Friday, March 30, 2007

PORT TEJO em SANTOS

Porta-contentores PORT TEJO fotografado no porto de Santos, Brasil, a 13-02-2007. Magnífica fotografia enviada pelo Amigo Laire Giraud, de Santos. Imagem obtida pelo fotógrafo Smera, que tira estas fantásticas vistas aéreas de casa, uma torre que domina o porto e a navegação de Santos.
O PORT TEJO é um navio da Portline utilizado num serviço regular com o Brasil, a partir de São Vicente de Cabo Verde, onde recebe carga da Europa dos outros porta-contentores da Portline que fazem a carreira de África, o CHRISTINA I e o ADEE.
É tão raro ver navios portugueses no Brasil. E que saudades do Porto de Santos, com as suas docas intermináveis cheias de navios embrulhados pelo ambiente luxuriante do Brasil.
A sensação da minha primeira entrada em Santos por navio é pura e simplesmente indescritível. Ficaram muitas fotografias, saudades e a pena de ter de desembarcar logo em direcção ao aeroporto de São Paulo e uma longa viagem aérea para Lisboa. Não se pode ter tudo nesta vida.
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Thursday, March 29, 2007

ISLAND STAR in Lisbon


Island Cruises' flagship ISLAND STAR (46.811 GT, built 1990 as Celebrity Cruises' HORIZON) leaving Lisbon on 28th March 2007 on her positioning cruise from Santos, Brazil, to Palma de Mallorca in the Mediterranean.

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REGATA COMM a 1 de Abril



O COMM (Clube dos Oficiais da Marinha Mercante) anúncia a realização da III Regata Escola Náutica Infante D. Henrique, para barcos de cruzeiro ORC Club, IRC, JOD 35 e ANC, que terá lugar no próximo Domingo, dia 1 de Abril. Chama ainda à atenção para a viagem que será efectuada pelo lugre "Prí­ncipe Perfeito" de acompanhamento à Regata, bem como para a festa náutica da ENIDH que terá lugar a 13 de Abril. Neste evento, serão efectuadas demonstrações de Segurança no Mar. Haverá também um espaço de divulgação dos livros, postais e fotografias de Luís Miguel Correia, que vai embarcar no PRINCIPE PERFEITO como fotógrafo oficial.
O Príncipe Perfeito embarcará os associados do Clube dos Oficiais da Marinha Mercante e outros passageiros interessados em acompanhar a Regata no rio, a partir das 10h00 de Domingo. Meia hora depois larga-se da Doca de Alcântara, acompanhando a regata até às 16h00, estando incluído almoço a bordo. As inscrições para o acompanhamento da regata a bordo do PRINCIPE PERFEITO terminam às 13h00 de Sexta-feira, 30 de Março, devido à necessidade de o "catering ser encomendado com antecedência. Mais informações sobre esta viagem nos sites da

[Veltagus] e do [Clube de Oficiais da Marinha Mercante].

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Wednesday, March 28, 2007

GALP LISBOA em Viana



O navio-butaneiro GALP LISBOA está a sofrer uma reparação e docagem nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo desde o dia 1 de Março. O navio tem saída prevista de Viana a 2 de Abril.
O nosso Amigo Malheiro do Vale publicou no seu PILOT BOAT uma bela reportagem do navio a sair da doca seca. Vale a pena ir lá ver.
Único butaneiro português, o GALP LISBOA foi construído em Espanha em 1984 e comprado ao estaleiro pela Sacor Maritima, numa altura em que esta empresa renovava a frota depois de um período de manifesta indecisão relativamente a investimentos em navios. Infelizmente este quadro repete-se agora, com a frota actual reduzida a dois navios na fase final das suas vidas úteis e as restantes unidades abatidas entretanto.
Associada da Petrogal, a Sacor Marítima tem cargas próprias, não será por falta de recursos, com os lucros desmesurados da indústria petrolífera, que não investe em unidades novas que permitam autonomia no transporte marítimo de produtos petrolíferos (e porque não também, de ramas, apesar da má experiência com o defunto GALP FUNCHAL). À falta de navios próprios afreta cada vez mais unidades estrangeiras.
Um quadro triste visto numa perspectiva de política do MAR, de que tanto se fala actualmente em Portugal. E a alegada falta de competitividade dos navios portugueses não é desculpa. A competitividade não se cria por decreto. Cabe em muito às empresas criar o dinamismo que gera a competitividade. Pode registar os navios em terceiras bandeiras ou permanecer na Madeira. Qualquer dia não há gente especializada neste tipo de navios, e voltamos à situação dramática de inexistência de navios petroleiros em Portugal que se verificou durante a Segunda Guerra Mundial e tão grandes sacrifícios provocou. De facto somos um País de Marinheiros Cegos. Os Marinheiros não têm a culpa...
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SVITZER WIJSMULLER CRITICA BUROCRACIA PORTUGUESA

Em declarações recentes à agência noticiosa LUSA, o Sr. Lex van der Schaaf, director da Svitzer Wijsmuller em Portugal, afirmou que a burocracia portuguesa impede a dinamização do sector portuário:
Se Portugal "não fosse tão burocrático, conseguiria cativar mais navios para o registo sob bandeira portuguesa e dinamizaria mais o sector e todos os serviços envolventes afins", criticando especialmente o IPTM - Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e a legislação vigente que considera antiquada e pouco adaptada à presente situação económica e avanços tecnológicos. "Lamentamos que Portugal, durante séculos uma potência marítima, esteja num impasse que atrofia todo o sector, desde o ensino até ao expediente comercial e movimento portuário".
Estas fragilidades do sector marítimo português não impediram a Svitzer Wijmuller, uma multinacional controlada pela Maersk, de comprar a empresa Lisbon Tugs e frota respectiva, há um ano, estabelecendo-se em Lisboa e transferindo para o Tejo 2 rebocadores holandeses já com cerca de 20 anos de actividade.
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VERA CRUZ fotografada do PRINCIPE PERFEITO

Portuguese Sail Training Association (APORVELA) caravel VERA CRUZ photographed last Saturday 24 March from the sailing cruise ship PRINCIPE PERFEITO, while crossing the tagus river bar off Paço D'Arcos.


A caravela
VERA CRUZ,
da Aporvela, alcançada
pelo lugre
de 3 mastros PRINCIPE PERFEITO,
ao subir
a barra do Tejo, em frente
a Paço D'Arcos, no passado dia
24 de Março. Fotografias tiradas
de bordo do
lugre
PRINCIPE
PERFEITO.






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Tuesday, March 27, 2007

THE SEA CLOUD II

Cruising under sail in luxury. The perfect retirement scene for our intrepid SAILOR GIRL. One day, far far away in the future. My suggestion is the SEA CLOUD II (3.849 GT, 94 PAX, built 2000), the newest ship of the Sea Cloud Cruises. A three masts barque purpose-built for world wide cruising.
Photograph of the SEA CLOUD II off the Portuguese West coast by L. M. Correia.
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THE WORLD TO BE REFITTED BY LISNAVE

A unique passenger ship, the THE WORLD (43.188 GT, built 2002 in Norway), is scheduled to have her next dry-docking and refit at the Lisnave shipyard at Setubal where she is due to arrive on 16th April.
Not exactly a conventional cruise ship, but the first luxury apartment ship, she is operated by RESIDENSEA a company with head offices in Miami. THE WORLD has capacity for 330 "guests" and flyes the Bahamas flag.

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CUNARD ADVENTURER

The same ship, a different look: the cruise ship CORAL as built as the CUNARD ADVENTURER with the original tall funnel painted in Cunard red in 1976. In 1977 the CUNARD ADVENTURER was replaced by the new and larger CUNARD PRINCESS and sold to NCL. Thirty one years later the former Cunarder still looks smart and busy.
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Monday, March 26, 2007

THE CORAL in Lisbon 24-03-2007


The Cypriot cruise ship CORAL visited Lisbon on Saturday 24 March 2007 and I was able to take some photographs. Another seven photos at the LISBON CRUISE SHIPS blog
This nice looking cruise ship was built in the Netherlands in 1971 as CUNARD ADVENTURER for the Cunard Line. In 1977 she was sold to NCL and renamed SUNWARD II.
At about this time her exterior looks were changed: the original QE2-style white funnel was replaced by two side by side funnels in order to match the looks of the other NCL cruise ships and the mast was also modified. Later the ship became the TRITON and operated as such for Epirotiki and Royal Olympic Cruises. Following the bankrupcy of ROC she was purchased by present owners Louis Cruises of Limassol, Cyprus.
As CUNARD ADVENTURER, she visited Lisbon in 1971 on her positioning cruise to the Caribbeans. Later she also called as the TRITON in Epirotiky livery, and in 2006 returned as the TRITON.
Copyright photos by Luís Miguel Correia - 26 MARCH 2007
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CARGUEIROS EM CASCAIS


Quem observa habitualmente a baia de Cascais vê quase sempre diversos navios de carga fundeados.
Muitas vezes são navios a aguardar entrada em Lisboa, outras são navio que fundeiam em Cascais a aguardar ordens, ou para efectuar pequenas reparações e depois continuam viagem. É frequente contar 5 ou 6 navios fundeados ao largo de Cascais.
No último Sábado, 24 de Março, passámos junto aos dois cargueiros então fundeados em Cascais, a bordo do lugre PRINCIPE PERFEITO.
O graneleiro TALTY, da companhia Polish Steamship Company é um navio de 16.728 TDW e 11.676 GR construído no Reino Unido em 1979 com o nome KOPALNIA SZOMBIERKI, designação que manteve até 1993, quando adoptou o nome actual. É um navio elegante, provavelmente no seu ciclo final de vida útil. Estava carregado e tinha as tampas das escotilhas dos porões abertas. O navio trazia um carregamento de trigo para Lisboa.
A seguir fotografámos o porta-contentores Lituano GEDIMINAS, um navio de 4.502 TDW e capacidade para 264 TEUs, com 3.097 GT, construído em 1996 na Lituania e propriedade da companhia DFDS Lisco, uma associação entre a DFDS de Copenhaga e a empresa Lisco Baltic Service, de Klaipeda. Este porta-contentores veio a Lisboa carregar 4.200 toneladas de cimento com destino a Bissau.
A título de curiosidade, em especial para o nosso companheiro de viagem Luis Filipe Morazzo, aqui ficam estes elementos informativos e imagens dos dois navios.


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CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU registados em Lisboa

Os rebocadores CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU que chegaram a Lisboa no dia 5-03-2007 procedentes do Funchal, onde foram comprados pela empresa setubalense LUTAMAR, já estão registados na capitania do porto de Lisboa, como rebocadores de tráfego local. Assim o porto de registo original - Funchal - foi substituído à popa por Lisboa.
Construídos pelos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Foz, em 1963 para a então Junta Autónoma dos Portos do Arquipélago da Madeira e substituídos recentemente por rebocadores modernos construídos em Espanha para a APRAM - Administração dos Portos da Madeira, o CABO GIRÃO e o PONTA DO GARAJAU vão agora operar no Tejo, espera-se que por muitos e bons anos ao serviço de uma empresa privada.
Fotos: Os rebocadores CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU fotografados atracados à entrada da Doca de Alcântara, com Lisboa pintado à popa.


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Thursday, March 22, 2007

DIA MUNDIAL DA ÁGUA (DO TEJO)

Ora aqui fica assinalado solenemente o Tejo, na sua expressão líquida de H2O mais aditivos poluídos quanto baste, neste DIA MUNDIAL DA ÁGUA.
Para mim a água é uma das grandes riquezas de Lisboa. Não a água transvazada do Zezere, do Alviela, ou das antigas nascentes de Belas devidamente encanadas.
Apenas a água do Tejo. O rio.
Rio esse que apesar do crescimento insustentável em forma de betão e noutras realidades agressivas de valor acrescentado ainda me consegue surpreender.
Nesta praia perdida da margem Sul, entalada no esquecimento, por entre uma horta clandestina e um rebanho de carneiros, mesmo por baixo do Instituto das Estradas de Portugal, antiga JAE.
Hoje andei pela margem Sul a ver o rio e a cidade de Lisboa e constatei uma vez mais a má gestão que vamos fazendo de um recurso natural precioso.
O Tejo. Desperdiçado e tão ignorado, no Dia Mundial da Água. À portuguesa, ou não fossemos nós peritos em meter água por tudo e por nada...
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ADEUS AIDAblu - Farewell

O paquete AIDAblu largou hoje, 22 de Março, de Lisboa na última escala efectuada com o nome actual.
O navio vai ser substituido na frota da companhia AIDA pelo novo AIDAdiva, que está a ser construido pelo estaleiro alemão Meyer.
O AIDAblu é um veterano das visitas ao Tejo, onde esteve pela primeira vez no cruzeiro inaugural, com o nome CROWN PRINCESS, em 1990. O navio integrou a frota da Princess durante 12 anos, sendo transferido em 2002 para a empresa A'ROSA, quando se passou a chamar A'ROSAblu. Em 2004 nova transferência de operador, para a AIDA, levou ao nome actual.
O AIDAblu vai continuar a fazer cruzeiros, passando a pertencer à frota da OCEAN VILLAGE com o nome OCEAN VILLAGE TWO. Todas estas operadoras fazem parte do universo da Carnival Corporation.

The Italian-registered cruise ship AIDAblu sailed from Lisbon today on her final call under the present name. She will be replaced soon in the AIDA fleet by the new AIDAdiva now in the final stages of fitting-out by builders Meyer Werft.
Built in 1990 as the CROWN PRINCESS, she was retained by original owner Princess Cruises until 2002 when she was allocated to a new P&O Group associate, the A'ROSA Cruises of Germany as the A'ROSAblu. Another transfer in 2004 led to the present name in the AIDA fleet. Next operator will be OCEAN VILLAGE as the OCEAN VILLAGE II.

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CRUZEIRO PRINCIPE PERFEITO dia 24

É já no próximo Sábado, dia 24 de Março, que se realiza o próximo cruzeiro do lugre PRINCIPE PERFEITO, com saída de Lisboa da Doca de Alcântara pelas 14h30, ida a Cascais pela Barra Norte e regresso a Lisboa pela Barra Sul, com atracação prevista para as 18h30 junto ao Cais da Rocha. Bilhetes vendidos a bordo a €20,00 por pessoa.
Este cruzeiro é patrocinado pelos blogues BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR, de Luís Miguel Correia e ATLÂNTICO AZUL, da famosíssima Sailor Girl. São todos bem vindos para uma tarde náutica entre amigos.
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Wednesday, March 21, 2007

PÁTRIA EM CAPE TOWN


Quando viajei nele, em 1972, o PÁTRIA era o paquete mais antigo da Companhia Colonial de Navegação, tinha 25 anos, o que na época era muito para um navio. Construído na Escócia, o PÁTRIA foi o primeiro paquete do DESPACHO 100, entregue em Dezembro de 1947.
Fazia a carreira da África Oriental, saindo de Lisboa depois de fazer escala prévia em Leixões e escalava os portos seguintes: Funchal, São Tomé, Luanda, Lobito, Moçamedes, Cabo, Lourenço Marques, Beira, Moçambique, Nacala e Porto Amélia.
Era um navio sólido, muito confortável e de grande estabilidade e conforto, com uma tripulação excelente. Para além da linha de África, fez diversas viagens ao Brasil e uma à América Central. Foi vendido em 1973 e desmantelado na ilha Formosa.
A fotografia mostra o PÁTRIA a largar de Cape Town, vendo-se atracado ao fundo o navio italiano LEONARDO DA VINCI, que efectuava um grande cruzeiro com partida de Nova Iorque, em 1970. Os paquetes portugueses eram muito populares na África do Sul, sendo os camarotes deixados vagos pelos passageiros desembarcados em Angola ocupados por Sul Africanos que faziam a viagem a Moçambique e regresso como se de um cruzeiro se tratasse.
A nostalgic image of the Portuguese liner PÁTRIA of 1947 sailing from Cape Town with the Italian liner LEONARDO DA VINCI alongside on a cruise from New York.
The PÁTRIA was the first passenger liner newly built for Companhia Colonial de Navegação. She was delivered in December 1947 by John Brown, Clydebank, and operated on the East Africa mail service until sold to Taiwan breakers in 1973. Her regular schedule was a fantastic cruise by today standards: Lisbon, Madeira, São Tomé Island, Luanda, Lobito and Moçamedes, in Angola, Cape Town, Lourenço Marques, Beira, Moçambique Island, Nacla eand Porto Amélia, the complete round voyage taking about 50 days.
In the fifties the PÁTRIA also did several voyages to Brazil and one to Central America. She was also used for trooping. I had a wonderful voyage aboard the PÁTRIA in 1972.
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Tuesday, March 20, 2007

SANTA MARIA AT FORT LAUDERDALE

My beloved liner SANTA MARIA of 1953 was one of the first passenger ships to call at Fort Lauderdale (Port Everglades), on a regular basis in the fifties. The CCN ship was employed on the Central America service sailing from Lisbon to Vigo, Funchal and Tenerife, then she would cross the Atlantic for La Guaira, Curacao, Havana and Port Everglades, the Cuba call being replaced by San Juan de Puerto Rico after the Fidel revolution.
The complete round trip was a wonderful cruise taking about one month. The ship used to sail from Lisbon every forty days and there were 10 round voyages per year, the final one in April 1973.
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ESTALEIRO DA MARGUEIRA

Custa a acreditar que este estaleiro naval da LISNAVE é hoje um deserto e um depósito de Cacilheiros. Portugal sonhou durante décadas com a construção de um grande estaleiro naval no Tejo e o estaleiro foi construído nos anos sessenta e inaugurado em 1967. Chegou a ser considerado um dos melhores do mundo, mas infelizmente não resistiu aos ventos da história e ao processo de desmaritimização nacional.
Uma pergunta: quem identifica o paquete azul?

A nostalgic view of the LISNAVE shipyard in the South Bank of the river Tagus off Lisbon. It was opened in 1967 but sad to say it was closed recently and now only the Transtejo ferries use its facilities to berth.
One question: can you name the blue passenger liner in the dry dock?

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Casa da Navegação do ANGRA DO HEROÍSMO


Era assim a casa do leme do antigo paquete ANGRA DO HEROÍSMO, comprado em 1966 pela Empresa Insulana de Navegação à companhia Zim Lines, de Haifa, para quem o navio tinha sido construído na Alemanha em 1955 com o nome ISRAEL.
Era gémeo do AMÉLIA DE MELLO, da Sociedade Geral, e fez a carreira da Madeira e Açores até Outubro de 1973. Efectuou ainda diversos cruzeiros e fretamentos militares com tropas para a Guiné. Foi vendido em Abril de 1974 para desmantelar em Espanha.
Bridge of the former Portuguese passenger liner ANGRA DO HEROÍSMO built in Hamburg in 1955 as the ISRAEL for Zim Lines and purchased in 1966 by INSULANA. This beautiful turbine steamer operated on the Lisbon -Madeira - Azores service and did also several cruises and trooping voyages to Guinea Bissau. Withdrawn from service in October 1973 and sold for scrap in Spain in April 1974.
Her sister ZION also became Portuguese in 1966: as the AMÉLIA DE MELLO, sold in 1972 to become the ITHACA and later the DOLPHIN.
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CRIME E CASTIGO



TRIBUNAL MARITIMO E COMMERCIAL

N'este tribunal foi hontem julgado António Joaquim Pedro, tripulante do vapor NYASSA, acusado de tentar ali furtar 12 kg de tintas, sendo condenado a 25 dias de prisão e 170$00 de multa. Deu entrada no Limoeiro (notícia reproduzida do JORNAL DO COMMÉRCIO, Lisboa, de 24-03-1928). Esperemos que o infeliz nauta já tenha saído do referido estabelecimento prisional, de cujas janelas se via o Tejo e os navios. Do mal o menos.
Conheci muitos outros Nautas que levavam tintas e outros artigos dos navios e nunca foram punidos. Esta notícia serve de pretexto para publicar duas imagens do velho NYASSA da época em que fez a carreira do Brasil, de 1929 a 1932. São ambas no Rio de Janeiro, talvez o porto mais bonito do mundo.
E voltando à questão de moral marítima, uma pergunta: será que o crime compensa?


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Friday, March 16, 2007

Blog do FERNANDO LEMOS GOMES



O artista Fernando Lemos Gomes acaba de lançar o blogue ARTE DE FERNANDO LEMOS GOMES com o objectivo de divulgar a sua arte marítima. Por cortesia especial, apresentamos os dois trabalhos mais recentes, dedicados ao paquete FUNCHAL.
Imagens copyright F. L. Gomes
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PAQUETES NO BARREIRO

O BARREIRO não é propriamente o centro do movimento de paquetes no Tejo, se excluirmos as embarcações fluviais da Soflusa, mas curiosamente vai decorrer no Convento da Verbena, na quela localidade ribeirinha da margem Sul, uma exposição de fotografias dedicada aos navios de cruzeiros da Classic International Cruises. Para já, a foto do convite foi feita aqui pelo vosso dedicado LMC...
Sem querer tirar o brilho à festa, este mesmo LMC acrescenta que para além dos 4 navios da CIC, que estão registados no MAR, há mais um grupo de navios de cruzeiros com bandeira portuguesa e registo da Madeira, nomeadamente os paquetes da Majestic International Cruises. Mas de facto, a CIC, apesar da sua feição internacional tem muitas ligações a Lisboa, em especial com o FUNCHAL que é o último sobrevivente da antiga frota nacional de paquetes, e que teima em navegar apesar dos seus 46 anos no activo graças ao empenho e dedicação do armador George Potamianos.
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INFANTE NO MAR DA PALHA

The old Portuguese passenger liner INFANTE DOM HENRIQUE laid up at Mar da Palha, off Lisbon in 1976 after she was withdrawn from service on 3 January 1976 by CTM at the end of her New Year's Cruise to Madeira 1975-76. Photo taken from the motor tug MUTELA.
O antigo paquete português INFANTE DOM HENRIQUE fotografado em 1976, imobilizado no Mar da Palha, em frente a Lisboa após ter sido retirado do serviço activo pela CTM em 3-01-1976, quando terminou em Lisboa o cruzeiro de Fim de Ano à Madeira de 1975-76. Fotografia tirada de bordo do rebocador MUTELA.
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VIANA A TODA A FORÇA AVANTE


Fundado em 1944, os Estaleiros Navais de Viana do Castelo são actualmente o maior estaleiro português vocacionado principalmente para a construção de navios. E navios é de facto o que se faz melhor em Viana, com mais de 200 unidades já construídas e uma carteira de encomendas completa e muito variada para os próximos anos, com patrulhas oceanicos destinados à Marinha de Guerra Portuguesa, Navios de Passageiros para os Açores, Porta-Contentores para Portugal e Alemanha, etc...



Fotos: Construção 210 - n/m CORVO; Painel com a carteira de encomendas em vigor e vista do estaleiro, ontem 15 de Março, com a construção 233 - porta-contentores reforçado para cargas pesadas INDUSTRIAL DREAM - a ultimar o aprestamento e a construção 238 - patrulha oceanico P360 VIANA DO CASTELO, a entregar em 2008.



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Thursday, March 15, 2007

CRUZEIRO A CASCAIS NO PRINCIPE PERFEITO

Dando seguimento aos muitos pedidos por parte de utentes deste blogue que não participaram no recente passeio do PRINCIPE PERFEITO no Tejo, anunciamos agora a próxima realização de um cruzeiro a Cascais no dia 24 de Março, Sábado, com largada da Rocha do Conde de Óbidos pelas 14h30 e regresso pelas 18h30.
O programa inclui saida do Tejo em direcção à barra, seguindo depois para Cascais pela barra Norte. O regresso ao Tejo será pela barra Sul, dando oportunidade de nos cruzarmos com o paquete CORAL (antigo TRITON) quando este sair a barra. Preço por pessoa: €20,00.
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Wednesday, March 14, 2007

Vapor GAVIÃO pintado por F. Lemos Gomes

Vapor costeiro madeirense GAVIÃO, pintado recentemente por Fernando Lemos Gomes mostrando a fase original e a mais recente.

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ESCRITÓRIOS DA CCN



Para além da arquitectura interior, de nitida inspiração marítima, caso das portas exteriores do edifício ou do balcão da secção de passagens, nos vidros da porta principal, no nº 63, ainda são visiveis a bandeira e roda de leme que serviam de emblema da CCN

A antiga Companhia Colonial de Navegação tinha a sede e escritórios num edificio próprio reconstruído na década de quarenta, na rua de São Julião 63, morada da entrada da Administração.
A outra fachada dava para a rua da Prata e as enormes montras estavam sempre repletas de modelos dos navios da companhia, fotografias da frota atracada no cais da Rocha e junto ao 63 de São Julião, o quadro original do SANTA MARIA pintado por Gordon Ellis que foi reproduzido no postal oficial do paquete.
Em 1974, com a fusão com a Insulana, o edificio passou a ser a sede da CTM, que acabou liquidada em 1985, pelo que hoje o edifício é ocupado pela Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional.
Antes de 1947 a CCN tinha a sede num edificio da Rua do Instituto Industrial, nº 14, que ainda existe, apresentando-se fotografias de ambos com o aspecto actual, devidamente desmaritimizados.
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LISBOA MARÍTIMA

Lisboa é uma cidade marítima desde sempre. E de facto os navios e a ode marítima que lhes está associada são um dos principais encantos lisbonenses...
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CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU em Lisboa

Chegaram a Lisboa no dia 5 de Março procedentes do Funchal os rebocadores CABO GIRÃO e PONTA DO GARAJAU vendidos pela APRAM à empresa Lutamar, de Serúbal.
Construidos na Figueira da Foz em 1963, estes rebocadores eram considerados ultra-modernos quando chegaram à Madeira onde permaneceram durante 44 anos. O seu excelente estado de conservação chamou a atenção dos compradores que planeiam utilizar as novas aquisições no Tejo nos próximos anos.
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Tuesday, March 13, 2007

AMERICAN EXPORT LINERS


The American Export Lines' passenger ships INDEPENDENCE and ATLANTIC photographed in Lisbon in the fifties and early sixties. The INDEPENDENCE is seen in her original livery and form, looking as beautiful as ever. The ATLANTIC was introduced in 1960 as a stop gap for the third express liner that would never be built. Competition from heavily subsidized ITALIAN LINE with better more modern ships like the LEONARDO DA VINCI or the RAFFAELLO on the New York - Mediterranean service led to the lay up of the three final American Export Liners in 1967-68, but later all three were sold to C.Y.Tung Group companies and the INDEPENDENCE returned to Lisbon for three calls in 1975 as the OCEANIC INDEPENDENCE while the ATLANTIC paid one final visit to the Tagus also in 1975 as the UNIVERSE CHAPMAN.
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Monday, March 12, 2007

ATHENA EASTER CRUISE 2007

Classic International Cruises ATHENA has a new 2007 Easter Cruise from Lisbon. The more recent addition to the 4-ship CIC fleet, the ATHENA is a 4-star plus classic ship in the best sense, blending the modern facilities of a new ship with the sheer and size of an old lady. The ATHENA is set to sail from Lisbon on 5th April in a short cruise to Cadiz, Gibraltar and Tangiers, returning to Lisbon. A nice opportunity to try this ship... (Photo: ATHENA post card published by CIC).

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