Thursday, April 30, 2009

BARTOLOMEU DIAS NO TEJO 2009-04-30



A Fragata NRP BARTOLOMEU DIAS entrou hoje de manhã no Tejo pela primeira vez atracando à Base Naval do Alfeite pelas 11h10.
O navio embarcou na Baía de Cascais o Secretário de Estado da Defesa e comitiva, transferidos de bordo da SAGRES.
A Fragata BARTOLOMEU DIAS foi aumentada ao efectivo dos navios da Armada a 16 de Janeiro de 2009 na base naval de Den Helder, Holanda. A cerimónia de entrega oficial do navio está prevista para 19 de Maio próximo, no Alfeite e no seguinte deverá estar presente no Porto de Aveiro, onde este ano se comemora o Dia da Marinha.
A BARTOLOMEU DIAS foi recebida no Alfeite pelos apitos de todas as unidades da esquadra, que se encontram embandeirados.
A BARTOLOMEU DIAS foi escoltada pelo helicóptero da Marinha Super Lynx 19203 à chegada à Base.
Fotografias da BARTOLOMEU DIAS no Mar da Palha cerca das 10h50.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NOVA FRAGATA BARTOLOMEU DIAS


A nova fragata NRP BARTOLOMEU DIAS (F333), adquirida à Marinha da Holanda por protocolo assinado a 1-11-2006, chegou hoje, 30 de Abril de 2009, a Lisboa, tendo atracado à Base Naval de Lisboa, no Alfeite, cerca das 11h10.
A BARTOLOMEU DIAS ex-HNLMS VAN NES (F933) é a primeira de duas fragatas class M (Karel Dorman) a integrar a Marinha portuguesa. A outra é a HNLMS VAN GALEN, que se encontra na base naval de Den Helder, Holanda, em preparativos para entrega a Portugal no final do ano. Ambos os navios datam de 1994, sendo de características próximas das nossas três fragatas classe VASCO DA GAMA.
As duas novas fragatas substituem as duas antigas unidades da classe JOÃO BELO cedidas ao Uruguay em Abril de 2008. Custaram 240 milhões de euros e cada navio tem uma guarnição composta por 164 elementos: 19 oficiais, 41 sargentos e 104 praças.



















Texto de L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

STEAMER's DAY IN PORTUGUESE AFRICA

Portuguese passenger and mail liner IMPÉRIO (1948-1974) berthed in a Portuguese Africa port, probably Porto Amélia, in Mozambique.
Can someone identify the place?
IMPÉRIO was one of three Cia Colonial liners on the Mozambique service with fleet mates PÁTRIA (1947-1973) and INFANTE DOM HENRIQUE (1961-1975).
The Lisbon - East Africa service was also operated by three other passenger ships, the sisters ANGOLA (1948-1974) and MOÇAMBIQUE (1949-1972), and the PRINCIPE PERFEITO (1961-1975). What a beautiful fleet so much missed...
Photo kindly sent by Nuno Bartolomeu. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

EURO SNOW no Tejo



Duas imagens do porta-contentores alemão (registo inglês) EURO SNOW, de 6.191 GT, construido em 2002 saindo de Lisboa, como que a mostrar que hoje em dias os navios de carga podem manter a harmonia de linhas e a elegancia de outras épocas.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Mais um cargueiro da Naveiro no Tejo



Fotografámos hoje, 29-04-2009, mais um dos cargueiros novos da Naveiro, o VISEU, a sair de Lisboa, depois de descarregar cereais no Beato.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 29, 2009

Cruise shipping in Lisbon 2009-04-26






Six cruise ships could be seen in Lisbon docks and cruise terminals on 26 April 2009: ATLANTIC STAR, DELPHIN, FUNCHAL, NAVIGATOR OF THE SEAS, PRINCESS DANAE and TAHITIAN PRINCESS.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

As obras em Santa Apolónia

Imagens do Jardim do Tabaco - Santa Apolónia tiradas a 26-04-2009, vendo-se a progressão das obras já concluídas e em curso.Este terminal de passageiros está a ser construído com mais de 10 anos de atraso em relação ao potencial de desenvolvimento do porto, pois na nossa opinião devia ter sido feito integralmente antes da EXPO 98.
Criticado pelos sectores mais retrógados da numenclatura arquitectónica lisbonense, pela sua localização e pelo receio de um futuro muro com 6 metros de altura que resulta de somatórios de ignorância marítimo compulsiva generalizada, o que é facto é que a tradicional morosidade da APL e do Estado associada a estes focos de pressão apoiados e fomentados por empreiteiros e patos bravos tem prejudicado muito os cruzeiros em Lisboa.
Neste momento parece não haver ainda uma decisão final quanto ao tipo de estação marítima que irá complementar os cais novos, e que é essencial para a conclusão do Terminal de Cruzeiros de Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Novo cais do Jardim do Tabaco




A primeira secção de cais do futuro Terminal de Cruzeiros de Lisboa (Jardim do Tabaco - Santa Apolónia) está concluída e no Domingo 26 de Abril fotografámos um primeiro navio em manobra de atracação, o porta-contentores alemão APOLO que há anos está ao serviço da companhia portuguesa Boxlines.
As obras prosseguem com a continuação da construção do cais avançado que irá ligar o que existe actualmente e o fecho e aterro da Doca do Jardim do Tabaco. A previsão oficial de inauguração do Terminal é para o final de 2010. Orçamentado em 45 milhões de euros este investimento visa concentrar o movimento de navios de passageiros num só terminal, embora a capacidade de atracação da nova infraestrutura seja insuficiente para responder ao movimento de navios nos meses com maior procura, o que limita a capacidade de crescimento dos cruzeiros no Tejo. De facto, a falta de garantia de atracação de navios em determinados dias tem levado operadores, como a P&O, a mudar os itinerários dos navios ou a substituir Lisboa por portos espanhóis. A lentidão de resposta da APL a estas questões não ajuda ao desenvolvimento de um sector do negócio turistico portuário da maior importância para Lisboa e o País, mas que é visto nalguns perspectivas como uma actividade ruinosa do ponto de vista económico.
É um erro estratégico para os cruzeiros em Lisboa encerrar a Estação Marítima da Rocha em 2010 sem alternativas em tempo útil.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ABRIL PAQUETES MIL


Abril, águas mil. Os ditados já não são o que eram no tempos das nossas Avozinhas e hoje é mais apropriado dizer "Abril, Paquetes Mil", devido ao movimento de navios de cruzeiros que cresce significativamente nos meses de Abril e Maio quando os navios migram para a Europa dando início a nova época de cruzeiros.
A fotografia aqui publicada foi tirada pelas 17h15 de 26-04-2009 mostrando 5 navios de cruzeiros juntos no Tejo: no cais da Rocha, os navios FUNCHAL, DELPHIN e TAHITIAN PRINCESS; no rio, de largada, os paquetes ATLANTIC STAR e NAVIGATOR OF THE SEAS.
Um momento marítimo a lembrar a capital atlântica de há décadas sempre repleta de navios de todos os géneros e tamanhos...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

JEANNE D'ARC EM LISBOA







Imagens "close up" do Navio-escola francês JEANNE D'ARC fundeado no Tejo a 27-04-2009.
Esteve em Lisboa pela primeira vez em 1965, esta creio que foi a última visita da JEANNE a Lisboa
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, April 28, 2009

CELEBRITY DOUBLE CALL IN LISBON





Celebrity fleetmates CELEBRITY CONSTELATTION and CELEBRITY SOLSTICE arriving Lisbon together on 27 April 2009.
The SOLSTICE did her inaugural call in Lisbon. Photos show the arrival of the ships early in the morning after a voyage in tandem from Ponta Delgada, Azores. More SOLSTICE images in the LISBON CRUISE SHIPS blog.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ONDE ANDA O NORUEGA?




Perguntou há dias o nosso Amigo Cap Créus onde andava o navio de investigação das pescas NORUEGA. Pois em sua honra aqui ficam estas imagens tiradas na manhã de 27-04-2009, com o NORUEGA a entrar a doca de Alcântara vindo do Olho de Boi onde esteve atracado durante o fim de semana. Aparentemente o NORUEGA está bem e recomenda-se...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FORÇA NAVAL FRANCESA NO TEJO




Chegou hoje a Lisboa (27-04-2009) uma força naval francesa composta pelo Porta-helicópteros JEANNE D'ARC (R97) e pelo Contratorpedeiro GEORGES LEYGUES (D 640).
Os navios estão a finalizar um longo cruzeiro de instrução de cadetes da Escola Naval francesa, sendo a última viagem do JEANNE D'ARC, cujo abate está previsto para 2010.
Ambas as unidades fundearam no quadro central à chegada, onde os fotografámos, atracando a Santa Apolónia pelas 18h00. A largada rumo a Brest está prevista para 2 de Maio pelas 9h00.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, April 27, 2009

ATLANTIC STAR in Lisbon



O navio de cruzeiros ATLANTIC STAR já faz parte da paisagem marítima de Lisboa aos Domingos. Hoje, 26 de Abril, atracou em Santa Apolónia em vez de Alcântara, largando pelas 17h00 com novos passageiros no quarto cruzeiro do navio com partida de Lisboa.
Um conjunto de boas circunstâncias fizeram já do ATLANTIC STAR parte da paisagem marítima do Tejo. Nas imagens vê-se o navio atracado a Santa Apolónia, e a sair de LIsboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, April 25, 2009

Doca de Alcântara em Junho de 1967

Doca e cais de Alcântara vista de poente para nascente, numa imagem de 9 de Junho de 1967.
Dos navios atracados, destacam-se os paquetes MANUEL ALFREDO e AMÉLIA DE MELLO (encostados ao edifício da Sociedade Geral, actual IPTM), seguidos de duas unidades dos Carregadores Açoreanos, SÃO MIGUEL e LAGOA (igualmente juntos ao armazém da companhia, que em 1976 foi modernizado e transformado no refeitório da CTM, sendo mais tarde demolido dando lugar ao armazém fruteiro da Terlis).
Atracado ao armazém norte da CCN pode ver-se o AMBOIM a ser reclassificado e por fora da doca o paquete VERA CRUZ (ver foto anterior). Na ponta da Rocha está atracado o cargueiro LUGELA, de saída para África.
No topo oeste da doca está atracado o cargueiro GORGULHO da Insulana e no cais norte da doca, um cargueiro da classe B da Sociedade Geral, o Madeirense e o ALCOUTIM. A sair da doca seca 1, no estaleiro d Rocha pode ver-se o cargueiro S. THOMÉ, da CNN e no cais de Santos distingue-se o paquete CARVALHO ARAÚJO com o PONTA DELGADA atracado de braço dado. Por último, uma referência ao primeiro navio-frigorífico português atracado ao entreposto de Alcântara Sul: o TRANSFRIO ex-COLARES, acabado de ser reconstruído em Vigo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VERA CRUZ no cais da CCN em 1967

Imagem da Rocha do Conde de Óbidos, com destaque para o então chamado cais da Companhia Colonial de Navegação, vendo-se atracado na muralha sul - fora da doca - o paquete VERA CRUZ, então utilizado na carreira de África e em fretamentos militares.
Os edifícios, de traça modernista à semelhança da estação marítima, datavam da década de 1950, neles funcionando diversos armazéns e escritórios de serviços associados à operação da frota. Em 1974 ambos os edifícios passaram para a CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos e quando esta empresa foi liquidada em 1985 foram entregues à AGPL - Administração Geral do Porto de Lisboa, passando depois o edifício Sul para a Liscont.
O edifício Norte serviu parcialmente diversas empresas que aí instalaram escritórios, uma loja, etc..., enquanto os armazéns passaram para os serviços marítimos do Porto de Lisboa. Posteriormente foi decidido a sua demolição para libertar espaço para contentores, o que veio a ser feito no início deste ano. O edifício Sul terá destino semelhante no âmbito das obras de expansão do terminal de contentores de Alcântara.
Voltando à imagem, dentro da doca de Alcântara vê-se o navio de carga a vapor ALCOUTIM, da Sociedade Geral, assistido pelos rebocadores SOURE e FOZ DO LIMA, a iniciar manobra de mudança para a doca seca nº 1. Pela proa do ALCOUTIM pode observar-se o MADEIRENSE de 1962.
Fotografia tirada em Junho de 1967.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, April 24, 2009

SAGA ROSE in Lisbon 23-04-2009



SAGA ROSE made the first call in Lisbon this year on 23 April 2009. The photographs were taken in the afternoon while she was leaving port.
Built in 1965 in France as the flagship of Norwegian America Line under the name SAGAFJORD, she has been quite successful under present ownership, but due to SOLAS 2010 this fine elegant lady is scheduled to be withdrawn from cruise service next December.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO


Navio oceanográfico português NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO entrando a barra de Lisboa na tarde de 23-04-2009.
Informação oficial sobre este navio aqui...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, April 22, 2009

SILVES em Lisboa 2009-04-21



Novo navio de carga português SILVES, da companhia Naveiro, fotografado a 21 de Abril de 2009 na baía de Cascais, em viagem da Trafaria para a Figueira da Foz.
O SILVES é o segundo de cinco navios gémeos da classe "Penafiel" construídos em Marin, Galiza, em 2008-2009 por encomenda da Naveiro: PENAFIEL, entrado ao serviço em Abril de 2008, SILVES, entregue em Outubro último, VISEU, entregue em Novembro de 2008, PORTALEGRE, que entou ao serviço em Dezembro, e CHAVES, que está a ser acabado no estaleiro.
Estes navios são idênticos, com 4.600 toneladas de porte bruto e 2.956 toneladas de arqueação bruta.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia