Friday, October 28, 2011

Cais da Fundição e paquete NIASSA

Vista panorâmica do cais da Fundição a partir de Santa Luzia, numa imagem do final da década de 1950.
Em destaque atracado ao cais privativo da Companhia Nacional de Navegação vê-se o paquete NIASSA (1955-1979), construído na Bélgica. O navio apresenta os mastros castanhos e o casario creme, à semelhança das cores adoptadas pela Sociedade Geral e que foram também aplicadas aos navios da Nacional após o Grupo CUF ter conseguido o controlo accionista da CNN por razões de economia. A imagem dos navios da CNN não beneficiou com estas cores e na década de sessenta introduziram-se diversas alterações, a primeira das quais consistiu em se voltar a pintar o casario dos navio de branco, passando os mastros a serem também brancos a partir de 1963. 
Atracado por vante do NIASSA pode ver-se um dos cargueiros da CNN construídos ao abrigo do Despacho 100, o ROVUMA ou o MOÇAMEDES. Por bombordo do NIASSA distinguem-se os mastros das fragatas do Tejo dentro da doca do Jardim do Tabaco, que foi assoreada recentemente, dando lugar ao novo cais de navios de cruzeiros, cuja estação marítima falta agora construir.
Fotografia enviada por Nuno Bartolomeu. Autor desconhecido. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Paquete ALFREDO DA SILVA (1950-1973)

Navio de passageiros e carga ALFREDO DA SILVA, da Sociedade Geral, a entrar no porto de Leixões, numa imagem posterior a 1958, mostrando o navio depois das modificações introduzidas nesse ano para aumento da lotação de passageiros.
O ALFREDO DA SILVA foi o primeiro de quatro navios de passageiros construídos em Lisboa para a carreira de Cabo Verde e Guiné da Sociedade Geral. 
Em 1972 o navio passou a ser propriedade da Companhia Nacional que o vendeu em 1973 para ser desmantelado em Espanha.
Foto enviada por N. Bartolomeu. Autor desconhecido. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, October 26, 2011

Paquete PÁTRIA no cais da CCN

Cais da Rocha, em Lisboa, finais da década de 1960: atracado um pouco a jusante do cais privativo da Companhia Colonial de Navegação encontra-se o paquete mais antigo da empresa, o PÁTRIA de 1947, em vésperas de mais uma viagem a Angola e  Moçambique com escalas na Madeira, S. Tomé e Cidade do Cabo além dos principais portos de Angola e Moçambique. 
O navio apresenta pintura nova e está a receber carga geral e bagagem dos passageiros, rodeado de fragatas e batelões. No dia da largada o PÁTRIA irá correr pelo cais até se posicionar na Estação Marítima da Rocha para embarcar os passageiros e sair rumo ao Funchal numa viagem até Porto Amélia, em repetição de uma rotina que se prolongou de Janeiro de 1948 até 1973, quando foi vendido para sucata na ilha Formosa.
Duas pequenas questões associadas às bandeiras visíveis na fotografia: na proa flutua a bandeira do município de Lisboa, porto de registo do navio, seguindo uma tradição igualmente adoptada por muitas companhias de navegação da Alemanha; na verga de sinais do mastro, a BB está içada a bandeira da Colonial - enquanto o PÁTRIA içava a bandeira da companhia no mastro de vante, o seu irmão IMPÉRIO içou sempre a bandeira da CCN a tope no mastro de ré.
Fotografia de autor desconhecido enviada por Nuno Bartolomeu. Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, October 25, 2011

SANTA APOLÓNIA SHIPPING

Lisbon shipping scene on the afternoon of 25 October 2011 showing the Santa Apolónia container terminal and several ships at their respective berthes including INSULAR and RUBY to the left.

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Saturday, October 22, 2011

O mais belo paquete do rio da minha aldeia

O mais belo paquete do rio da minha aldeia tem o nome da capital da ilha mais bela da minha vida. 
No porto dessa cidade insular embarquei pela primeira vez nesse paquete belo que hoje como há 50 anos se chama FUNCHAL. Foi em Setembro de 1963 e fiquei encantado.
É lindíssimo o FUNCHAL. A beleza das sua linhas exteriores é inconfundível e os trabalhos de renovação a que está a ser sujeito atracado à velha ponte-cais da Matinha estão a torná-lo num verdadeiro iate de cruzeiros, com uma outra beleza, a de serem as suas viagens de sonho acessíveis a todas as bolsas com uma relação qualidade - preço difícil de igualar. 
Não vejo a hora de voltar a embarcar no FUNCHAL e desfrutar dos encantos do Mar e de destinos exóticos a partir dos seus esbeltos tombadilhos... Fotografias de Outubro de 2011 mostrando o FUNCHAL a brilhar no sol da tarde de mais um dia no Tejo.
Que bonito que é o mais belo paquete da minha vida.





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Um cruzeiro fluvial no S. PAULUS

Lisboa ganha uma dimensão eterna quando observada a partir do Rio Tejo e para esse efeito não há melhor plataforma que um Cacilheiro. As carreiras regulares de Cacilheiros, em especial as que unem o Cais do Sodré a Cacilhas e Belém ao Porto Brandão à Trafaria são excelentes possibilidades, em especial atendendo ao seu baixo preço, mas a melhor opção é o circuito turístico diário mantido pelo S. PAULUS com largadas do novo terminal do Terreiro do Paço pelas 15 horas, de 1 de Abril a 31 de Outubro. O S. PAULUS é o mais bonito e cómodo dos Cacilheiros que constituem a frota da Transtejo actualmente e antes de ter sido adquirido em 1996 pela nossa empresa de transportes fluviais, passeava turistas em Hamburgo com o nome ST. PAULI. O itinerário é o mais completo dos que operam actualmente no Tejo, cobrindo toda a margem Norte do Parque das Nações até à Torre de Belém...
Uma aventura a não perder até dia 31, que para o ano que vem poderá já não haver cacilheiros.
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COSTA MEDITERRANEA in Lisbon

COSTA MEDITERRANEA departing from Lisbon on 17 October 2011 on one of her regular Fall cruises from the Mediterranean.
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MONTE DA GUIA de largada para os Açores

Porta-contentores português MONTE DA GUIA fotografado a 21 de Outubro de 2011 a sair de Lisboa em mais uma viagem aos Açores. 
A carga não é muita, efeito da crise e do facto de três operadores manterem saídas regulares semanais...
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SILVER SPIRIT leaving Lisbon

The cruise ship SILVER SPIRIT leaving Lisbon on 21 October 2011 at the start of a transatlantic positioning cruise with calls in Madeira, the Canary Islands and the Caribbean...

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Friday, October 21, 2011

Novo livro do Cte. Rodrigues Pereira

Foi ontem apresentado no Museu de Marinha e Lisboa mais um livro da autoria do Sr. Cte. José António Rodrigues Pereira.
O tema da nova publicação que o BNM recomenda vivamente é a Batalha Naval do Cabo de S. Vicente.
Parabéns ao ilustre Autor.
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A LEVE BELEZA DA IGNORÂNCIA


FUTURO DE PORTUGAL ESTÁ NO MAR?

«Coisa para entreter”, diz Miguel Beleza

O economista, convidado como orador, advogou que a banca tem um papel principal na economia, mas que deve estar saudável para isso acontecer e tal passa por ter depósitos.


Miguel Beleza, que falava sobre o tema "macro-desígnios para Portugal em 2020", escusou-se a fazer previsões já que "a capacidade de previsão dos economistas é extraordinariamente baixa, quer a curto, quer a longo prazo" e ironizou que a única previsão que faria é que "o Futebol Clube do Porto continuará a dominar o futebol
português em 2020", numa alusão à sua paixão pelo clube nortenho.


No entanto, o economista alertou para algumas inquietações, como por exemplo, criticando aqueles que afirmam que programa de ajustamento não estimula o investimento. "Claro que não. A ideia não é essa. Temos primeiro que pagar aos nossos credores e ir fazendo uma coisa ou outra nesta matéria (do investimento)".


Outra das inquietações tem a ver com a ideia "errada de se ir buscar um D. Sebastião cada vez que estamos em dificuldades, como aqueles que dizem que o futuro de Portugal é o mar", disse, acrescentando que são "coisas para entreter as pessoas e que não nos leva a lado nenhum".
Recorde-se que esta é uma das apostas defendidas pelo Presidente da República Cavaco Silva como motor para a economia nacional.


A QUESTÃO DO ATLÂNTIDA


O secretário de Estado da Defesa, Braga Lino, diz que o transporte entre ilhas vai custar 21 milhões em três anos. Um “prejuízo para os contribuintes”.
O secretário de Estado da Defesa, Paulo Braga Lino, diz que os Açores estão a "delapidar recursos públicos" e a "prestar um pior serviço aos utentes" com a recusa em adquirir o navio Atlântida acabado de construir nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 2009 e destinado ao transporte de passageiros entre ilhas. Há dois anos que a embarcação, considerada "luxuosa" pelo actual Governo e que custou 46,5 milhões de euros, está sem destinatário final após a recusa do Governo Regional dos Açores em fechar o contrato, alegando a entrega fora de prazo e uma velocidade abaixo do contratado."Tanto quanto sabemos, os navios que estão a fazer este serviço neste momento nos Açores, têm contrato para três anos no valor total de 21 milhões de euros", lamenta Braga Lino. "Estamos a falar de um navio com um valor de 46,5 milhões e estão a pagar 21 milhões de euros pelo serviço. Independente disso, um euro que fosse seria muito dinheiro, porque estão a delapidar recursos públicos, a prestar um pior serviço aos utentes, o que se em qualquer momento seria grave nas circunstâncias em que o País vive é muitíssimo grave mesmo", acrescenta. 
Segundo o governante, a questão central do prejuízo provocado pela não aquisição do Atlântida "é a dos utentes". "Naturalmente que o prejuízo dos contribuintes também, mas em particular o dos contribuintes dos Açores", refere Braga Lino. Um navio para o qual o secretário de Estado diz haver já "três potenciais interessados ou candidatos, sendo que um deles já o visitou há dias", embora mantenha férrea a vontade de não revelar nada enquanto a Empordef, empresa responsável, não tiver uma carteira de encomendas concreta. 

Texto de Miguel Costa Nunes publicado aqui. Imagem de Luís Miguel Correia
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N/M BRAGANÇA de 1948

Uma bela imagem do primeiro dos quatro navios de carga da classe B da antiga Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes, empresa de navegação associada à Companhia União Fabril e fundada em Lisboa em 1919.
O BRAGANÇA fazia parte de uma frota de 20 navios construídos depois da segunda guerra mundial para a Sociedade Geral ao abrigo do Despacho 100. 
Com 7.000 toneladas dw, o BRAGANÇA navegou até 1974, ano em que foi vendido para demolição em Espanha. Era gémeo dos navios BRAGA, BELAS e BORBA. Fotografia de autor não identificado retirada do site Shipspotting.
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Steam tug HERCULES

There is beauty in this coal fired steam tug photographed underway by Hans Hoffman on 2nd October 2011.
HERCULES was built in Holland in 1915. See more information on her here.
It obvious that this tug is the result of successful preservation efforts...Great...
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Saturday, October 15, 2011

Dia de S. Vapor no Tejo


Lisboa, 15 de Outubro de 2011: com 5+1 navios de cruzeiros em porto, os terminais de passageiros de Lisboa registam mais um autentico "dia de São Vapor" para usar um termo caído em desuso mas que traduz muito bem a movimentação de forasteiros emprestada à cidade pelos navios visitantes.
A Alcântara chegou ontem à tarde o AIDABLU enquanto na Rocha está atracado, igualmente desde ontem, o AZAMARA JOURNEY, ambos com escalas de um dia para o outro. Esta madrugada chegaram os navios EMPRESS, BRAEMAR e SAGA PEARL II. Na Matinha, continua o FUNCHAL, que há exactamente 50 anos largou do porto dinamarquês de Elsinore na viagem de entrega para Lisboa...


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MARCO POLO

Esteve mais uma vez no Tejo, a 13 de Outubro de 2011, o paquete MARCO POLO, o maior dos sobreviventes da antiga frota de navios de passageiros soviéticos, para quem foi construído em 1965 com o nome ALEXANDR PUSHKIN na Alemanha Oriental.
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Doca de Alcântara






Sempre bonita a Doca de Alcântara e os navios e embarcações que acolhe actualmente. A luz de Outono acaba de regressar nestas imagens registadas a 12 de Outubro de 2011.
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Friday, October 14, 2011

Uma muito boa notícia

Lisboa, 14 de Outubro de 2011: É uma notícia muito boa para quem, como eu, se dedica de corpo e alma a conceber e publicar livros sobre os navios e o mar - no actual ambiente de dificuldades extremas, o Governo de Pedro Passos Coelho anunciou que o IVA para os livros será mantido em Portugal à actual taxa de 6 por cento.
Uma medida sensata que denota a grande sensibilidade do Governo para este assunto e em especial por parte do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Francisco José Viegas. Parabéns a quem de direito e em especial a todos os bibliófilos e amigos dos navios e do mar impressos em papel encadernado.
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Wednesday, October 12, 2011

Paquete misto RITA MARIA

Embora a Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes fosse principalmente uma empresa de navegação vocacionado para o transporte de carga, a maioria dos seus cargueiros tinham bons alojamentos para alguns passageiros e depois da segunda guerra mundial foram construídos para a SG diversos navios mistos de passageiros e carga, um dos quais foi o RITA MARIA que aqui apresentamos numa fotografia de autor desconhecido a entrar o porto de Leixões no final a década de 1950, antes de ter sido ampliado o seu casco em 1959.
Além do RITA MARIA, que tinha acomodações para 70 passageiros, a frota da SG possuía os paquetes mistos ALFREDO DA SILVA, ANA MAFALDA e MANUEL ALFREDO, tendo em 1966 sido comprado à companhia israelita Zim o paquete Amélia de Mello, de 10.000 TAB e capacidade para 320 passageiros, para fazer a carreira de Angola.
A 1 de Janeiro de 1972 a frota da SG foi integrada na da Companhia Nacional de Navegação, terminando assim 52 anos de actividade da Sociedade Geral. Quanto ao RITA MARIA, foi retirado do serviço em 1977 e transformado em batelão para serviço no Tejo.
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ANTONELLO DA MESSINA

Italian passenger roro ferry ANTONELLO DA MESSINA berthed in Palermo, Sicily Island, in September 2009 

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Espírito Marítimo

Dizia-me há dias esta criatura sábia não entender como é que em Portugal se despreza tão profundamente o Mar.
A razão profunda dessa atitude residirá na ignorância, essa atitude plena de falta de saberes tão simples que dela não têm consciência os seus activistas.
O problema é que uma das matrizes dessa ignorância institucional é a negação da necessidade de se informarem e de aprenderem. Essa insuficiência não lhes limita as decisões e nos campos do Mar é o que se continua  a ver, os campos na mesma embalagem do Mar oficial, agricultural e governamental.
O Mar oficial hoje é governado por pessoas muito simpáticas e empenhadas em alargar o nosso mar para além das próximas gerações. O problema é se com a concretização da tal plataforma atlântica que queremos só nossa se descobrem efectivamente riquezas viáveis. Teremos aí os nossos parceiros europeus ricos e credores a tratar Portugal como no tempo do Mapa Cor de Rosa...
Há que pensar o mar com realismo, seriedade e objectividade e nesse ponto que tal começar por encarar as necessidades mais básicas do momento em termos dos vários mares: a MARINHA MERCANTE, a INDÚSTRIA NAVAL, as PESCAS, a CULTURA MARÍTIMA, a DEFESA... Tudo isto é economia do Mar, sangrada diariamente com o pagamento aos estrangeiro de fretes e serviços de navios estranhos por termos abdicado de ter navios e navegações próprias mesmo para as necessidades mais óbvias como assegurar com meios portugueses as nossas importações de crude ou o abastecimento de combustíveis às Ilhas... Há que inverter o actual zero marítimo e não é isso que se vê da parte dos responsáveis pela política do mar...
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