Saturday, February 28, 2009

HMRY BRITANNIA in Lisbon


The Royal Yacht BRITANNIA visited Lisbon at least three times, the first in the 1950s and the final one in 1991.
These photographs show the famous BRITANNIA berthed at the Rocha Passenger Ship terminal, Lisbon, on 13 June 1991 and were taken from the decks of the cruise ship VASCO DA GAMA ex-INFANTE DOM HENRIQUE, on the arrival following her final cruise from Lisbon.
The BRITANNIA was constructed in the Clydebank yards of Messrs John Brown, the same builders of the famous first three Cunard QUEENS and countless other ships and served as Royal Yacht between 1954 and 1997. She was preserved and serves now as a museum ship in Leith, Scotland, since October 1998.
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Thursday, February 26, 2009

ARGUS COMPRADO PELA PASCOAL



O antigo lugre português ARGUS, construído há 70 anos na Holanda, foi comprado no porto de Aruba pela empresa PASCOAL, de Ilhavo e vai regressar a Portugal.
O navio chama-se actualmente POLYNESIA e estava arrestado em Aruba desde Outubro de 2007 por abandono do anterior armador.
O ARGUS / POLYNESIA foi comprado em leilão no dia 22 de Janeiro de 2009 e deverá ser rebocado para Aveiro.
O novo armador conta a história da compra do ARGUS no site THE NEW QUEST FOR THE SCHOONER ARGUS aqui...
Sugerimos também a visita aos blogues do CREOULA aqui... e ATLÂNTICO AZUL, com mais informação sobre este feliz acontecimento.
Fotografias: ARGUS na sua versão original, com o casco cor sangue de boi, em 1939 e como POLYNESIA, fundeado nas Caraíbas em 1987.
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Wednesday, February 25, 2009

MAXIM GORKIY off the beach...

The MAKSIM GORKIY leaving Lisbon in black & white and the Soviet Union livery on 13 June 1987.

The MAXIM GORKIY is the next passenger ship to be beached at Alang the next coming days. She is just waiting for the right tide for that final full speed ahead ride into the sands of Alang.
What a shame nobody in Hamburg could succeed with the project to preserve the ship as a living museum and hotel under the original name of HAMBURG.
I am really sad with this situation. I enjoyed so much this magnificent final passenger liner and cruise ship of the 1960s I first saw in Lisbon in May 1969 on her maiden cruise.
In the photo published with this post the HAMBURG is seen on her final call in Lisbon, docking at Alcântara terminal on 25 May 2008, 39 years later and following so many pictures over the years. More photos and information in our HAMBURG / MAXIM GORKIY blog here.
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Tuesday, February 24, 2009

MAIA ex-CORVO (II) no rio Douro






O nosso Amigo Nuno Bartolomeu enviou estas belas imagens do navio MAIA no rio Douro. O MAIA foi o segundo CORVO da MUTUALISTA AÇOREANA, cuja história publicámos recentemente em livro. Obrigado pelas imagens e colaboração.
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Fragata BARTOLOMEU DIAS em Portsmouth



















A
nova fragata NRP BARTOLOMEU DIAS, visitou a base naval inglesa de Portsmouth de 20 a 23 de Fevereiro último, tendo sido fotografada por Gary Davies que amavelmente nos autorizou a publicação destas imagens. Vale a pena uma visita ao site do Gary: MARITIME PHOTOGRAPHIC...
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Monday, February 23, 2009

Battleship USS MISSOURI in Lisbon 1986


The battleship USS MISOURI photographed at anchor in Lisbon on 25 November 1986 while on a visit to the Portuguese Capital City and port.
One of the most remarkable ships I have been lucky to photograph since 1975 when I started my regular shipping and naval photography activities. The present status of the MISSOURI can be viewed here and her history here...
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Um couraçado em Lisboa: USS MISSOURI


Imagem do couraçado da Marinha dos EUA USS MISSOURI obtida em Lisboa a 25 de Novembro de 1986 no dia da chegada ao Tejo para uma visita de cortesia.
O couraçado MISSOURI é uma das quatro unidades da classe IOWA do final da segunda guerra mundial, reactivadas nos anos 1980 na fase final da guerra fria (1948-1991), quando os Estados Unidos avançaram com a expansão da esquadra para 600 navios.
Este navio histórico, a bordo do qual em 1945 foi assinada a rendição do Japão, visitou Lisboa duas vezes e encontra-se actualmente preservado na base de Pearl Harbour, Ilhas Hawaii.
Dos muitos navios que já tive oportunidade de fotografar, o MISSOURI foi um dos que mais me marcou, quer pelas suas dimensões e elegância gigantesca, quer por proporcionar uma viagem de regresso ao passado. De facto, o MISSOURI fundeado mesmo em frente do Terreiro do Paço naquela tarde de dol de inverno de há 23 anos possibilitou fotografias inesquecíveis...
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Port of Funchal 31-12-2006



The amazing port of Funchal with cruise ships on 31 December 2006. The cruising and tourist traditions of the Port of Funchal go back to the 1830s when the steamer WILLIAM FAWCETT started calling in the Fall and Spring from U.K. and Lisbon conveying POSH Britons of the early Victorian period away from the English winter. An that even before the establishment of the Peninsular Steamship Company in September 1837 following the award of P&O's first mail contract. We really can say cruising really started here in this beautiful bay of Funchal more than 180 years ago...
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AIDAblu in Funchal



One of the greatest cruise ports in the world and the most stunning Portuguese cruise port, Funchal, in Madeira Island, is specially famous for it's gathering of cruise ships on New Year's eve, a tradition that goes back to the roaring 1920s when the local Reid's Hotel started the display of fireworks on 31 December. Those two images of the AIDAblu were taken on 31 December 2006...
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Sunday, February 22, 2009

m.s. GAS LEGACY in Lisbon



The Cyprus registered gas tanker GAS LEGACY (3,392 GRT / built 1998 as REGULUS GAS) berthed at Trafaria, on the South Bank of the river Tagus on 9 May 2006.
Between 2002 and 2005 she sailed as ARAGO.
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NAFTOCEMENT II in Lisbon on 11 May 2006




The Greek owned cement carrier NAFTOCEMENT II leaving Lisbon on 11 May 2006. She was on charter to Transinsular, Lisbon.
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m.s. ARNOLD IKKONEN on 9 May 2006

Not exactly a beauty, but a very interesting ship of Russian origins, the ARNOLD IKKONEN was built in Nizhniy Novgorod in 1994.
When I took this photograph off the Portuguese West coast on 9 May 2006, she was registered in Malta under the ownership of Deleclass Shipping.
In 2008 she was sold to Golden Sea Shipping, Cyprus and renamed SEPAS.
A general cargo ship with capacity for 104 TEUs, the ARNOLD IKKONEN / SEPAS has 4,110 GRT and 4,870 tons DW.
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Cargueiro DAL EAST LONDON a 9 de Maio de 2006


Para o nosso Amigo MAR DA PALHA aqui vão alguns cargueiros para recordar a navegação do Tejo. Neste caso, uma imagem do porta contentores DAL EAST LONDON a sair a barra do Tejo na tarde de 9 de Maio de 2006.
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Friday, February 20, 2009

Cartaz da FABRE LINE

Esta belíssima imagem de um cartaz da companhia francesa Fabre Line, de Marselha, é para mim uma fonte de inspiração no que toca à escrita de novos livros, estando colocada na minha secretária de trabalho.
Tem também um valor afectivo muito especial, pois recorda-me alguém associado à origem desta peça magnífica.
Durante cerca de 20 anos, a partir de 1911, esta empresa recebeu um subsídio do Governo Português para assegurar uma carreira entre Lisboa e Nova Iorque, com escalas nos Açores, em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, e ainda em New Bedford. O navio representado na imagem é o PROVIDENCE, gémeo do PATRIA.
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Thursday, February 19, 2009

Cargueiro LUANDA (1948-1973)


Ao abrigo do plano de renovação da frota de comércio de 1945, a Companhia Colonial de Navegação adquiriu 4 navios de carga de 9.000 TDW: BENGUELA, GANDA, AMBOIM e LUANDA.
O BENGUELA era de origem sueca, foi comprado quando se encontrava em construção para a Wallenius Line em 1946, os gémeos GANDA e AMBOIM foram construídos na Escócia e o LUANDA era muito semelhante aos dois anteriores, mas foi construido em Antuérpia pelo estaleiro Cockerill, também em 1948.
A fotografia do LUANDA, que nos foi enviada por um visitante regular do BNM, foi tirada à entrada de Leixões pela Foto Mar apresentando o navio em lastro, com a pintura impecável, tudo indicando que era proveniente de Lisboa. Os navios da carreira de África da CCN iam normalmente a Leixões carregar, regressando depois ao Tejo antes de largarem para África.
Um aspecto curioso desta fotografia é o numero de vigias no casco ao longo da coberta, característica comum do LUANDA, do AMBOIM e do GANDA, que podiam transportar grande número de passageiros nas cobertas, quer como transportes militares, quer transportando indígenas de Moçambique para São Tomé ou a África do Sul, os chamados contratados, que iam trabalhar nas minas da RSA ou nas roças de São Tomé.
O LUANDA navegou durante 25 anos ao serviço da Colonial, perdendo-se por incêndio em Marselha no final de 1973.
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Wednesday, February 18, 2009

TEXAS CLIPPER in Lisbon 29 June 1989

The U. S. training ship TEXAS CLIPPER arriving Lisbon on 29 June 1989.
Built in 1944 as the USS QUEENS, this 9.644 grt ship was one of four sisters purchased in 1947 by American Export Lines and converted into passenger cargo liners for the New York Medeiterranean service as the second set of "Four Aces".
The TEXAS CLIPPER sailed under AEL colours between 1948 and 1960 and was transferred to the Texas Maritime Academy in 1965.
I photographed this magnificent old steamer from a tug in the river Tagus and enjoyed very much the negatives and slides shot almost 20 years ago...


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Tuesday, February 17, 2009

FLUTUAÇÃO DO FUNCHALENSE (II)


FUNCHALENSE, segundo navio com este nome, construído na doca seca nº 1 dos estaleiros de Viana em circunstâncias particularmente originais: o casco foi “entalado” em diagonal entre dois navios de pesca, o arrastão bacalhoeiro JOÃO MARTINS e o bacalhoeiro de pesca à linha RIO LIMA. A quilha do FUNCHALENSE foi assente na doca em Fevereiro de 1952, com os navios de pesca em estado adiantado de construção.
Houve da parte do estaleiro um grande esforço para, em cerca de 2 meses, ter o casco do fruteiro em condições de ser posto a flutuar, em simultâneo com os outros navios.
Assim, o FUNCHALENSE foi posto a flutuar no dia 27 de Abril de 1952 e rebocado para a Doca nº 2 dos estaleiros onde prosseguiu o aprestamento. Essa data foi dia de festa para Viana do Castelo, com a visita do ministro da Marinha e de Henrique Tenreiro, responsável pela política de fomento das pescas do Estado Novo. No seu discurso, o comandante Tenreiro salientou a reconstrução nacional: “Hoje, em que mais três navios vão sulcar os mares, enriquecendo assim as nossas frotas de comércio e pesca, bendigo a hora em que uma política de reconstrução nacional, conduzida pela sábia, honesta e inteligente orientação do grande chefe Salazar, torna possível um Portugal maior”. Por sua vez Américo Thomaz salientou “as dificuldades especiais que se tiveram de vencer para obter o material laminado para o fruteiro”.
Texto retirado do novo livro EMPRESA DE NAVEGAÇÃO MADEIRENSE 1907-2007, de Luís Miguel Correia.
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Rebocador BEIRA PRIMEIRO da CNN

Rebocador a vapor BEIRA PRIMEIRO ex-BEIRA, da Companhia Nacional de Navegação, cuja frota integrou de 1929 a 1971, quando foi vendido à Navegação Fluvial e Costeira de Júlio da Cruz e Rui da Cruz, para modernização que nunca foi concluída por não ter sido autorizada superiormente a instalação de uma máquina nova, com a potência requerida pelo armador, no estaleiro de Alverca da Argibay, onde este belo rebocador acabou por morrer.
O BEIRA PRIMEIRO foi construído na Alemanha em 1921 com o nome HUGO STINNES.
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Fishing vessel BLUE

Quem ajuda na identificação deste antigo navio de pesca português? Trata-se de uma antiga unidade da Companhia Portuguesa de Pesca, o ALFAMA de 1955 (ALFAMA 1955-1990, PEDRO DE BARCELOS 1990-1996, BISSAUMAR 1996-1998), que em 1998 passou a ser o BLUE AGAIN II, com bandeira do Panamá, ou o seu irmão ALJEZUR de 1957 (ALJEZUR 1957-1988, JOÃO CORTE REAL 1988-1997), que em 1997 passou a ser o BLUE AGAIN, de bandeira do Panamá, propriedade da Blue Fishing Ltd. Inc. Algum dos conhecedores dos navios da frota de pesca portuguesa é capaz de ajudar a identificar qual dos navios corresponde ao da fotografia?
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Monday, February 16, 2009

Countdown for the MAXIM GORKIY


My friend Holger informs that "Today is the big day of the final countdown for the MAXIM GORKI / HAMBURG. Today there is a meeting between the investors and the people of the city Hamburg. I hope they find a positive end of this never ending story. The chance to buy this ship is ending today at 15:00. I hope, we'll bring our lady home."
So let's all wish a positive ending to the efforts now underway in Germany, and in many other countries also, in order to give the German / Russian lady a much deserved reprieve. And I want to visit Hamburg again and be able to stay aboard the Hotel-Schiffe HAMBURG...
The photograph shows the MAKSIM GORKIY docking in Lisbon in 1990. More photos and informations in our new blog dedicated to the German Lady in waiting.
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Friday, February 13, 2009

MAKSIM GORKIY reflaged in Lisbon


The MAKSIM GORKIY changed her soviet registry to the Bahamas while in Lisbon on 24 December 1991.
She was doing the usual Christmas & New Year cruise with German passengers under charter to Phoenix Reisen and I was able to take this unusual photo showing the new port of registry "NASSAU" and the ship's name still in cyrilic characters. The photograph was taken from the Rocha passenger ship terminal veranda, a facility now closed due to security measures... More photos and informations on this ship in our new site on the HAMBURG / MAXIM GORKIY...
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Wednesday, February 11, 2009

TROPICAL SINTRA em 1985

Navio frigorífico português TROPICAL SINTRA a sair de Lisboa em Dezembro de 1985 após compra pela Portline.
Construído em 1974 na Noruega para a TRANSFRUTA, uma associada da Nacional especializada na operação de navios frigoríficos, este navio chamou-se inicialmente FRIGOÁRTICO e destinava-se a fazer o transporte de bananas de Angola para a Metrópole com o seu irmão gémeo FRIGOANTÁRTICO.
A Marinha de Comércio Portuguesa integrou 8 navios frigoríficos a partir de 1966. Estes navios pertenceram aos armadores seguintes: Transfrio, Transfruta, Companhia Nacional de Navegação, Portline, Lusonautis e Funchal Frio. Como passatempo, fica o desafio para que os nossos leitores enumerem em comentários os nomes dos tais 8 navios... Para ajudar posso adiantar que os tais 8 navios tiveram 13 nomes diferentes por motivo de terem sido adquiridos por diferentes armadores portugueses com os anos...
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Monday, February 09, 2009

Despojos do FRANCE em leilão em Paris

Decorreu nos dias 8 e 9 de Fevereiro em Paris um leilão com cerca de 500 peças associadas ao famoso paquete FRANCE / NORWAY.
Na sua maior parte as peças foram adquiridas ao sucateiro indiano que desmantelou o paquete na praia de Alang.
O FRANCE foi construído em St. Nazaire e fez a carreira de Nova Iorque e cruzeiros de 1962 a 1974. Em 1980 volto ao serviço como NORWAY, fazendo cruzeiros nas Caraíbas.
O catálogo do leilão pode ser descarregado em PDF aqui...
Mais imagens do FRANCE / NORWAY aqui...
Texto de L.M.Correia. Photos from the ARTCURIAL site. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

PROA DO NORWAY ex-FRANCE para venda

O objecto mais sensacional do leilão FRANCE / NORWAY realizado em Paris é nada mais nada menos que esta parte da proa do famoso navio, com um preço estimado de €80.000 a €100.00. Um leilão semelhante com estas e outras peças foi efectuado anteriormente em Nova Iorque, mas não obteve o exito que os promotores esperavam.
Conheci bem o navio quer na sua fase original como FRANCE, quer como NORWAY, e sinto que esta feira / leilão dos despojos do navio é um atentado à dignidade do velho FRANCE. Por um lado cho bem que algo seja preservado, mas é um crime destruir um navio como o FRANCE.
Texto copyright L.M.Correia. Photo ARTCURIAL. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

HELP SAVE THE HAMBURG / MAXIM GORKIY

Print and sign this petition form. Send it to Dr. Andreas

busecke@web.de

Please help to persuade the municipal authorities of Hamburg that the «MAXIM GORKIY» former «T.S. HAMBURG» has to go back home to Hamburg! Click to open the above file to print it, collect signatures for the petition and send it back to DR. ANDREAS BUSECKE to his fax nr. (+ 49) 4921 32922. It is URGENT, the ship is expected to arrive to India TODAY!!! Thank you!!!

THESE ARE SAMPLES OF PROTEST YOU MAY SEND BY FAX TO THE FOLLOWING FAX NUMBERS:
  • Hamburg Port Authority: (+ 49) 40 – 42847 – 2325
  • Senatskanzlei Hamburg: (+ 49) 40 – 42831 – 2820
  • CDU-Bürgerschaftsfraktion: (+ 49) 40 – 42831 – 2603
  • Ole von Beust, 1. BM: (+ 49) 40 – 42831 – 2403
  • Axel Gedaschko, Wirtschaftssenator: (+49) 40 – 42841 – 1620
  • Hans Lafrenz, CDU: (+49) 40 – 8971 21729
  • Jürgen Bruns-Berentelg, HafenCity Hamburg GmbH: (+49) 40 – 37472626
  • Hamburg Cruise Center, Herr Dirk Moldenhauer: (+ 49) 040 – 30979889
  • Hamburg Marketing GmbH: (+49) 40 – 4111 10615
  • Radio Hamburg: (+49) 40 - 33 97 14 – 628
  • NDR Fernsehen: (+49) 40 – 447 602
  • Hamburg 1 Fernsehen: (+49) 40 – 41442 – 444
  • Hamburger Abendblatt: (+49) 40 – 347 261 – 10
  • BILD Hamburg: (+49) 40 – 347 – 23474
  • Hamburger Morgenpost: (+49) 40 - 80 90 57 – 284
  • Die Zeit: (+49) 40 - 3280 – 5003
  • Die Welt: (+49) 40 - 34 72 45 21
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SAVE THE T.S. HAMBURG in Hamburg


Print this form and fax it the addresses below in Germany. The MAXIM GORKIY / HAMBURG has to be preserved.

More information may be found on the following links:
  • Club of the former cooks and of the friends of the ship: [HERE];
  • The local newspaper: [HERE].

You may also send your protest to the following EMAIL ADDRESSES:



The MAXIM GORKIY photographed in September 2008 by Andreas Busecke in Geiranger on the final Norwegian cruise


Let's help the German ship enthusiast in their final effort to rescue the famous passenger cruise ship MAXIM GORKIY from the Alang scrap yards.

The following message was sent by our Friend [Andreas Busecke]:

«Dear friends, of course you heard about the destiny of the beautiful Maxim Gorkiy, former T.S. Hamburg. She's now on the way to be scrapped in India.
In Hamburg, the birthplace and past homeport of the ship, an action group has started the last attempt to preserve this historic liner. A group of investors has promised to transform the ship into a maritime hotel, museum and meeting point in the port of Hamburg, subject to the condition that the city of Hamburg offers a pier in the centre of the port.
The municipal authorities seem to be not aware of the importance of this classic liner - especially for Hamburg. After the Second World War, it was the first and also the last transatlantic liner built in Hamburg - and She is still in pretty good shape. It is an example of Excellency in German/Hamburg shipbuilding. Please help to persuade the municipal authorities that the former TS Hamburg has to come back to Hamburg!
Print the supplement, collect signatures for the petition and send back to me by fax. It is URGENT, the ship is expected in India within 2 days.
Thanks to all shiplovers,
sincerely

Andreas Busecke»

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Portuguese liner PÁTRIA (1947-1973)


Two photographs of the Portuguese passenger mail liner PÁTRIA of 1947: the ship boats deck with motor cars stowed, and berthed at Cape Town.
The PÁTRIA was the first of six post-WW2 brand new passenger liners built for Companhia Colonial de Navegação, Lisbon.
She was constructed by John Brown's at Clydebank and sailed on her maiden voyage from Lisbon in January 1948. Photos taken by Michael Sutcliffe. The main data and history of the PÁTRIA can be seen here in Portuguese.
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Friday, February 06, 2009

Lutamar tugs and tenders in Lisbon


Lisbon waterfront scene at Alcântara Dock, where the fleet of tugs owned by Lutamar uses to berth.
Photos taken on 7 January 2009.
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Tagus tug ZÉZITO


The magnificent Portuguese harbour tug ZÉZITO photographed underway in Lisbon on 7 January 2009.
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ÓPERA ex-PINHAL NOVO


Navio de cruzeiros fluviais ÓPERA ex-PINHAL NOVO atracado à Doca de Alcântara a 7 de Janeiro de 2009. Ainda não consegui fotografar este navio de passageiros a navegar no rio...


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