Tuesday, June 29, 2010

PORTO DO FUNCHAL

Desde que me conheço, a palavra Funchal tem significados mágicos vários, um dos quais é um porto lindíssimo onde fotografo regularmente desde 1977.
Voltei agora ao Funchal, onde se notam alterações fisionómicas importantes, a mais importante das quais é a nova Gare Marítima para navios de cruzeiros no molhe da Pontinha, que vai proporcionar uma melhor recepção aos passageiros dos muitos navios de turísmo que incluem o Funchal nos seus cruzeiros.
Com a carga centrada no porto do Caniçal, o Funchal dedica-se principalmente aos navios de passageiros - cruzeiros e transbordadores, sendo de realçar igualmente a actividade marítimo-turística local, em que operam diversas embarcações.
Fotografias tiradas a 26 de Junho de 2010, mostrando os navios VOLCAN DE TIJARAFE e SCHULTZ XAVIER, e a nau SANTA MARIA.
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SCHULTZ XAVIER NO FUNCHAL

Imagens do navio-balizador NRP SCHULTZ XAVIER a navegar na baia do Funchal no passado dia 26 de Junho de 2010.
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FESTA DO CEN

Foi na tarde de Sábado, 26 de Junho, num hotel do Funchal a festa magnífica com que o CEN comemorou 17 anos de actividade em prol da prática e difusão do entusiasmo pelos navios. Um evento com sessão de conferências, verdadeiro encontro atlântico de especialistas em navios e no mar, seguido de convívio, jantar e fogo de artifício. Estão de parabéns os membros do CEN, em especial o LUÍS FILIPE JARDIM, fundador e presidente deste clube.
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Friday, June 25, 2010

CEN REUNE ENTUSIASTAS DE NAVIOS

Ao comemorar 17 anos de actividade, o CEN - Clube de Entusiastas de Navios vai promover no Funchal um encontro de entusiastas de navios no próximo dia 26 de Junho, conforme programa.
Parabéns ao CEN e ao seu carismático Presidente Jardim.
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Thursday, June 24, 2010

LE BOREAL maiden call in Lisbon

The new French cruise ship LE BOREAL made her first call in Lisbon on 23 June 2010. The brand new ship has just been delivered by Fincantieri to Compagnie des Iles du Ponant, as the first of two 264-passenger luxury sister ships. 
She is really a very interesting cruise ship, with a sleek look and a modern interior decor free of the usual Las Vegas- style found on other contemporary ships.
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Tuesday, June 22, 2010

UGLY EPICness...

Look at the latest mega-cruise ship, the NORWEGIAN EPIC just delivered from STX Europe ex Chantiers de L'Atlantique. The photo was sent by Hans Hoffman from Rotterdam showing her on a shake-down cruise. For interiors click here, and thanks to Raoul Fiebig for sharing his epic photos...
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O PIANO DO HIGHLAND HOPE

Na sequência do link sugerido pelo nosso Amigo Paulo Mestre, aqui deixo um postal do HIGHLAND HOPE, perdido novo nas Berlengas, e a indicação da história do piano deste antigo paquete inglês, aqui. O postal mostra o navio com o aspecto original nas cores da Nelson Line.
See the old piano of Nelson Line's HIGHLAND HOPE here... The passenger cargo motor liner HIGHLAND HOPE was lost off the coast of Portugal at Farilhões Rock in late 1930 only months after her maiden voyage to South America.
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AQUI O MAR ACABA E A TERRA PRINCIPIA...

"Aqui o mar acaba e a terra principia. Chove sobre a cidade pálida, as águas do rio correm turvas de barro, há cheia nas lezírias. Um barco escuro sobe o fluxo soturno, é o Highland Brigade que vem atracar ao cais de Alcântara. O vapor é inglês, da Mala Real, usam-no para atravessar o Atlântico, entre Londres e Buenos Aires, como uma lançadeira nos caminhos do mar, para lá, para cá, escalando sempre os mesmos portos, La Plata, Montevideo, Santos, Rio de Janeiro, Pernambuco, Las Palmas, por esta ou inversa ordem, e, se não naufragar na viagem, ainda tocará em Vigo e Boulogne-sur-Mer, enfim entrará o Tamisa como agora vai entrando o Tejo, qual dos rios o maior, qual a aldeia. Não é grande embarcação, desloca catorze mil toneladas, mas aguenta bem o mar, como outra vez se provou nesta travessia, em que, apesar do mau tempo constante, só os aprendizes de viajante oceânico enjoaram, ou os que, mais veteranos, padecem de incurável delicadeza do estômago, e, por ser tão caseiro e confortável nos arranjos interiores, foi-lhe dado, carinhosamente, como ao Highland Monarch, seu irmão gémeo, o íntimo apelativo de vapor de família."
É assim com esta forma tão original e sua que o escritor José Saramago nos descreve o paquete HIGHLAND BRIGADE, personagem de abertura do livro  "O Ano da Morte de Ricardo Reis", publicado em 1984. O nosso Nóbel continua de forma primorosa, com a descrição da vida a bordo e da entrada e atracação em Lisboa, desembarque dos passageiros, e rotina das funcionalidades do cais de Alcântara, sem esquecer logo ali um retrato impiedosos dos autoctones -
"povo atrasado, de mão estendida, vende cada um o que tiver de sobejo, resignação, humildade, paciência, assim continuemos nós a encontrar quem de tais mercadorias faça no mundo comércio."
 - um começar quase pessoano para renascer um dos heterónimos do criador dessa Óde Marítima tão cheia de referências ao porto e aos navios. Porto e navios que são uma das razões deste espaço também de mar. Uma homenagem minha e um agradecimento a José Saramago, acabado de embarcar para a última das viagens.
Resta acrescentar que o HIGHLAND BRIGADE existiu mesmo, terceiro dos seis gémeos construídos nos estaleiros Harland & Wolff entre 1928 e 1931. Com 14.131 toneladas de arqueação bruta (TAB ou GRT consoante a expressão em português ou inglês), peregrinou incansávelmente entre a Europa do Norte e os Brasis, de 1929 a 1959, visitando Lisboa em cada percurso de viagem, excepto durante a Segunda Guerra Mundial quando as regularidades desapareceram por força de circunstâncias.
Inicialmente transportava  601 passageiros em três classes, tendo reduzido a lotação depois da guerra, em 1948, para apenas 439 em duas classes, sendo 104 de primeira. Além de passageiros (muitos emigrantes galegos e portugueses), os HIGHLANDS tinham uma grande capacidade de carga, alternando nos porões o transporte de carga geral e produtos manufacturados britânicos no sentido sul, com carne congelada da Argentina no trajecto norte. Inicialmente pertenciam à companhia Nelson Line e eram cinco - HIGHLAND MONARCH, CHIEFTAIN, BRIGADE, HOPE, PRINCESS e PATRIOT. Este último construído em substituição do HIGHLAND HOPE, de 1930, que traiu o significado do nome meses depois da viagem inaugiral ao encalhar e afundar-se nos ilhéus dos Farilhões. A pouca sorte foi herdada pelo substituto que se perdeu vítima da guerra a 1 de Outubro de 1940, quando navegava de Buenos Aires para Glasgow, carregado de carne e foi afundado pelo U38, um submarino alemão, 500 milhas a Oeste de Bishop's Rock.
Finda a guerra a Mala Real mandou construir novo substituto, mais moderno, igualmente azarado, pois o MAGDALENA de 1948 não chergou a completar a viagem inaugural, perdendo-se por encalhe à entrada do Rio de Janeiro por erro de navegação do oficial de quarto na ponte, a que não terá sido indiferente o efeito dos "drinks" ingeridos horas antes na festa de despedida de Santos. Sobraram assim quatro Highlands, que em 1959 e 1960 foram substituídos pelos três últimos navios de passageiros construídos para a Mala Real - AMAZON, ARAGON e ARLANZA.
Resta terminar dizendo que a fotografia do HIGHLAND BRIGADE retrata uma chegada ao Tejo depois da segunda guerra mundial e faz parte da colecção de negativos feitos em Lisboa pelo arquitecto francês N. de Gröer, que entre nós fotografou os paquetes, de 1948 a 1970, com a mesma dedicação e interesse com que eu faço desde esse mesmo ano de 1970. O negativo integra a minha colecção, por cedência do autor que apreciava as minhas imagens como forma de recordar os seus tempos de Lisboa. O postal é oficial, edição da Mala Real, empresa que absorveu a Nelson Line em 1932.
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Monday, June 21, 2010

PALLAS ATHENA in Lisbon

A magnificent passenger ship photographed in Lisbon on 10 June 1992: the PALLAS ATHENA, former CARLA COSTA, CARLA C, FLANDRE of 1952.
She made several cruises in 1992 under the Panama registry and paid a few calls to Lisbon. She did not return again and was lost by fire in Piraeus in March 1994.
Compare this photo with the ship's original look here. More photos of PALLAS ATHENA here.
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LISBOA À BEIRA TEJO

Não percam esta exposição fotográfica sobre Lisboa e o Tejo, com navios e tudo. Patente ao público cm dois núcleos, no Padrão dos Descobrimentos e no Arquivo Fotográfico da CML, à Rua da Palma, em Lisboa, claro.
E recomendo o catálogo, um belíssimo livro muito acessível. E já agora, as duas séries de postais.
Uma exposição importante, apesar das falhas na catalogação de algumas imagens e outras imprecisões ou  alguma confusão geográfica sobre os nomes dos sítios, a mais óbvia das quais é a troca sistemática de nomes entre as docas de Santo Amaro e Alcântara. Aberta até dia 30 de Junho de 2010.
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A distinctive funnel

A very distictive funnel of a famous passenger liner with a long career of over fifty years, mostly cruising after two decades on transatlantic services and off-season cruises: the TOPAZ (1997-2008), one of the last steam turbine passenger ships in service when I took those photos in 2002 in Funchal, Madeira Island. It was the same funnel I saw in Lisbon back in 1963 as the EMPRESS OF BRITAIN (1956-1964),  and later on as QUEEN ANNA MARIA (1964-1975), then as CARNIVALE (1975-1993) in Miami, later on as Royal Olympic's OLYMPIC (1994-1997).
In 2008 it was the sad end for that handsome funnel, at Alang, India, where the TOPAZ was finally scrapped. She was a lucky ship as her twin sister EMPRESS OF ENGLAND had met a similar end in Taiwan in 1975.
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Saturday, June 19, 2010

Fragata NRP COMANDANTE SACADURA CABRAL

Fragata NRP COMANDANTE SACADURA CABRAL fotografada em alto-mar com a configuração original.
Após 40 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, a SACADURA CABRAL foi vendida o ano passado à Marinha do Uruguay.
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FUNCHAL a 5 de Fevereiro de 2002

Navegação no porto do Funchal, ilha da Madeira, a 5 de Fevereiro de 2002.
No molhe da Pontinha os três navios de cruzeiros são, da esquerda para a direita, o COSTA VICTORIA, o THOPAZ e o ARKONA.
No cais Norte pode observar-se um porta-contentores da Transinsular, o MONTE DA GUIA.
Passados oito anos o aspecto do porto do Funchal está muito diferente, com a nova estação marítima e modificações profundas no cais Norte.
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Friday, June 18, 2010

Cruzador BARROSO (C11)


Aspecto do cruzador brasileiro BARROSO fotografado em 1953 durante a revista naval comemorativa da coroação da rainha Isabel II de Inglaterra, em Spithead. Ver as características e história deste grande navio de guerra aqui.
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Lancha dos Socorros a Náufragos

Lancha do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), em operação junto às praias da foz do rio Tejo em 16 de Junho de 2010.
Os Socorros a Náufragos são um dos muitos rostos de puro interesse público da Marinha Portuguesa.
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Thursday, June 17, 2010

BÉRRIO DE ENTRADA

Mais uma vez tivemos oportunidade de fotografar o NRP BÉRRIO a entrar a barra do Tejo, na tarde de 16 de Junho de 2010.
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Patrulha ITS COMANDANTE BETTICA em Lisboa

Entrou em Lisboa na tarde de 16 de Junho de 2010 o patrulha italiano ITS COMANDANTE BETTICA (P492), terceira de quatro unidades da classe COMANDANTI, do qual apresentamos diversas imagens.
Mais informações sobre o navio aqui e sobre a Marinha italiana aqui. O COMANDANTE BETTICA está atracado em Santa Apolónia juntamente com um navio espanhol (MENDEZ NUNEZ) e um submarino alemão (U31), até dia 21 de Junho.
Sempre elegantes os navios de guerra italianos e este grande patrulha não foge à regra.
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Wednesday, June 16, 2010

ORIANA of 1960 in Sydney

The final passenger liner built for the old Orient Line, the turbine steam ship ORIANA of 1960 seen here berthed in Sydney, Australia. One of the more important passenger ships built in the 1960s, she was always one of my favourites, and , yes I know, she was also a special ship for my friend Miguel Malho, to whom I offer this post...
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Tuesday, June 15, 2010

MONUMENTO À DESMARITIMIZAÇÃO

Há momentos na vida verdadeiramente reveladores da verdade: um desses instantes inspiradores proporcionou esta imagem alegórica registada em pleno coração do porto de Lisboa, cujas formas traduzem o mistério da DESMARITIMIZAÇÃO.
A desmaritimização, esse processo supostamente natural de redução progressiva das indústrias de transportes marítimos, pesca, construção e reparação de navios e uma multiplicidade de serviços acessórios cuja tendência será atingir-se o ZERO MARÍTIMO em simbiose com a germinação da realidade virtual de um sector "marítimo portuário" com léxico próprio e conteúdo teórico associado ao aumento do analfabetismo marítimo.
Disse-me um velhinho residente para os lados do Restelo que nas madrugadas frias anunciadoras de dias de nevoeiro, os nossos activos ligados aos Navios e ao Mar escorregam por esta prancha tenebrosa e divergem para sempre...
Diz-se muita coisa, a ser verdadeiro este testemunho fica explicado de forma ímpar o tal fenómeno da DESMARITIMIZAÇÃO.
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Monday, June 14, 2010

Lisbon cruise ships


Lisbon cruise shipping in June 2010: the DISNEY MAGIC leaving port on 9 June on her second call. MINERVA also arrived at the same time.
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CRUZEIROS EM LISBOA

List of cruise ship calls in Lisbon for June 2010. Click on the image for better reading.
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Cais da Siderurgia

Imagens de um cais do porto de Lisboa pouco conhecido: o cais da Siderurgia Nacional, situado na margem poente do rio Coina.
Trata-se de um cais desactivado há anos embora continue a ser importada sucata em navios short sea com destino à Siderurgia. Em vez de se descarregarem os navios directamente neste cais, como aconteceu durante muitos anos, actualmente descarregam-se os navios no cais do Lavradio e depois transporta-se a sucata em camiões. Passam-se coisas muito estranhas neste nosso paraíso "marítimo portuário".
Imagens registadas a 11 de Junho de 2010 a partir do lugar da Azinheira Velha.
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No Tejo a bordo da ANA PAULA

Manhã de Santo António bem passada no Tejo a bordo da canoa ANA PAULA, do Prof. Carvalho Rodrigues e da "sua" MARINHA DO TEJO. Um evento a que esta entidade se associou em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e a Marinha de Guerra Portuguesa, que cedeu a sua Doca para atracação das embarcações do Tejo.
Mais fotografias em LISBOA ENTRE CABOS
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MARINHA DO TEJO em dia de Sto. António

A Marinha do Tejo esteve em Lisboa a comemorar o Santo António e ao mesmo tempo o dia europeu do vento, que passa no dia 15 de Junho próximo.
Tratou-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa e da Marinha do Tejo que proporcionou passeios no Tejo a cerca de 500 lisboetas, com partida e chegada à Doca da Marinha, antiga Doca da Alfandega. Estão de parabéns as diversas entidades associadas a este evento
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