Wednesday, October 31, 2007

O NOSSO PETROLEIRO

Uma bela imagem do GALP LEIXÕES, isto é o maior melhor mais moderno e mais antigo navio-tanque português. Tudo isto porque é o último, não desfazendo nos costeiros em serviço de bancas, claro.
O GALP LEIXÕES, que eu vi chegar novíssimo de Viana do Castelo, onde foi construído. Viana do Castelo cujos estaleiros estão ansiosos por fazer mais petroleiros. O mesmo GALP LEIXÕES em que viajei ainda nos tempos do terminal de Cabo Ruivo, quando o navio andava em vai-vém entre Sines e Cabo Ruivo. 60 milhas, quatro horas de viagem...
Esta imagem belíssima foi enviada pelo Pedro Baptista, aluno da Escola Náutica Infante D. Henrique. Provavelmente quando o Pedro terminar o seu curso, o GALP LEIXÕES já será uma recordação do passado, como aconteceu ao seu gémeo GALP SINES...
E os nossos CHEFES engravatados, que tal se em vez de encadernarem livros verdes inconsequentes dinamizassem encomendas de mais navios tanques com cascos verdes????
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VELA NA BAÍA DO SEIXAL



Sábado 27 de Outubro. Um fim de tarde magnífico e uma paisagem deslumbrante ainda que muito pouco aproveitada. A formosa baía do Seixal cheia de velas com alunos de todas as idades a particarem desportos náuticos. Muito bom.
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PORTO BRANDÃO no Talaminho 2007-10-27


O antigo cacilheiro PORTO BRANDÃO abatido há alguns anos pela Transtejo está abandonado no Talaminho. Um dos 5 navios adquiridos em 1977 em Hamburgo à companhia alemã HADAG, o PORTO BRANDÃO fazia habitualmente a carreira de Belém para o Porto Brandão e a Trafaria. Deixou saudades, pois era aberto à popa e mais confortável e bonito que os actuais Cacilhenses que volta e meia fazem a carreira por já não haver ex-alemães suficientes...Mais fotografias no Blogue LISBON FERRY. Carregue AQUI.
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POVO AMOROSO



Os Portugueses são AMOROSOS na forma como preservam os legados da sua história marítima e os seus navios. Um exemplo verde, azul, branco, da cor dos outros tantos livros sobre o mar e as políticas do MAR. Gente de alma incolor no que toca ao MAR. País de Marinheiros? Além de insensibilidade, a atitude prevalecente de pato bravo terráqueo demonstra muita cegueira face às oportunidades oferecidas pelo Mar e todos os negócios à sua volta, desde os navios aos portos, industria naval, serviços, etc... Os Portugueses são AMOROSOS, a começar pelas elites engravatadas. Com gravatas azuis, verdes, brancas, sem alma...
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PILOTO MOR FLORÊNCIO 2007-10-27


Um fim triste para uma bela lancha dos Pilotos de Lisboa: o PILOTO MÓR FLORÊNCIO encalhado no Talaminho a aguardar desmantelamento... Fotografias de 27 de Outubro. Um velho Amigo em acentuado estado de decadência. Muito triste...
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BLOG do SANTA MARIA MANUELA

O Blogue dos Navios e do Mar recomenda o novo blogue dedicado ao lugra SANTA MARIA MANUELA, que está a ser reconstruído em Aveiro. O Blogue procura divulgar o projecto associado a este navio histórico construído em Lisboa há 70 anos. Vale a pena fazerem uma visita e apoiarem esta iniciativa aveirense. Carreguem AQUI...
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Saturday, October 27, 2007

LISBON CLASSIC CRUISE SHIPS



Two of the most handsome classic cruise ships called Lisbon on 27 October 2007: the MAXIM GORKIY and the SAGA RUBY. Both operate for the European market and are part of a small group of classic passenger ships built in the late sixties and early seventies that are still in service.
The MAXIM GORKIY was introduced in 1969 as the HAMBURG but in early 1974 became the Soviet flagship under the present name.
The SAGA RUBY was the last passenger ship built for Norwegian America Line, in 1973 as the VISTAFJORD.
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OCEAN VILLAGE 2007-10-25




The cruise ship OCEAN VILLAGE leaving the river Tagus on her second call to Lisbon under her present name on 25 October 2007.
Built in France by Chantiers de L'Atlantique and delivered in 1989 to Princess Cruises as STAR PRINCESS, she had been laid down as SITMAR FAIRMAJESTY, although the take over of Sitmar by P&O Princess led to the change of name.
In 1997 she was transferred to P&O Cruises and as ARCADIA replaced the CANBERRA of 1961. More recently she was again transferred within the P&O Group to a new concern, Ocean Village Cruises as their first ship. As OCEAN VILLAGE she operates mainly in the Mediterranean and the Caribbean.
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Wednesday, October 24, 2007

DAL EAST LONDON in Lisbon



The German container liner DAL EAST LONDON docking in Lisbon in May 2007.
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ZÉZITO GLORIOSO




Algumas imagens do famoso rebocador Português ZÉZITO em todo o seu esplendor, a navegar em Lisboa. E ainda há quem fale em défice de navios mercantes em Portugal. Há gente permanentemente insatisfeita.
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Cruise ships fashion



It is the last word in cruise ships fashion and design: to have the hulls decorated with art. It all started in 1968 with the American liner INDEPENDENCE but was not well accepted at the time. It was revived more recently by AIDA cruises with the red lips and Aida looks over the sides. It was followed by another German concern, the short lived A'Rosa Cruises, and more recently also used by the Star Cruises associated Norwegian Cruise Lines.
These days of ultra original brands and images, the multi coloured huls are here to stay. The more originalities the more I enjoy the all white hulls of P&O or Princess Cruises or the dark hulls of the classic looking Cunarders...
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m.s. NAFTOCEMENT VI in Lisbon 2007-05-05



The Greek owned, Malta registered cement carrier NAFTOCEMENT VI photographed in Lisbon undergoing repairs at the Navalrocha shipyard on 5 May 2007.
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Tuesday, October 23, 2007

LISBOA PORTO EIS A QUESTÃO

A polémica gratuita que se tem gerado em Lisboa acerca da correlação entre o Porto e a actividade portuária, por um lado, e a falta de compreensão e maritimidade de sectores silvestres e contestatários da capital é pobre de valores e conteudo. A questão não pode ser posta em termos de se querer ou não um porto em Lisboa, porque esse porto existe desde sempre, é uma infraestrutura natural de valor incalculável e a sua importância economica é inquestionável. Não nos podemos dar ao luxo de dispensar um porto como Lisboa. Temos mesmo a obrigação de potenciar as suas multiplas potencialidades, de efeito multiplicador aos mais variados níveis da economia. O grande problema reside na ignorância. Em argumentos fantasistas, como o tal muro fantasma de 6 metros de altura que ninguém sabe como surgiu associado ao futuro terminal de cruzeiros de Santa Apolónia. Terminal que já devia ter sido feito há muitos anos pois em termos de cruzeiros Lisboa tem vindo a perder posição no segmento mais remunerador, o dos embarques e desembarques de passageiros, isto é navios que iniciem e terminem os seus cruzeiros em Lisboa.
A falta de consciência como o problema tem sido abordado é absolutamente gratuita, como hoje em dia gratuitas são muitas outras manifestações de maritimidade, a começar pelo discurso recente do Sr. Primeiro Ministro, que parece ver um futuro radioso com Portugal a liderar as iniciativas marítimas Europeias, quando Portugal nem petroleiros tem, nem outros tipos de navios cuja existência, além de potencialmente remuneradora em termos económicos, tem um interesse estratégico associado ao abastecimento de bens essenciais ao País. Mas ninguém quer saber de navios. Diz-se que estragam a paisagem, que são uns monstros. Então e os direitos dos cidadãos que querem actividades marítimas, gostam de navios e apreciam a conjugação paisagística dos navios por entre as ruas da cidade ribeirinha?
As duas fotografias que acompanham esta expressão particular de desagrado reflectem as duas posições. A primeira está desinfectada de quaisquer germes marítimos: não tem navios nem embarcações, apenas um Tejo lindo aberto aos cidadãos, disponível para uns chichis indiscretos aos Domingos de tarde...
A segunda inverte este cenário, com actividade marítima navios, guindastes e tudo o mais a que temos direito...
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FLAGRANTE MARÍTIMO PORTUÁRIO



Um paparazzi desconhecido tido como próximo de fontes ligadas à Política Marítima Europeia cujo epicentro vibra em Lisboa espalhando os fluídos marítimos para toda a Europa sedenta de marés altas e praias douradas e tesouros afundados na super ZEE eurolusitana registou esta imagem de regozijo expontâneo em apoio aos mais recentes discursos oficiais relativos à Política do Mar.
Esta manifestação expontanea deu-se inesperadamente em Alcântara-Mar, reconfirmando as grandes potencialidades portuguesas no sentido de conduzirem a Europa pelas rotas do progresso e da riqueza sustentável através do MAR
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Friday, October 19, 2007

EMERALD PRINCESS in Lisbon 2007-10-17



The EMERALD PRINCESS docked in Lisbon for the first time, 17 October 2007. She is doing her inaugural Atlantic positioning crossing and is in Ponta Delgada, Azores today.
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P&O DAY in Lisbon 17 October 2007




In the sixties and seventies, when most of the P&O passenger fleet was more and more deployed on cruises, it was frequent to have two P&O liners together in Lisbon. It could be ORIANA berthed in Alcântara and IBERIA at Rocha, or a P&O with a B.I. ship. The tradition still goes on, but in theses days it should be called Carnival Day...
The P&O cruise ship OCEANA ex OCEAN PRINCESS and the brand new Princess Cruises  EMERALD PRINCESS called in Lisbon this past 17th October, both in the same day. Princess ships no longer fly the red, yellow, blue and white P&O house flag, but they are still parts of the same family.
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Thursday, October 18, 2007

Fragata COMANDANTE JOÃO BELO no mar 2007-10-17



Ontem tive a sorte de fotografar a fragata F480 N.R.P. COMANDANTE JOÃO BELO a navegar, ao largo de Lisboa. Nem queria acreditar quando vi o seu perfil no horizonte, contra o sol, e melhor ainda foi ver o navio a guinar para se fazer à Barra Grande de entrada no Tejo. Só mais tarde, já com o navio próximo identifiquei a JOÃO BELO, pois poderia ser a SACADURA CABRAL, que já não vejo a navegar desde 2005.
A JOÃO BELO estava impecavelmente pintada, provavelmente numa missão de familiarização com a sua futura guarnição da Marinha do Uruguai, a quem ao que tudo indica deverá ser cedida proximamente, juntamente com a sua irmã SACADURA CABRAL.
Observando esta fragata, dificilmente se pode dizer que já navega há mais de 40 anos.
Com efeito, a COMANDANTE JOÃO BELO foi a primeira das quatro fragatas construídas em França para a Marinha Portuguesa na década de sessenta. Lançada à água a 22 de Março de 1966, foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada a 1-07-1967 e entrou em Lisboa pela primeira vez a 7-12-1967.
Passados todos estes anos, após inúmeros serviços prestados a Portugal no mar, é um gosto ver a JOÃO BELO, airosa a esconder a sua idade, testemunho do carinho com que foi tratada ao longo de todos estes anos.
Pena que não se criem condições para preservar em Lisboa um navio de guerra dos anos sessenta, e nessa perspectiva inclinava-me para a corveta JOÃO COUTINHO, por duas razões: foi um projecto português de sucesso reconhecido internacionalmente e ainda está no activo. Alguém interessado em apoiar uma iniciativa deste tipo? A esquadra construída nos anos sessenta e setenta foi muito importante para a presença de Portugal no mar ao longo de todas estas décadas. Viver o Mar tem de passar também por preservar a sua memória. Quem ajuda?
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Tuesday, October 16, 2007

NORWEGIAN GEM PHOTO FEATURE


To see our extensive NORWEGIAN GEM photo feature, go to our sister blog LISBON CRUISE SHIPS: click HERE.
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ESTAÇÃO MARÍTIMA DA ROCHA




Imagens da Gare Marítima da Rocha, de seu nome completo, da Rocha do Conde de Óbidos. Uma das três estações associadas a terminais de navios de cruzeiros existentes em Lisboa actualmente, a Rocha presta serviço desde 1947. Foi construída na década de quarenta, enquadrando-se no surto de obras públicas promovidas pelo Estado Novo sob impulso de Duarte Pacheco. Com projecto arquitectónico de Porfírio Pardal Monteiro e uma importante intervenção plástica de Almada Negreiros, autor dos frescos existentes no átrio superior, hoje infelizmente pouco acessível ao público. Construída a seguir à Estação Marítima de Alcântara, ambas as infraestruturas faziam parte de um plano no sentido de mais tarde atribuir todo o cais entre Alcântara e a Rocha a navios de passageiros, devendo as varandas respectivas ser ligadas e procedendo-se à construção de edifícios de apoio intermédios de menores dimensões, o que nunca chegou a ter concretização.
A construção destas estações marítimas foi acompanhada de alguma polémica por a sua localização ser considerada periférica em relação ao centro da cidade e às ligações ferroviárias, havendo defensores já na altura de uma Gare condigna junto ao Terreiro do Paço ou em Santa Apolónia... Mas de polémicas do passado está a história do Porto de Lisboa repleta, a começar pelos 150 anos de discussões sobre a construção do próprio Porto... Isto claro nos séculos XVIII e XIX.
Na Estação da Rocha houve um grande cuidado na questão arquitectónica e de funcionalidade, sendo fundamental que haja os mesmos cuidados na futura estação marítima de Santa Apolónia / Terminal de Cruzeiros, obra urgente, cujo atraso de execução - devia ter sido feita antes da EXPO 98 - muito tem prejudicado Lisboa ao nível de navios de cruzeiros, com diminuição acentuada de navios em operação de embarque e desembarque de turístas...
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Sunday, October 14, 2007

NORWEGIAN GEM in LISBON 2007-10-11




The brand new cruise ship NORWEGIAN GEM visited Lisbon on 11th October on her inaugural cruise, and I took the chance to photograph her. More photos in the Lisbon Cruise Ships blog. Click HERE.
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Saturday, October 13, 2007

Escala inaugural do NORWEGIAN GEM em Lisboa





Esteve em Lisboa no dia 11 de Outubro, na viagem inaugural, o novo navio de cruzeiros NORWEGIAN GEM, da companhia NCL - Norwegian Cruise Line, que atracou à Estação Marítima da Rocha. O navio foi visitado por diversas autoridades e entidades oficiais, decorrendo a bordo uma cerimónia de troca de placas e boas vindas.
Nas imagens, aspecto da cerimónia de troca de placas, entre o comandante do paquete e o Sr. Malcolm Rawes, da agência James Rawes, e a Drª. Manuela Patrício, responsável pelos cruzeiros na APL.
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SACOR MARÍTIMA



Em especial para os nostálgicos da SACOR MARÍTIMA, LMC incluído, aqui ficam duas imagens do GALP SADO atracado ao NORWEGIAN GEM, em Lisboa a 11-10-2007.
Gostava sinceramente de ver esta empresa do Grupo Petrogal voltar a investir em tonelagem própria, mas não é a primeira vez a que assisto ao definhar da empresa e frota respectiva. Nos anos setenta, antes da encomenda a Viana do Castelo dos gémeos GALP SINES e GALP LEIXÕES, ia-se passando o mesmo, com o SACOR e o ROCAS a envelhecer e serem retirados do serviço, e uma inércia incrível antes de se decidirem por fazer navios novos. Quem então se bateu por novas construções foi o Cte. Barbosa Henriques, que foi diversos anos Administrador da Sacor Marítima e era uma pessoa competente, homem do mar e sempre lutou pelo desenvolvimento do sector.
Enquanto a maré não recomeça a encher para os lados da Sacor Marítima, sempre vamos tendo o GALP SADO, comprado em segunda mão à Portline, antigo ZANGÃO.
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NCL AUMENTA PRESENÇA EM LISBOA

A companhia NCL - Norwegian Cruise Line vai incrementar as escalas de cruzeiros em Lisboa no próximo ano, com 10 escalas a efectuar por 3 dos seus paquetes mais recentes: o NORWEGIAN JADE vai visitar Lisboa 8 vezes, nas datas seguintes: 9 de Março, 27 de Maio, 10 e 24 de Junho, 6, 20 e 26 de Agosto e 26 de Novembro; o NORWEGIAN GEM escalará Lisboa a 26 de Abril e o NORWEGIAN JEWEL em 29 de Abril de 2008.
Estes paquetes fazem também diversas escalas em Ponta Delgada, nos Açores, mas curiosamente não têm previstas quaisquer escalas no Funchal. Visitam também as Canárias, havendo inclusivé um cruzeiro em que o navio navega directamente de Las Palmas para Lisboa, quando habitualmente o Funchal surge como escala natural neste tipo de itinerário.
A frota da NCL acaba de ser reforçada com mais um navio de 93.500 toneladas, o NORWEGIAN GEM, entregue a 1 de Outubro, e que entretanto passou por Lisboa no dia 11 de Outubro no cruzeiro inaugural. Este navio tem previstas mais 3 escalas em Lisboa até ao final deste ano. Fotografia do NORWEGIAN GEM a sair de Lisboa na viagem inaugural.
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NORWEGIAN GEM delivered by Meyer Werft



Papenburg/Eemshaven - On 1 October 2007 Meyer Werft delivered the 93,500-gt cruise ship “Norwegian Gem” to the cruise company Norwegian Cruise Line (Miami, USA) in the Dutch port of Eemshaven. The “Norwegian Gem” is the fourth ship out of a series of four the Papenburg shipyard is building for Norwegian Cruise Line (NCL). The ship combines modern event gastronomy of NCL’s concept of “freestyle cruising” with extravagant interior outfitting meeting state-of-the-art technical demands.
Along with its new design, the luxury liner offers the passengers numerous specialities and a great deal of convenience: Some 70 per cent of the cabins are outside cabins, with most of them having their own balconies. Moreover, with its 1,100 crew, NCL offers the passengers outstanding service.
Both safety and entertainment meet the latest technical standards ensured by the diesel-electric pod propulsion system, interactive communication systems and sophisticated stage technology.
Upon delivery, the “Norwegian Gem” will leave Eemshaven in the Netherlands for Rotterdam, from where she will go on a mini cruise on 3 and 4 October, with 1,800 passengers on board. Starting on 6 October she will go on a two-night mini cruise from/to Dover to Amsterdam. On 8 October cruises into the Mediterranean will begin. In the winter of 2007/008 the ship will sail to the South Caribbean starting from New York.
Press release by Meyer Werft. Image copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

REMO II em reparação na Rocha





O porta contentores alemão REMO II (registado em Antígua e Barbuda) encontra-se em reparação no estaleiro NAVALROCHA, em Lisboa, há tempo mais que suficiente para o seu armador sentir dores de cabeça. Este navio opera habitualmente ao serviço da Transinsular na carreira de Cabo Verde e Guiné, mas entretanto esteve umas semanas na doca seca nº 1 e agora está atracado ao cais das carreiras, com caimento à proa e sem leme.
Sempre achei o REMO II um navio meio híbrido, com aspectos contraditórios de design a aparentar ter sido reconstruído algures no Sul da Europa. Um navio engraçado mas um tanto "merdoso", sem ofensa, claro...
Uma pesquisa rápida confirmou as minhas suspeitas. O REMO II foi construído na Turquia pelo estaleiro TULCEA, e lançado à água em 1990. Um projecto dos anos oitenta ou anterior, com um casco antiquado. Entretanto, por alguma razão, eventualmente a falência do armador, o navio só veio a ser acabado em Agosto de 1997, provavelmente numa versão muita alterada em relação ao projecto original. O REMO II tem operado desde então no mercado de fretamentos, razão pela qual mudou de nome em 1997-1999 para TMM COZUMEL (fretamento à Transportadora Marítima Mexicana), MELFI TORONTO (1999-2000), e MSC APOLLONIA (2003).
O navio pertence a um armador alemão desde 2003, a Nordstar Reederei, quando mudou de bandeira, de Malta para Antígua e Barbuda.
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