma atitude mais agressiva e poder proporcionar melhores condições de acolhimento aos navios. Para Maio, a Cunard programou inicialmente uma escala simultânea dos seus navios QM2 e QE2 em Lisboa a 11 de Maio. A impossibilidade de atracação de ambos os navios em Alcântara levou a Cunard a inverter o itinerário do QUEEN MARY 2 e ir fazer a festa em Barcelona a 9 de Maio com os dois QUEENS. Lisboa fica assim a ver navios, e só não há festa em Barcelona porque um problema técnico surgido no QM2 levou entretanto ao cancelamento do cruzeiro, trocado por uma docagem no estaleiro Blohm & Voss de Hamburgo.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006

REGATA ESCOLA NÁUTICA - Imagens








REGATA ESCOLA NÁUTICA / COMM

Efectuou-se no dia 2 de Abril a II Regata Escola Náutica / COMM, que decorreu no Tejo, com partida de Belém e contou com a participação de mais de 40 embarcações de diversas classes. Destaque para uma forte participação de tripulações compostas por alunos da Escola Náutica, para além de uma embarcação tripulada por professores da ENIDH. De referir também o espírito de missão do Cte. Alberto Fontes, docente da Escola e responsável pela Marinha de Recreio no Clube de Oficiais da Marinha Mercante. Em 7 de Abril, decorreu em Paço d'Arcos a distribuição de prémios e uma visita às instalações daquele estabelecimento de ensino náutico.

Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2-04-2006

Thursday, April 13, 2006

The SAGRES off Lisbon


Part of the fun associated with my interest in ships is photography, and quite often I do photograph ships in Lisbon. Some are scheduled with days in advance, while others just show up by chance.
Yesterday while photographing cruise ships I was lucky to notice the Portuguese Navy sail training ship SAGRES crossing the Tagus bar and sailing past Lisbon in her way to the Alfeite Naval base. It was worth the wait as some nice pictures turned out with Lisbon in the foreground.
The pride of the Portuguese Navy and of Maritime Portugal, the SAGRES is internationally recognized as an icon in contemporary maritime history. She has been depicted in countless books worldwide and travelled the four corners of our planet showing the colours of Portugal in its best form.
Once in Paris I looked into a bookshop and at the front window there she was: my SAGRES in the covers of two magnificent books. They have been part of my library ever since…

Copyright words and photos by Luís Miguel Correia –12 April 2006

A NOSSA SAGRES

O navio-escola SAGRES subiu o Tejo uma vez mais, na tarde de 12 de Abril, em direcção à Base Naval do Alfeite.
Oportunidade para fotografias com a cidade em pano de fundo, e algumas reflexões.
A SAGRES é um dos poucos navios actuais de que ainda nos orgulhamos. Pela sua beleza, dignidade e significado. O melhor testemunho do Portugal marinheiro tão indispensável como esquecido. E das tradições marítimas preservadas pela Marinha com dedicação e empenho, apesar das muitas incompreensões.
Há uns anos, uma livraria de Paris tinha na montra dois livros diferentes com a nossa SAGRES na capa. Claro que comprei os dois, até porque nenhuma livraria de Lisboa me permitiria aquisição semelhante. E senti um enorme orgulho no reconhecimento da SAGRES por tantos estrangeiros que admiram o nosso navio como ícone do património marítimo mundial.
É lamentável o desinteresse a que o Mar e os Navios estão votados em Portugal. E é um absurdo teimarmos em ignorar todas as possibilidades que o Mar Português representa, desde os transportes à indústria naval, da cultura ao lazer.
Felizmente temos a SAGRES, embora há quem lhe chame caravela...

Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006