Wednesday, March 30, 2011

FERRARI of the SEAS

What a beauty, the Italian Line flagship MICHELANGELO (1965-1975), seen here underway racing towards New York... In true fact, she is not exactly New York bound yet, as this image was taken on her sea trials, note the A flag meaning (back in 1965) - ship undergoing sea trials...
One of a series of B&W photographs sent in 1977 by the Roma office of Finmare.
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Tuesday, March 29, 2011

Ponte de comando do paquete FUNCHAL

Ponte de comando do N/T FUNCHAL na sua forma original, em 1961. A fotografia que aqui aparece como capa da brochura de apresentação do navio produzida pela Empresa Insulana de Navegação e editada em 1963, foi tirada com o FUNCHAL atracado na entrada da Doca de Alcântara, no cais sul, junto à eclusa, onde o FUNCHAL atracou durante mais de quarenta anos, até a APL correr com o navio para cais inóspitos, na Trafaria ou na Matinha.
Reparem que logo na primeira janela da esquerda se distingue a chaminé do INFANTE DOM HENRIQUE atracado na Rocha. Voltando à ponte do FUNCHAL, do que a imagem mostra, só não me lembro da passadeira vermelha.
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SERPA PINTO na REVISTA DE MARINHA


Há mais de 40 anos que de máquina fotográficas na mão passo em revista os navios e o Tejo. Durante anos fazia a pé o percurso Janelas Verdes - Rocha - Alcântara nem sempre por esta ordem. Numa dessas patrulhas, ainda antes de ter o meu primeiro carro, apanhei o cargueiro SERPA PINTO a sair para a sua última viagem, curta por sinal, largando da Doca de Alcântara a 10 de Março de 1983 para fundear no Mar da Palha, onde permaneceria por mais de dois anos até ser vendido ao estrangeiro na sequência da liquidação da frota da CTM e CNN. Essa fotografia serviu de capa à edição de Outubro de 1983 da REVISTA de MARINHA, para a qual escrevi diversos artigos e o editorial dedicado à história do SERPA PINTO. Aqui fica essa recordação. Para leitura do texto basta fazerem click sobre a imagem para ampliar a mesma.
Outros destaques escritos por mim nessa edição: os artigos "Adquirido Navio de Passageiros para a carreira Funchal - Porto Santo", uma notícia comentada com 3 páginas e 3 fotos sobra a compra do catamaran INDEPENDÊNCIA na Noruega em Setembro desse ano e um artigo descrevendo "O novo paquete SCANDINAVIA" descrito em 4 páginas e 6 fotos. Mal sabia eu que ainda iria estar embarcado neste navio durante 5 semanas muitos anos depois, com o paquete a chamar-se ISLAND ESCAPE...
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Monday, March 28, 2011

Paquetes da Carreira do Oriente

Do meu livro PAQUETES PORTUGUESES, acerca dos paquetes ÍNDIA e TIMOR construídos em 1949-1951: 
"Um dos aspectos do Despacho 100 que na época se revestiu de maior significado político foi o estabelecimento da carreira do Oriente, pela Companhia Nacional de Navegação, com os paquetes ÍNDIA e TIMOR. A construção destes dois navios registou diversos atrasos, devido aos problemas laborais e à falta de matérias-primas com que se deparou a indústria naval britânica no período do pós-guerra. Apesar de encomendados em 1946, só a 1 de Abril e a 30 de Junho de 1949 é que se procedeu ao assentamento das quilhas do ÍNDIA e do TIMOR. Os lançamentos à água efectuaram-se a 17 de Janeiro e a 2 de Maio de 1950, tendo o ÍNDIA sido entregue à CNN a 14 de Fevereiro de 1951 e o seu irmão TIMOR a 19 de Junho do mesmo ano."
Fotografia do TIMOR embandeirado em Leixões, enviada pelo Amigo Sr. Nuno Bartolomeu (Autor Fotografia FOTO MAR , Matosinhos). 
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AMÉLIA DE MELLO no Funchal

Imagem do paquete português AMÉLIA DE MELLO fotografado no Funchal pela antiga Fotografia Perestrellos no dia 2 de Junho de 1966.
O navio foi comprado em 1966 à companhia israelita Zim para substituir o RITA MARIA na linha de Cabo Verde e Angola, que efectivamente assegurou de Abril de 1966 a Julho de 1971 quando foi imobilizado em Lisboa antes de ser vendido a interesses gregos no ano seguinte. Os paquetes portugueses da carreira da África Ocidental normalmente na viagem de regresso incluíam escalas no Funchal.
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ROYAL MAIL LINES 125th anniversary

Front and back covers of the house magazine of Royal Mail Lines and Pacific Steam covering the 125th anniversary of the old Royal Mail back in 1964.
One year later, in 1965 both companies lost their independence when Furness took over the Royal Mail companies and respective fleets. In less than ten years their traditional operations, routes and fleet were gone...
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Saturday, March 26, 2011

Navios portugueses

Navios Portugueses, de que precisamos sempre, para que o mar volte a cumprir-se entre nós.
O último reduto de navios portugueses é a Base Naval de Lisboa, no Alfeite, que serve desde 1939 de principal ponto de apoio aos navios da Marinha de Guerra Portuguesa, de que se mostram imagens de algumas unidades, fotografadas a 18 de Janeiro último...


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Friday, March 25, 2011

FUNCHAL new livery...

The Portuguese registered cruise ship FUNCHAL is undergoing a very extensive refit in Lisbon due to SOLAS new regulations and in order to upgrade her passenger and crew quarters.
This refit costing about 12 million Euros will enable the FUNCHAL to continue sailing the oceans world wide for many more years to come as off July 2011.
Steel hull plating has been extensively renewed already, and in May she returns to the NAVALROCHA drydock and the hull will be blasted, all old paint removed and a new livery applied: the FUNCHAL will have again a black hull and yellow funnel, in a very similar way to her original form back in 1961, as can be seen in this computer generated image. Please note the logo to be retained is the present one, it was not fitted to scale on the computer image.
With a "secret SOLASS recomendation" to have all cruise ships painted either white and blue or with dark blue hulls, it is  very interesting to see the FUNCHAL looking more classic than ever...
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Thursday, March 24, 2011

(Re)lançamento da FAINA MAIOR

"Por que não fazermos uma viagem dos anos 30, de barra a barra, no «Santa Mafalda», «Cruz de Malta» ou no «Santa Joana»?  O mito do bacalhau... a dureza do bacalhau..." 

Começa assim o livro FAINA MAIOR - A Pesca do Bacalhau nos Mares da Terra Nova,  um clássico da literatura marítima portuguesa de finais do século XX, assinado pelo saudoso Capitão Francisco Marques e pela Dra. Ana Maria Lopes, que saiu em 1996 e esgotou há muito.
É um livro maravilhoso, bem escrito, bem ilustrado, bonito de ver e a fazer sonhar embalado pela aspereza do mar a bordo desses lugres da frota branca, que na década de 1930 ainda não fora promovida a "white fleet".
É um livro que nos dá em cada frase a candura das barbas brancas e sabedoria ilimitada do Capitão Marques, que parece estou a ver com a sua enorme simplicidade à popa do CREOULA, e  os testemunhos entremeados de dedicação de investigadora de alma e coração que é Ana Maria Lopes.
Está lá tudo o necessário para 110 páginas de mar preto e branco com todas as cores da epopeia do bacalhau. Com simplicidade, sem toques moralistas de outros cronistas político-bacalhoeiros da nossa praça. E digo está lá tudo porque o livro acaba de ser re-editado e vai ser apresentado no Museu de Marinha de Lisboa no próximo dia 31 de Março. 
O convite é para todos, e comprem o livro, antes que se esgote...
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SOUTHERN CROSS em Ponta Delgada

Cruise ship SOUTHERN CROSS berthed in Ponta Selgada, Azores Islands, on a cruise operated by CTC of London.
Built in Italy as P&O first cruise ship SPIRIT OF LONDON (1972), she was later the MAJESTIC and afterwards the FLAMENCO.
In 2010 she was broken up in Alang.
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TEJO EM ANÁLISE




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Recordando o ILHA VERMELHA

Duas imagens do ILHA AZUL fotografado na Ilha Verde, mais precisamente no porto de Ponta Delgada a 29 de Setembro de 2006.
O navio tinha ainda o casco vermelho com que veio da Grécia para substituir o GOLFINHO AZUL...
Mais tarde teve a pintura substituída por casco azul para fazer jus ao nome. Entretanto passou por dois anos de inactividade no porto de Aveiro antes de chegar a Lisboa no passado dia 18 para ser docado na Navalrocha e entregue ao novo armador de Cabo Verde. A largada para a Praia está prevista para Abril... 
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Tuesday, March 22, 2011

Doca de Alcântara Setembro de 2005



À medida que vamos sentindo passar o tempo e o anos apercebemos-nos de quão preciosa é essa grandeza chamada tempo. É o que sinto ao olhar estas fotografias, tiradas na Doca de Alcântara, em Setembro de 2005. Quanta coisa mudou na maior doca de comércio do Porto de Lisboa desde então: a Fragata D. FERNANDO SEGUNDO E GLÓRIA ainda lá estava, embora sem os mastaréus, no canto norte à entrada ainda se viam navios de carga em reparação... 
Nestes mais de cinco anos muita coisa mudou e falta saber até que ponto foi para melhorar o local. Os guindastes MAGUE foram desmantelados, os edifícios da antiga Companhia Colonial demolidos, a estação marítima desactivada, o terminal de contentores expandido e todo o espaço tornado mais árido num sinal de tempos de mudanças cada vez mais rápidas...
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As últimas viagens do LIMA

Construído em 1907 em Inglaterra para a companhia alemã HAPAG, com o nome WESTERWALD, o LIMA recebeu este nome em 1916 após requisição pelo Governo português. Foi o primeiro navio dos Transportes Marítimos do Estado a ser vendido, tendo sido comprado pela Empresa Insulana de Navegação em Dezembro de 1922 para substituir o FUNCHAL (I) na carreira das Ilhas.
Em Novembro de 1961 foi substituído no serviço de passageiros e correio da Insulana pelo então novo FUNCHAL (II), continuando a operar, principalmente como navio de carga, embora tivesse continuado a transportar passageiros sempre que necessário. Foi retirado do serviço finalmente em 1968, efectuando um cruzeiro de despedida de Lisboa às Berlengas a 9 de Junho que seria a viagem nº 550.
Regressado ao Tejo o LIMA permaneceu imobilizado e em Setembro a EIN adquiriu à CNN o LÚRIO que se passou a chamar FAIAL o qual veio efectivamente substituir o LIMA em termos definitivos.
Acontece que o velho paquete tinha alma eterna e ainda voltou aos Açores, na viagem nº 551, saindo de Lisboa pela última vez a 24 de Outubro de 1968. Fez escalas nos portos de Setúbal e Leixões e nos Açores esteve na Graciosa (Santa Cruz), na Praia da Vitória,e Ponta Delgada, concluindo uma carreira extraordinária de 61 anos de mar ao entrar em Lisboa pela última vez no dia 21 de Novembro de 1968. Seguiu-se a venda a um sucateiro de Alcântara que, diz-se ter enriquecido com o desmantelamento do LIMA no cais de Xabregas, em 1969, tal a quantidade de bronze, cobre e metais valiosos que havia a bordo. O último Chefe de Máquinas do LIMA reformou-se com a venda do navio e alguém me contou um dia que sem dizer nada em casa todas as tardes se metia no seu automóvel e estacionava no cais de Xabregas horas a ver o fim triste do seu paquete...
Fotografia do LIMA com o aspecto final após modernização em 1946 enviada simpaticamente por Nuno Bartolomeu. A velha Empresa Insulana de Navegação poucos anos sobreviveu ao LIMA: em Março de 1970 foi vendida pela Família Bensaude ao então major António Figueiredo, que havia herdado do Pai a Empresa de Tráfego e Estiva, que viria a transformar num grande grupo económico ligado ao mar. Em 1974, com a fusão com a Companhia Colonial de Navegação para formar a CTM - Companhia Portuguesa de Transportes Marítimos, acabou definitivamente a INSULANA, primeira companhia de navegação a comemorar um centenário de existência, em 1971. Passam 140 anos em Outubro próximo da partida da primeira viagem da Insulana, em Outubro de 1871, com o paquete ATLÂNTICO, aos Açores. Há que comemorar o acontecimento e a história da Insulana e da sua frota que esteve associada aos Açores e ao desenvolvimento das Ilhas durante 104 anos.
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Monday, March 21, 2011

JENNY ex-FUNCHALENSE de 1968

Imagem triste do antigo FUNCHALENSE de 1968 que durante mais de duas décadas fez a carreira Funchal - Lisboa, a ser desmantelado em S. Vicente.
A história deste elegante navio de carga e passageiros português e das cerca de 30 outras unidades que desde 1907 integraram a frota da Empresa de Navegação Madeirense vem inserida no livro EMPRESA DE NAVEGAÇÃO MADEIRENSE 1907-2007, cuja aquisição recomendamos vivamente.
Fotografia de Dicamus alegadamente referida a 2010.
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Mais dois postais da Mala Real

Mais dois postais relativos aos últimos paquetes da classe A introduzidos pela Mala Real Inglesa na carreira da América do Sul em 1959 e 1960, e que viriam a ser dos últimos paquetes mistos de passageiros e carga destinados a carreiras regulares de longo curso...
Postais enviados pelo Amigo do BNM  Sr. Michael Sutcliffe a quem agradecemos a colaboração motivada pelos posts recentes sobre a Royal Mail...
Além destes postais oficiais e do relativo ao ARLANZA igualmente em pintura, a companhia tinha um outro postal com uma fotografia a cores do AMAZON no canal da Mancha, que foi impresso em três versões diferentes, cada uma com o nome de cada um dos três Ás AMAZON, ARAGON e ARLANZA.

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Paquete FUNCHAL em modernização

O paquete português FUNCHAL está a receber importantes fabricos com vista à sua modernização e transformação num verdadeiro iate de luxo, por forma a conseguir um melhor posicionamento no mercado de cruzeiros internacionais, sector cada vez mais competitivo e exigente.
Denotando grande sensibilidade perante as virtudes únicas de paquete clássico que desde há alguns anos se associam ao belo FUNCHAL, a Classic International Cruises juntou a necessidade de actualizar o navio face às novas regras da convenção SOLAS 2010 com a criação de alojamentos mais luxuosos e acolhedores que vão ser apanágio do novo FUNCHAL.
Estamos a acompanhar a transformação do FUNCHAL, a decorrer em Lisboa até ao final de Junho, apresentando hoje diversas fotografias dos trabalhos de modernização. Imagens registadas a 19 de Março de 2011.

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Sunday, March 20, 2011

PROTESTO DE MAR E RIO

Esta imagem do paquete FUNCHAL atracado à ponte-cais da Matinha, no Porto de Lisboa podia traduzir uma qualquer escala do navio em cruzeiro num porto exótico algures no Sul.
Infelizmente o tema desta mensagem é menos agradável: vandalismo.
Não se trata do navio, que está em boas mãos desde há mais de 25 anos. Refiro-me ao candeeiro em primeiro plano, que faz parte de um conjunto colocado ao longo de toda a ponte. Acontece que alguém foi lá e nos roubou e desrespeitou a todos, apropriando-se indevidamente de toda a instalação eléctrica, fios, etc... Se calhar um destes dias volta lá e leva os candeeiros. 
Sinto-me desrespeitado, ninguém tem o direito de fazer uma coisa destas. O que fazer caso se apanhe  algum responsável? Desculpá-lo tendo em consideração eventuais traumas de infância? Ou aplicar a lei islâmica e dizer ao monstrinho: dá cá a mãozinha, agarrar num facalhão e.... choppp-choppp...????
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Saturday, March 19, 2011

MARINHA PORTUGUESA COM NOVA ESQUADRILHA DE VOLUNTÁRIOS

A Base Naval de Lisboa, no Alfeite é cada vez mais uma infraestrutura portuária aprazível, apesar das restrições impostas pelas suas características militares. 
Reconhecendo essa particularidade e as virtudes e tradições do ramo mais antigo das Forças Armadas portuguesas, a mãe natureza acaba de prestar uma homenagem espontânea muito especial à Marinha e aos nossos Navios e Marinheiros, ao destacar inesperadamente para as águas da Base Naval uma esquadrilha voluntária inédita composta por unidades móveis brancas   muito discretas da nova classe CISNES DO ALFEITE.
É verdade, há dias apareceu uma família de cisnes no Alfeite e ao que parece ficaram seduzidos pelo ambiente local e não largaram mais os navios e o contacto com as guarnições, atentas e sensíveis a estes patos magníficos. O BLOGUE DOS NAVIOS e do MAR foi ao Alfeite em reportagem e aqui fica o testemunho...


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Thursday, March 17, 2011

50 ANOS DO FUNCHAL

Fotografia do paquete FUNCHAL durante as provas de mar efectuadas em águas dinamarquesas a 7 de Outubro de 1961 dias antes de trocar a bandeira da Dinamarca pela de Portugal.
Na altura o FUNCHAL destinou-se à carreira das ilhas atlânticas - Açores, Madeira e Canárias e a viagem inaugural teve início em Lisboa a 4 de Novembro de 1961 - uma viagem ao Funchal, Ponta Delgada, Horta e Angra do Heroísmo.
Passados 50 anos, o FUNCHAL está em Lisboa a ser totalmente remodelado para voltar a ser um paquete de luxo. Último sobrevivente da antiga frota portuguesa de navios de passageiros, que no seu auge em 1966-68 chegou a ter 26 navios em actividade, o FUNCHAL é hoje reconhecido em todo o mundo como um navio de cruzeiros de características únicas. Graças ao espírito de iniciativa do Sr. George Potamianos, cuja ligação ao nosso FUNCHAL remonta a 1975, foi possível quando da liquidação da CTM pelo Estado Português em 1985 manter em Portugal a operação do navio e o seu nome e prestígio. Passados todos estes anos, o armador G. Potamianos está a remodelar e actualizar o FUNCHAL para que possa continuar a operar ao abrigo das novas disposições da convenção SOLAS, permitindo ao navio muitos mais anos de vida, com o nome original e a bandeira portuguesa de sempre à popa. Obrigado Sr. Potamianos, por tratar o legado histórico e marítimo associado ao FUNCHAL melhor que nós próprios.
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Tuesday, March 15, 2011

CAP SAN DIEGO at Blohm & Voss


On 14 March 2011, the CAP SAN DIEGO - docked in the floating dock 16. The "old lady" is being repaired by the Blohm + Voss Repair not only with a new exterior paint, but also the marine engineering is being brought up to date: engine, cargo gear, hatch covers and ventilation systems are the big issues, such as the sea chests and ballast system overhauled, cleaned, various tanks and new conserved, cylinder cover change, generators rewound, guy winches overhauled for the cargo gear, the windlass lifted and a new boiler fitted to the ship. A total of nearly 300 items on the yard list. After probably 11 days under the shipyard care the "White Swan of the South Atlantic" will shine then in a fresh new look and will be fit for the upcoming trips in German waters. 
With greetings from Hamburg, Holger Platzer
O CAP SAN DIEGO faz 50 anos em 2011 e tem um programa apetecível de viagem no rio Elba, canal de Kiel e Báltico. Quem me dera embarcar... Obrigado, Holger Platzer pela informação e fotografias.
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Sunday, March 13, 2011

Rolling Down to Rio

I've never sailed the Amazon
I've never reached Brazil;
But the Don and Magdalena,
They can go there when they will!
Yes, weekly from Southampton,
Great steamers, white and gold,
Go rolling down to Rio
(Roll down - roll down to Rio!)
And I'd like to roll to Rio
Some day before I'm old!

I've never seen a Jaguar,
Not yet an Armadill
O dilloing in his armour,
And I s'pose I never will.
Unless I go to Rio
Those wonders to behold
Roll down - roll down to Rio!
Roll really down to Rio!
Oh, I'd love to roll to Rio
Some day before I'm old!

Roll down - roll down to Rio! - A magnificent poem by Rudyard Kipling published in 1902 in his book "Just So Stories". The DON and the MAGDALENA were two of Royal Mail beautiful mail steamers gracing the Atlantic ocean from 18939 to 1971. I was lucky to have been able to admire the final four Royal Mail liners in Lisbon and Funchal and I have missed them ever since ANDES left Lisbon on her final cruise in 1971. ARLANZA of 1960 was the final passenger liner built for the company. She traded on her intended London to Buennos Aires route only for about eight years. The shipping revolution and early globalization killed her...
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Friday, March 11, 2011

ROYAL MAIL LINES memorabilia

Front cover of Royal Mail Lines and Pacific Steam Navigation Company first joint house magazine published in 1959.
One of the greatest shipping concerns of the world in the first quarter of the twentieth century, Royal Mail and Pacific Steam were taken over by Furness in about 1965 and their activities were slowly reduced and the fleets disposed off in a matter of a few years.
Both companies had a long tradition in Portuguese waters with their South America regular lines.
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THOMSON DREAM beauty

All the beauty of a cruise ship can be seen onboard looking at all those details and ship forms and architecture...
Photographs taken onboard the THOMSON DREAM in Lisbon on 23 October 2010. 
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ROYAL MAIL LINES memorabilia

Launch of RMS AMAZON at Belfast Harland & Wolff shipyard on 7 July 1959 for Royal Mail Lines. She was followed by two sister, ARAGON and ARLANZA.

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Wednesday, March 09, 2011

Exemplo de EXCELÊNCIA

Dr. Aníbal Cavaco Silva, Presidente da República portuguesa hoje, 9 de Março de 2011, a bordo do N/E SAGRES:
"O navio escola SAGRES é um exemplo de excelência, um símbolo da ligação de Portugal ao Mar..."
Sua excelência encontra-se a almoçar com  um grupo de 50 jovens com experiência de liderança aos mais diversos níveis a bordo da SAGRES, tendo sublinhado iniciar o dia do seu segundo mandato presidencial realçando a importância primordial para Portugal do Mar e dos Jovens...
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PR visita SAGRES e GAGO COUTINHO



O Presidente da República Dr. Caváco Silva, toma hoje posse para o seu segundo mandato em Belém, em cerimónia oficial marcada para as 15H30 na Assembleia da República. Durante a manhã visita o navio oceanográfico NRP ALMIRANTE GAGO COUTINHO, almoçando a bordo do Navio-escola SAGRES no cais de Alcântara. Chega ao cais pelas 11h45 e embarcará na «Sagres» pelas 12h35, onde assinará o Livro de Honra. Partirá do Cais de Alcântara pelas 14h15 depois das honras militares.
Mantêm-se assim as tradições de visitas a navios portugueses por partes dos inquilinos do Palácio de Belém, com destaque para o saudoso Almirante-Presidente Américo Thomaz que sempre que podia fazia as suas visitas oficiais ao ultramar e estrangeiro a bordo de paquetes portugueses. Nessa missão foi utilizado o FUNCHAL por diversas vezes em viagens às Ilhas, Cabo Verde e Guiné e Brasil. O INFANTE DOM HENRIQUE e o PRÍNCIPE PERFEITO serviram de navios presidenciais em viagens a África. 
Curiosamente o actual presidente também viajou no INFANTE DOM HENRIQUE na década de 1960, quando seguiu para Moçambique em serviço militar.
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P&O Fleet meeting

Mar 07, 2011 - All seven ships in the P&O Cruises fleet are to dock together for the first time in Southampton next year. The vessels will come together in their home port for The Grand Event on July 3, 2012 as part of a year of celebrations in 2012.
The company will be marking the 175th anniversary of the Peninsular Steam Navigation Company being awarded the Admiralty contract to carry mail to the Iberian Peninsula and beyond.
Following the event in the port, each ship will depart on its own Grand Event cruise, forming a procession as they leave Southampton. Once in the open water, the ships will meet again, saluting one another before they sail to their various destinations.
The seven cruises will be heritage themed with special on board entertainment including a 175th Anniversary Gala dinner, heritage art display and guest speakers. A full world cruise prize draw will be held on each cruise and a total of seven passengers plus guests will be travelling in 2013. They are detailed in the company’s 2012-13 brochure which goes on sale on April 5.
The Grand Event Cruises are:
• An 11-night Atlantic Islands cruise on Azura starting at £1,149
• A 17-night Central Mediterranean cruise on Ventura starting at £1,699
• A seven-night Norwegian Fjords cruise on Oceana starting at £749
• A 14-night Norway and Iceland cruise on Arcadia starting at £1,549
• A17-night Baltic cruise on Aurora starting at £1,749
• A four-night cruise break on Oriana starting at £399
• A 21-night Central Mediterranean cruise on Adonia starting at £2,349
P&O Cruises’ managing director Carol Marlow said: “We are very excited to announce this special day. It will be a great celebration for P&O Cruises, our passengers and for the whole maritime world.
“Whereas the very first P&O ships plied their trades to the Iberian Peninsular and the Orient, P&O Cruises ships sail throughout Europe, the Caribbean, South America, Scandinavia, Mediterranean, Atlantic islands and on round the world cruises. What was once a national necessity is now a national pastime and is worthy of a grand celebration.”
Photo of a former P&O cruis ship of the 20th century, the ORIANA of 1960 at Ponta Delgada, Azores...

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