Wednesday, December 31, 2008

WISHING A HAPPY NEW YEAR

I would like to wish all SHIPS & THE SEA FRIENDS and visitors a very happy new year with lots of good achievements to register and many beautiful ships to spot and sail and talk and enjoy always sailing in calm blue seas...
On this side I promise more ship talking and several new books now on the slipways...
Venho desejar a todos os Amigos e visitantes do BNM um Ano Novo de 2009 feliz, com os porões carregados de coisas boas para divulgar, partilhar e comentar sempre aqui com um mar azul como fundo desta viagem pelos mares da nossa vontade de continuar sempre a ver navios...
(Photo by RP with thanks)
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Portuguese liner ANGOLA

The handsome Portuguese passenger and mail liner ANGOLA (1948-1974).
The fourth ship to bear the name ANGOLA in the fleet of Empresa and Companhia Nacional de Navegação, the British-built ANGOLA was sister to the MOÇAMBIQUE (II) of 1949.
Both ships operated on the Lisbon - East Africa service in tandem with the sisters PÁTRIA and IMPÉRIO of the rival Companhia Colonial.
In this photograph, the ANGOLA looks fully loaded, probably she is moving from CNN's Fundição terminal, at Santa Apolónia, Lisbon, to berth at the Alcântara Passenger Terminal to embark the passengers for another trip to África...
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Fragata COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO

Fragata NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO fotografada no Tejo, em manobra junto à Doca da Marinha, anos 1980s...
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Fragata COMANDANTE ROBERTO IVENS

Fragata NRP COMANDANTE ROBERTO IVENS fotografada em Lisboa junto à Doca da Marinha, anos 1980s...
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Submarino BARRACUDA de Saída

Fotografia do submarino NRP BARRACUDA (S 164), fotografado do Pontal de Cacilhas numa manhã de sorte, que não era todos os dias que se apanhavam os submarinos a sorrir para o fotógrafo. Gostava de ver os submarinos com o seu aspecto original, eram de mais fácil identificação...
Imagem dos anos 1980s...
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Submarino DELFIM de entrada em Lisboa



Duas fotografias do submarino português NRP DELFIM (S 166) a passar frente à Gibalta, entrando o Tejo rumo à Base Naval de Lisboa. Anos 1980s...
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Monday, December 29, 2008

CAP SAN DIEGO in Hamburg





The beautiful German museum ship CAP SAN DIEGO photographed in Hamburg on 27 September 2008.
A state of the art fast general cargo liner built in Hamburg in 1961-1962, for Hamburg Sud Europe - South America service she was rescued by the City of Hamburg which purchased the ship when she was about to be sold for scrap.
She was restored to her former glory and is in perfect technical conditions, operating both as a static museum and as a cruise ship in German waters.
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Sunday, December 28, 2008

N/T PÁTRIA: largada para África



Largada do paquete PÁTRIA do cais da Rocha, em Lisboa para África, anos cinquenta.
Primeiro dos navios de passageiros construídos após a Segunda Guerra Mundial para renovar a Marinha de Comércio portuguesa, o PÁTRIA foi construído em Clydebank, Escócia, pelo famoso estaleiro John Brown e entregue à Companhia Colonial de Navegação em Dezembro de 1947.
O PÁTRIA destinou-se à carreira da África Oriental, que efectuava juntamente com o seu irmão gémeo IMPÉRIO e os navios da Companhia Nacional de Navegação ANGOLA e MOÇAMBIQUE, igualmente de construção britânica e dimensões semelhantes, diferindo essencialmente por terem motores Diesel Doxford em vez das turbinas a vapor dos navios da Colonial.
O PÁTRIA manteve a carreira da Costa Oriental de Janeiro de 1948 a Maio de 1973, sendo vendido para a sucata nesse ano. O navio cumpria o itinerário regular seguinte: Lisboa, Leixões, Lisboa, Funchal, São Tomé, Luanda, Lobito, Moçamedes, Cape Town, Lourenço Marques, Beira, Moçambique, Nacala e Porto Amélia.
Além das viagens habituais cumprindo o itinerário da carreira da costa oriental, o N/T PÁTRIA efectuou diversas viagens ao Brasil, em 1948 e 1956 e nesse ano fez uma viagem à América Central. Em 1962 foi ao Paquistão, regressando a Lisboa pelo canal do Suez com tropas portuguesas da India.
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ADRIANO TERCERO in Cadiz


Spanish wooden hulled passenger ferry ADRIANO TERCERO photographed on 2008-10-11 in the port of Cadiz where she operates on local ferry services.
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CADIZ CONTAINER TERMINAL



The container terminal on the Port of Cadiz photographed on 2008-10-11 after a stormy night.
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CADIZ CRUISE SHIP TERMINAL


Cadiz is Spain's south western cruise port handling a considerable number of calls and also serving nearby Seville. The port also handles ferry services to the Canary Isles. On the photograph, the "Estacion Maritima", the passenger ship terminal.
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Friday, December 26, 2008

NRP SAVE 2008-09-14



O Patrulha NRP SAVE fotografado no Tejo a 14 de Setembro de 2008. Das 10 unidades desta classe permanecem em serviço 4 navios: CACINE, CUANZA, ZAIRE e SAVE.
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Thursday, December 25, 2008

Imagens do Tejo no século XXIII

Legenda da foto: HORRORES DE LISBOA CIDADE PORTUÁRIA (Imagens do Tejo no século XXIII).
Torre de São Vicente de Algés, também conhecida por TORRE NEGRA, na qual se diz ter estado preso 39 anos o escritor MICHEL SOUZA TRAVARES, glorioso paladino das liberdades ribeirinhas e mártir Português dos séculos XX e XXI cujo movimento de cidadãos ousou afrontar em 2008 a Temível Administração do Porto e Lisboa (TAPL) e o Governo sinistro de Joseph Engenhócrates.
Como se sabe das crónicas da época esse movimento espontâneo de amantes das liberdades ribeirinhas foi silenciado barbaramente por via dos "afogamentos dos inocentes na Doca de Alcântara" por acção de uma força de manutenção da paz das Nações Unidas (composta por soldados dos Estados Unidos, Somália e Andorra) que carregou sobre mais de 10.000 cidadãos inconformados identificados por terem assinado uma petição contra os Contentores de Lisboa.
O chefe desse movimento conseguiu escapar com vida às acções militares que repuseram a ordem portuária ao serviço do caos visual e do tráfico de influências que então ditavam a estética e prática políticas, mas acabou por ser denunciado por PEDRO FLORES, personagem de um dos seus romances , julgado e condenado pela Inquisição Fluvial e encerrado na TORRE NEGRA.
Diz-se que em protesto deixou crescer as barbas durante 39 penosos anos até estas tocarem a base da Torre a partir da pequena janela-cárcere de MST visível na imagem.
Nota de rodapé: MICHEL S. TRAVARES acabaria libertado da Torre por pressão do Mundo Islâmico. Em 2108 foi reabilitado oficialmente pelo Estado Português e em sua honra o TERMINAL DE CONTENTORES DOS JERÓNIMOS passou a chamar-se DOCA DO TRAVARES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Texto ficcionado. Quaisquer semelhanças com situações ou factos reais será pura coincidência. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, December 24, 2008

CHRISTMAS CRUISING THE LISBON WAY


Fred. Olsen cruise ship BLACK WATCH leaving the river Tagus today 24 December 2008 on her way out of Lisbon on a Christmas cruise mood...
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Christmas Cruises in Lisbon




Lisbon main cruise terminals had a busy day with the calls of ALBATROS, AMADEA and BLACK WATCH on their Christmas cruises. AMADEA had a Christmas tree on the mast, keeping with an old tradition. Also in port were the Classic International Cruises FUNCHAL and PRINCESS DANAE, undergoing refiting work.
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INDEPENDÊNCIA NO SEIXAL



O ferry catamaran INDEPENDÊNCIA, que chegou a Lisboa a 23 de Dezembro procedente do Funchal, foi hoje (24-12) rebocado para o Estaleiro Jorge Dionísio, no Talaminho, baía do Seixal.
O INDEPENDÊNCIA encontrava-se imobilizado no Funchal há anos, para venda. Fotografias do navio no Seixal a reboque.
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MERRY CHRISTMAS 2008


I wish you all a Merry Christmas for 2008 and thanks for all your visits and interest in the SHIPS & THE SEA BLOG.
And for those who enjoy Christmas with a ship accent, we suggest our maritime books...
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NATAL FELIZ 2008


Desejamos a todos os nossos Amigos e visitantes habituais um Natal de 2008 muito Feliz agradecendo as visitas e os estímulos manifestados ao longo de mais este ano.
E para quem o Natal é entre outras coisas uma data de presentes, permitam a sugestão de aquisição de livros de navios...
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Tuesday, December 23, 2008

COSTA SERENA in Lisbon 2008-12-22

Fez a primeira escala em Lisboa a 22 de Dezembro de 2008 o navio de cruzeiros italiano COSTA SERENA (114.500 TAB, construído em 2007), que é actualmente o maior paquete italiano, com capacidade para 3.780 passageiros e 290,2 m de comprimento ff.
Gémeo do COSTA CONCORDIA, entregue em 2006 e do COSTA PACIFICA com entrada ao serviço prevista para 2009, o COSTA SERENA representa com os seus dois gémeos uma evolução dos navios COSTA FORTUNA e COSTA MAGICA, de 102.587 TBA, construídos em 2003 e 2004, que apresentam 272,2 m de comprimento ff e têm capacidade para 3.470 passageiros. Ambas as séries de navios são baseadas no CARNIVAL DESTINY de 1996. Todos os quatro gigantes da Costa já visitaram o porto de Lisboa, que é frequentado pelos navios de passageiros da Costa desde 1948.

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Monday, December 22, 2008

A CIDADE EO NAVIO


O casario de Lisboa em harmonia com o gigantesco paquete italiano COSTA SERENA que efectuou a 22/12/2008 a sua primeira escala no Tejo.
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GALP RIO no Tejo a 22-12-2008


O navio-tanque fluvial GALP RIO ex-MELINA a navegar no Tejo, fazendo lembrar outras épocas em que havia um vai-vém de navios tanques de cascos verdes e nomes começados por "GALP". Normalmente chegavam carregados de Sines e do canal de Cabo Ruivo faziam-se excelente fotografias...
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NAVIOS NO TEJO


O Tejo ganha vida com os seus navios e embarcações que o cruzam ou frequentam as suas águas em viagens de comércio ou apenas transporte público colectivo, caso dos Cacilheiros.
A fotografia data de 22 de Dezembro de 2008: o MONTES CLAROS atravessa o rio de Cacilhas para o Cais do Sodré passando próximo do porta contentores CMA CGN SAPPHIRE e diversos outros cargueiros no Mar da Palha.
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O FIM DO CARGUEIRO AMBOIM





Construído em 1948 na Escócia para a Companhia Colonial de Navegação, o navio de carga e passageiros AMBOIM foi uma das unidades da frota da CCN que a 4 de Fevereiro de 1974 integraram a nova empresa CTM.
O AMBOIM teria no entretanto uma curtíssima carreira com as cores da CTM.
O navio fazia a carreira Mediterrâneo - Portugal - África Ocidental e Oriental Portuguesa e foi pintado com as cores da da CTM em Novembro de 1974, largando em lastro para o Mediterrâneo a 20 de Novembro de 1974. O nevoeiro e a excessíva aproximação a Cascais para desembarcar o Piloto ditaram o encalhe do navio e o seu fim.
Estas imagens fazem parte do arquivo do nosso amigo Luís Filipe Morazzo, a quem agradecemos o envio.
Texto de L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, December 19, 2008

QE2 updates

We have been updating our QUEEN ELIZABETH 2 sister blog with photographs of QE2 in the seventies and eighties when she was still considered the very last of her kind and the proud flagship of the British Mercantile Fleet.
Those interested may click here to go to our the QE2 blog.
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Um marco de civilização


Foi considerada "um marco de civilização" esta Estação Marítima de Alcântara quando da sua inauguração em 1943 em plena Segunda Guerra Mundial. Obra civilizadora do Arquitecto Porfírio Pardal Monteiro e do mentor da onde de obras públicas que mudaram a face do País nos anos quarenta, o Ministro Duarte Pacheco.
Outras obras se levantaram desde os anos oitenta e a estação foi ficando cada vez mais rodeada de terra por todos os lados, tal como a Torre de Belém que já terá sido ilha...
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Thursday, December 18, 2008

O CONTENTOR


Hoje o Blogue dos Navios e do Mar recomenda um espaço congénere dedicado aos navios, navegação e actividade portuária: O CONTENTOR, cujo conteúdo está cheio de actualidade e comentários pertinentes, incluindo assuntos que só não têm sido abordados aqui por falta de tempo...
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EBORENSE - Veterano do Tejo


O ferry EBORENSE ainda com o seu aspecto original, fotografado no Tejo em 1977, com a chaminé preta adoptada pela Transtejo na fase inicial da sua actividade.
O EBORENSE é actualmente o mais antigo navio ao serviço da Transtejo, e vai manter-se activo mesmo depois da chegada dos novos ferries mistos para passageiros e viaturas em 2010.
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Tuesday, December 16, 2008

POSTAIS DE NAVIOS de José Manuel Pimenta

Temos disponíveis para venda diversas colecções de um conjunto de 7 postais de navios editados pelo Escultor e Artista Plástico José Manuel Pimenta.
A colecção inclui 4 paquetes estrangeiros, FRANCE, UNITED STATES, EMPRESS OF SCOTLAND e WINDSOR CASTLE, os navios de passageiros portugueses CARVALHO ARAÚJO e VERA CRUZ e um painel de embarcações madeirenses de cabotagem e pesca. Informações pelo e-mail m.s.funchal@gmail.com.
A set of 7 post cards of ships published by Portuguese Marine Artist José Manuel Pimenta is available for sale. For more informations please contact us: e-mail m.s.funchal@gmail.com
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Cacilheiros em Aveiro



A nossa ida no último Sábado 13 -12-2008 a Aveiro e Gafanha da Nazaré teve um bónus inesperado: atracado ao cais do estaleiro NAVALRIA encontrava-se o ferry EBORENSE pintado de fresco e com excelente aspecto apesar dos seus 54 anos de serviço activo como o maior dos Cacilheiros.
Varado no estaleiro a sofrer uma grande reparação estava o SINTRENSE, da classe CACILHENSE. Nem quero pensar no que vai enjoar a tripulação do SINTRENSE na viagem de regresso ao Tejo.
O EBORENSE e o ALENTEJENSE vão ser substituídos em 209 e 2010 por dois novos ferries destinados à carreira Cais do Sodré - Cacilhas que deverá voltar a ser activada proximamente depois de desde Novembro de 2006 o tráfego de viaturas ter sido desviado para Belém devido a obras no local do antigo teminal do Cais do Sodré.
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Monday, December 15, 2008

O SANTA MARIA MANUELA e o Mar


A recuperação do antigo lugre bacalhoeiro SANTA MARIA MANUELA que vem sendo concretizada em Aveiro nos estaleiros da RIAMARINE por iniciativa da empresa PASCOAL merece ser classificada de exemplar e do maior interesse nacional.
Trata-se de um investimento privado com algum risco, da ordem dos 8 milhões de euros que está a preservar um navio histórico português cuja futura operação irá contribuir para manter vivas as nossas melhores tradições e ao mesmo tempo redescobrir o Mar Português.
Para além da boa impressão que nos causou observar os trabalhos a bordo do SANTA MARIA MANUELA, gostámos particularmente de partilhar do entusiasmo do Armador, Dr. Anibal Paião.
Destaque aqui para o papel do Armador, que conhece e gosta dos navios e do mar, cuja raridade em Portugal é uma das causas da nossa actual decadência no domínio dos negócios do mar.
Precisamos de armadores com A grande, que saibam o que fazem, dispostos a correr riscos e a avançar nas rotas do futuro.
Sempre se disse que Portugal é um País de Marinheiros e os marinheiros dizem na brincadeira que é precisamente por isso que não temos navios, pois Portugal tem de ser um País de Armadores. A recuperação do SMM é antes de mais trabalho de um Armador, a quem homenageamos publicamente, desejando felicidades e um bom retorno para os seus esforços.
Para acompanhar o SANTA MARIA MANUELA sugerimos a visita ao blogue do navio SMM aqui. E já agora podem visitar também o blogue do CREOULA, navio gémeo do SANTA MARIA MANUELA, que desde há 20 anos opera como navio de Treino de Mar.
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Lugre SANTA MARIA MANUELA




O Lugre SANTA MARIA MANUELA, da empresa Pascoal e Filhos, da Gafanha da Nazaré, recebeu um grupo de algumas dezenas de Amigos no passado dia 13 de Dezembro, por convite do Armador.
A chuva torrencial não quebrou o entusiasmo dos anfitriões e convidados tendo estes sido unanimes no reconhecimento do mérito da iniciativa de recuperar este antigo bacalhoeiro histórico.
Que diferença em relação à última vez que tinha estado a ver o SMM. O navio recuperou a dignidade e sentido de viver, já para não falar da graciosidade das suas linhas originais, cuja traça tem sido respeitada ao máximo.
Com a recuperação praticamente concluída ao nível do aço, o SANTA MARIA MANUELA vai agora seguir para Marin, na Galiza, para aprestamento e construção dos interiores, estando prevista a conclusão dos trabalhos para Outubro de 2009.
Não há palavras para descrever a alegria de ver o navio em plena reconstrução, agradecendo o privilégio da visita e elogiando o Armador e todas as boas vontades e empenhos que ao longo de muitos anos persistiram na concretização deste projecto. Parabéns à Pascoal, parabéns a Aveiro e votos de maior sucesso na conclusão e futura operação do navio.
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