Friday, June 29, 2012

NRP D. JOÃO DE CASTRO

O navio-hidrográfico português D. JOÃO DE CASTRO (1941-1946) foi o primeiro a ser construído no Alfeite pelo Arsenal em 1939-1941. Era um navio a vapor com duas máquinas alternativa e 1100 toneladas de deslocamento. Teve uma vida curta, acabando por se perder em Cabo Verde por encalhe, em 1946.
Imagens reproduzidas de um livro francês intitulado MER ALBUM e editado logo a seguir à Segunda Guerra Mundial.
Olhando para este navio, pergunto se não se terá destinado a substituir o navio-hidrográfico CINCO DE OUTUBRO ex-iate real AMÉLIA?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Motor ship WILLEM RUYS

Another nostalgic advertisement published in "The Book of the Ship" with a famous post ar Dutch passenger liner, the WILLEM RUYS of 1947, built for the Indonesia colonial service and sold in 1963 to Italy.
She was then rebuilt in Palermo as the ACHILLE LAURO...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Navios em SALVATERRA...

Chama-se SALVATERRA E EU, mas é um blog cheio de navios e memórias muito interessantes sobre uma vida ligada à indústria naval e marinha de comércio. Vale a pena visitarem esta Salvaterra tão marítima. Aqui, assinada por João Celorico, que não tenho o prazer de conhecer para além dos seus escritos tão generosamente partilhados com este mar de desconhecidos que é a blogósfera...
Texto de /Text copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Harland & Wolff built

The shipbuilding firm of Harland & Wolff, whose main shipyard was located in Belfast, produced some of the best looking passenger liners of the past, including the magnificent RMS ANDES of 1939, designed for Royal Mail Lines.
Advertisement reproduced from "The book of the Ship", by A. C. Hardy, and published in London soon after the WW2.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, June 28, 2012

PRAIA DE SANTA CRUZ detido na Noruega

O arrastão português PRAIA DE SANTA CRUZ foi detido pelas autoridades norueguesas no passado dia 23 de Junho quando pescava no Ártico a leste de Svalbard. Os noruegueses suspeitaram dos registos de pesca apresentados pelo navio e determinaram a  sua condução para Tromso, para investigação. É a terceira vez que o nosso PRAIA DE SANTA CRUZ cai nas malhas da guarda costeira norueguesa, conforme refere a notícia que transcrevemos abaixo, publicada pelo jornal local Barents Observer. Com o peixe a ser cada vez mais um bem escasso, os países marítimos com meios de implementar jurisdição efectiva nas suas águas impõem os seus critérios à força. Cá em Portugal com as restrições de meios navais e outros, neste momento as nossas águas da ZEE devem ser particularmente atractivas para pescadorespiratas e outras maldades...
Eis a notícia sobre o nosso PRAIA vermelho:
"Portuguese trawler “Praia De Santa Cruz” again seized by the Norwegian Coast Guard suspected of under-reporting catch in the waters east of Svalbard. Is the trawler's intention to challenge Norway’s jurisdiction in the fishery protection zone around Svalbard?
The Coast Guard vessel “KV Sortland” seizure of the trawler last Saturday took place after inspectors
suspect under-reporting of more than 50.000 kilos of fish, mainly cod, but also haddock and catfish.
“Praia De Santa Cruz” was brought in to port in Tromsø where the police started its investigation
Tuesday morning. The Coast Guard patrolling the area east of Norway’s fishery protection zone around Svalbard had good reasons to suspicious when they boarded the Portuguese trawler in a regular inspection. “Praia De Santa Cruz” has two times earlier been arrested for underreporting fish catch in Arctic waters.
Last time was in 2010, also then for under-reporting of catch. A year before, in August 2009 the Coast Guard’s seizure of the trawler caused diplomatic meetings between Norwegian and Portuguese authorities. The trawler’s owners then got a fine of NOK 500.000 (€66.550) and the captain got a fine of NOK 100.000 (€13.310). Lisbon disputed Norway’s right to seizure “Praia De Santa Cruz” and in particular Norway’s jurisdiction in the fishery protection zone around Svalbard. When “Praia De Santa Cruz” now for the third time is brought in to port in Tromsø under suspicion of under-reporting catch from the waters around Svalbard, it could easily cause more diplomatic challenges between Oslo and Lisbon. Source : BarentsObserver"
Ver aqui uma bela reportagem do blogue RODA DO LEME sobre a saída do cais dos bacalhoeiros (Gafanha da Nazaré -Aveiro) do PRAIA DE SANTA CRUZ a 23 de Maio último, para a actual viagem.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, June 26, 2012

Dia da Marinha do Tejo

A Marinha do Tejo voltou a comemorar o seu dia com uma manifestação de vitalidade náutica muito significativa a 23 de Junho.
A cerimónia comemorativa do Dia da Marinha do Tejo decorreu no Cais das Colunas, em Lisboa e contou com a presença das mais altas individualidades, incluindo o Secretário de Estado do Mar, o Presidente da Câmara de Lisboa, o Almirante CEMA, a Comodora do Centro Náutico Moitense, Drª Raquel Sabino Pereira, o Professor Fernando Carvalho Rodrigues, muitos almirantes e cidadãos distintos ligados ao Tejo e às tradições dos Fragateiros... Após a cerimónia de assinatura do Livro de Registo de Navios da Marinha do Tejo, procedeu-se à travessia do rio em embarcações tradicionais até à Base Naval de Lisboa, no Alfeite onde decorreu um almoço convívio seguido de visitas a unidades navais.














Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Fragata CORTE REAL

Pormenores da fragata NRP CORTE REAL atracada na Base Naval de Lisboa a 23 de Junho de 2012...



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, June 25, 2012

NRP BÉRRIO

Navio-abastecedor da Marinha Portuguesa NRP BÉRRIO atracado na Base Naval de Lisboa no passado dia 23 de Junho de 2012.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ASSOCIAÇÃO NAVAL SARILHENSE

Associação Naval Sarilhense e Sindicato dos Fluviais celebram Protocolo
Iniciativa valoriza património do Município da Moita: A Associação Naval Sarilhense (ANS), o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante e a Associação para o Desenvolvimento dos Fluviais celebraram um Protocolo de Cooperação, que abre caminho para a “prossecução do Programa de Investigação sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo” que a ANS “está a levar a cabo com o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa”.
“O concelho da Moita se apresenta como o mais representativo em termos de embarcações tradicionais do Estuário do Tejo” – sublinhou João Lobo, presidente da Câmara Municipal da Moita.
A Associação Naval Sarilhense (ANS), o Sindicato dos Transportes Fluviais, Costeiros e da Marinha Mercante e a Associação para o Desenvolvimento dos Fluviais celebraram, nesta Terça-feira (dia 19 de Junho), um Protocolo de Cooperação, o qual visa: reforçar os laços de cooperação e amizade institucional; promover o intercâmbio de boas práticas, informação e saberes; e, desenvolver actividades em parceria.
A cerimónia de assinatura decorreu na Sede Social da ANS, tendo contado com a presença de representantes de vários órgãos da administração local, de associações e clubes náuticos, do Sindicato dos Fluviais e da Associação para o Desenvolvimento dos Fluviais.
Na abertura da cerimónia, André Fernandes – Presidente da Assembleia Geral da ANS – sublinhou “que este Protocolo se reveste de grande importância, tanto pelo seu simbolismo como pelo conteúdo. Isto porque representa o restabelecimento das relações entre duas instituições que têm na sua génese os Fragateiros do Tejo, mas também porque a comunidade Sarilhense sempre foi uma das mais representativas do Sindicato”. Acrescentou ainda que “o Protocolo vem abrir caminho ao desenvolvimento de iniciativas em parceria e possibilita o acesso da ANS ao Arquivo Histórico do Sindicato dos Fluviais, algo de valor inestimável para a prossecução do Programa de Investigação sobre Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo que esta associação está a levar a cabo com o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa”.
Por sua vez, João Lobo – Presidente da Câmara Municipal da Moita – salientou que o concelho da Moita se apresenta como o mais representativo em termos de embarcações tradicionais do Estuário do Tejo. Neste contexto, assinalou que este tipo de iniciativas que valorizam este património tem o apoio do Município, felicitando as entidades signatárias pela celebração do Protocolo.
Já Mário Pinto – Presidente da ANS – frisou que “esta Associação e o Sindicato dos Fluviais, antiga Associação de Classe dos Fragateiros, têm profundas raízes em comum. Como tal, este Protocolo vem-nos dar a responsabilidade de homenagearmos esse passado, desenvolvendo futuramente iniciativas em parceria, como sejam exposições, regatas, colóquios ou seminários”. Afirmou ainda que “o acesso ao Arquivo Histórico do Sindicato dos Fluviais é um marco importante para a nossa actividade de investigação, permitindo à ANS continuar a falar sobre as embarcações tradicionais com propriedade e conhecimento de causa”.
Por fim, Artur Toureiro – Presidente do Sindicato dos Fluviais e da Associação para o Desenvolvimento dos Fluviais – lembrou que este Protocolo “vem reforçar a actividade da Associação para o Desenvolvimento dos Fluviais, a qual procura precisamente contribuir para o enriquecimento das actividades lúdicas e recreativas dos seus associados”.

Friday, June 22, 2012

ÉVORA based in Lisbon

Portuguese passenger ship ÉVORA is now based in Lisbon for river Tagus cruising after several years at Setúbal.

The ÉVORA was purpose-built in Kiel in 1931 for the Portuguese Railways and operated between Lisbon and Barreiro until 1975. After many years laid up she was rebuilt for river cruising in 2004.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, June 21, 2012

CLIPPER Adventures

The Canadian Coast Guard is seeking almost half a million dollars in damages from the cruise ship MV CLIPPER ADVENTURER and its owners. The coast guard, through the federal government,
launched a lawsuit on Friday.
The ship ran aground near Kugluktuk, Nunavut, in August 2010 after hitting an uncharted rock shelf. The Coast Guard's Amundsen ship had to rescue the 128 passengers after the Clipper Adventurer's
crew was unable to dislodge the vessel.
The lawsuit says the damages are to prevent, repair or minimize pollution from the ship's grounding. The Coast Guard said that when the ship was grounded, 13 tanks aboard were breached. Some of those tanks held fuel, freshwater and sludge. Another Coast Guard ship, the SIR WILFRED LAURIER, was sent to the site to monitor the salvaging of the ship and the potential pollution from the accident. The lawsuit claims the rock shelf was a known hazard to mariners since September 2007. The owners of the CLIPPER ADVENTURER filed a lawsuit against the federal government last spring saying they should have been given more information about the hazard. Source : CBC from Shipping News clipping 173

Porto de Lisboa 1966

Mais uma imagem nostálgica do Porto de Lisboa na década de 1960. Fotografia de Horácio Novais tirada de cima da Ponte Salazar, muito provavelmente no ano da sua inauguração, em 1966.
Em primeiro plano a Doca de Santo Amaro e a Estação Marítima de Alcântara. Ao fundo, atracado à Estação Marítima da Rocha, está o paquete SANTA MARIA. No cais sul da Doca de Alcântara podem ser observados o paquete AMÉLIA DE MELLO, da Sociedade Geral, o cargueiro misto HORTA, dos Carregadores Açoreanos e um dos paquetes gémeos da Companhia Colonial, o PÁTRIA ou o IMPÉRIO.
No cais norte da Doca de Alcântara distinguem-se bem dois pequenos cargueiros estrangeiros, o PONTA GARÇA, dos Carregadores Açoreanos, o FUNCHALENSE (II) da Empresa de Navegação Madeirense, e o S. THOMÉ da Companhia Nacional de Navegação. Na Doca 1 do estaleiro da Rocha pode ver-se o cargueiro SOFALA também da Nacional, com os seus quatro grandes mastros e atracado ao cais de Santos consegue distinguir-se o paquete ANGRA DO HEROÍSMO da Empresa Insulana de Navegação. Não era habitual os paquetes grandes da Insulana atracarem a Santos, mas lembro de nesta época ter visto por diversas vezes (raras) o ANGRA ou o FUNCHAL em Santos...
Fotografia da colecção da Fundação Gulbenkian. Com tempo procurarei descobrir a data exacta desta imagem.
Texto de /Text by L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, June 20, 2012

Banda da Armada no Dia Mundial da Música

A Banda da Armada vai dar um concerto comemorativo do Dia Mundial da Música na Praça do Império, ao Museu de Marinha, amanhã dia 21 de Junho, pelas 18 horas.
Aproveite o concerto e já agora, vá mais cedo e faça uma visita ao melhor museu e marinha do mundo...
LMC

Tuesday, June 19, 2012

Regresso ao Mar

REGRESSO AO MAR foi durante muitos anos um dos títulos mais utilizados para adjectivar a política marítima do Estado Novo sob tutela do ministro da Marinha Américo Thomaz.
O muito glorificado regresso ao mar traduziu-se efectivamente num aumento da actividade marítima em Portugal, mas os objectivos de estabilizar essas actividades e enraizar o mar no imaginário colectivo dos portugueses nunca se atingiram, passando-se após 1974 à desmontagem dos mecanismos de fomento marítimo do regime da segunda república, por negligência, muitas omissões e bastante ignorância, numa catadupa de actos que levaram ao quase desaparecimento das actividades económicas ligadas ao mar entre nós.
Mas nem tudo está perdido, desde há uns anos que se movem verdadeiros cruzados da economia do mar embora ainda ninguém tenha percebido efectivamente aonde esse movimento nos levará e entretanto o céu ainda nos cai em cima, qual aldeia gaulesa falida. Mas a esperança não morre e lentamente regressamos à água do rio Tejo com um navio novo, de tráfego local, é certo, mas novo e de construção complexa e caprichada: o navio-tanque SACOR II que após anos de construção e acertos em pelo menos quatro estaleiros diferentes está finalmente a cumprir com a sua vocação de substituir o GALP RIO, ex-MELINA de 1968, vendido para Cabo Verde. Não é ainda um verdadeiro regresso ao mar, mas já se regressa ao rio. 
Fotografia do B/M SACOR II a navegar no Tejo a 17 de Junho de 2012.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Indústria Naval e Desmaritimização

Este fim de semana o aspecto do centenário estaleiro naval do Porto de Lisboa era este: vazio de gente e de navios.
As Docas 1, 2 3 e 4 vazias. No antigamente chamado "cais das carreiras"- o cais de aprestamento do tempo em que havia carreiras de construção onde se construíam cascos que eram lançados ao Tejo e acabados neste cais - notava-se a presença de uma draga belga PANTAGRUEL, e era tudo.
Num escrito brilhante o Grande Senhor da indústria naval em Portugal no século XX, José Manuel de Mello explicou a razão do insucesso da LISNAVE depois de tantos sucessos num sector vital para a remaritimização de Portugal: falta de competitividade face ao aparecimento de estaleiros de qualidade mais baratos e flexíveis que os nossos, em Malta, na Turquia, etc...
Como resolver este problema? Deixar morrer infraestruturas excelentes como o estaleiro da Margueira? E não há clister do Mar que nos valha, não...

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Ainda o ATLÂNTIDA

Viana do Castelo, 18 Jun (Lusa) - Os deputados da Comissão Parlamentar de Defesa visitam, a 26 de Junho, o ferryboat Atlântida, construído em Viana do Castelo mas ancorado na base naval do Alfeite desde Agosto, rejeitado em 2009 pelo Governo dos Açores.
A informação foi avançada hoje (1-06-2012) à Agência Lusa pelo presidente da Comissão Parlamentar de Defesa, José Matos Correia, que tinha apresentado esta proposta já em Janeiro e que chegou a apontar 19 de Junho como data para esta visita.
"O senhor presidente da Empordef comunicou-nos que vai acompanhar o senhor ministro da Defesa numa viagem a Marrocos e, por isso, decidimos adiar a nossa visita ao navio para dia 26 de Junho, pelas 15:00, porque a sua presença faz todo o sentido", explicou Matos Correia.
Aquele deputado propôs esta visita "no contexto" das audições feitas no início do ano à administração dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e da Empordef, empresa que gere todas as participações do Estado nas indústrias de Defesa.
"Face ao teor da audição" de Vicente Ferreira, presidente da Empordef, Matos Correia entendeu que poderia "ser útil" visitar o navio construído em Viana do Castelo.
"Esta visita servirá para os deputados se inteirarem da situação do navio. É essa a nossa função", admitiu o social-democrata, acrescentando que a iniciativa "não é a favor nem contra ninguém".
"Apenas uma tentativa de pôr a comissão a dar algum contributo para resolver o problema dramático dos ENVC", explicou.
Em declarações à Lusa, em Março, o presidente do Conselho de Administração dos ENVC adiantou que a empresa já gastou nove milhões de euros com o ferryboat "Atlântida", apenas na manutenção e seguros, após a rescisão do contrato por parte do Governo dos Açores, em 2009.
Ancorado há quase dez meses nos Estaleiros do Alfeite (28 de Agosto de 2011), o navio representa um custo anual para os estaleiros de 500 mil euros e em seguros cerca de 400 mil euros.
Além disso, a empresa tem custos anuais, relativos a encargos financeiros com o navio, de 1,3 milhões de euros.
Tudo isto eleva a factura total para 2,2 milhões de euros anuais, pelo que, segundo Jorge Camões, os ENVC já gastaram, em quatro anos, cerca de nove milhões de euros com o navio.
O navio, com capacidade para transportar 750 passageiros e 150 viaturas, foi encomendado aos ENVC pela empresa pública Atlânticoline, detida pelo Governo Regional dos Açores, por cerca de 57,5 milhões de euros, mas acabou por ser rejeitado em 2009 por uma diferença na velocidade máxima contratada.
Segundo os estaleiros, essa diferença - cerca de um nó à velocidade máxima -, provocaria um atraso de "cinco minutos" nas ligações inter-ilhas que o "Atlântida" deveria assegurar.
Através da Atlânticoline, o Governo dos Açores tinha encomendado aos estaleiros de Viana a construção dos navios "Atlântida" e "Anticiclone", que seriam utilizados na operação de transporte marítimo de passageiros entre as ilhas do arquipélago.
Na sequência dessa encomenda, o executivo açoriano já tinha pago 37,3 milhões de euros quando, em Abril de 2009, decidiu rejeitar o navio "Atlântida" por não cumprir os requisitos contratuais.
Essa decisão surgiu depois de terem sido conhecidos os resultados do teste de mar realizado pelo navio, durante os quais não conseguiu atingir a velocidade exigida no contrato.
Em Dezembro de 2009, as duas empresas públicas chegaram a um acordo que obrigava os ENVC a pagarem 40 milhões de euros, em várias prestações, estando ainda por liquidar uma verba de cerca de sete milhões de euros.
Com este acordo, em contrapartida, os ENVC passaram a ser proprietários do "Atlântida" e dos blocos de aço que já estavam construídos para o "Anticiclone". PYJ. Lusa/fim
Imagem / image copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Ainda o Porto e os Navios

Ainda o Porto de Lisboa e os Navios à volta de imagens ligadas à reconstrução do cargueiro francês VAUCLUSE na Lisnave Rocha em 1972.
A imagem que hoje apresentamos e que nos foi enviada igualmente por Nuno Bartolomeu data do dia 8 de Abril de 1972. Para além do cargueiro das Messageries, já com a proa ligada ao novo corpo central, podem observar-se diversos outros navios:
na Doca 2, a fragata NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO (docagem de 3 a 10-04-1972), na Doca de Alcântara, os paquetes FUNCHAL e ANGRA DO HEROÍSMO, da Empresa Insulana de Navegação e na Estação Marítima da Rocha, o saudoso paquete SANTA MARIA, que infelizmente só navegou mais um ano...
Another beautiful image of the Lisnave shipyard and Alcântara dock in Lisbon taken on 8 April 1972. The refit of VAUCLUSE is well underway and a Portuguese Navy frigate, the F481 NRP COMANDANTE HERMENEGILDO CAPELO is also being docked at Dock 2. Inside Alcântara Dock the two largest passenger liners of Empresa Insulana, FUNCHAL and ANGRA DO HEROÍSMO can be observed in the morning sunny light of Lisbon. Last but not the least, the magnificent passenger liner SANTA MARIA can be seen alongside the Rocha Passenger Terminal. She only had another year of full liner service to La Guaira and Port Everglades before a final sad trip to Kaoshiung, Taiwan in 1973.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, June 18, 2012

Porto de Lisboa: Abril de 1972

Porto de Lisboa visto de uma das gruas do estaleiro da Rocha, então sob administração da Lisnave, com o cargueiro francês VAUCLUSE em primeiro plano a ser alongado dentro da doca seca nº 1. 
Esta imagem foi tirada a 3 de Abril de 1972 da parte da tarde. Em segundo plano distingue-se a proa do paquete norueguês BLACK PRINCE atracado à Estação Marítima da Rocha enquanto o FUNCHAL está atracado ao cais da Lisnave dentro da Doca de Alcântara a terminar a reparação preparativa para a viagem presidencial ao Rio de Janeiro, iniciada a 10 de Abril de 1972. Atracado ao cais da CCN pode ver-se o paquete INFANTE DOM HENRIQUE e no cais da Estação Marítima de Alcântara distinguem-se os paquetes ingleses BRASIL STAR e ORSOVA.
O estaleiro da Rocha da Lisnave especializou-se na reconstrução de navios por alongamento dos cascos respectivos, tendo essa técnica sido concretizada pela primeira vez em 1959 com o paquete RITA MARIA da Sociedade Geral. Em 1972 efectuaram-se neste estaleiro os alongamentos (jumboizing) de quatro navios de carga geral da companhia francesa Messageries Maritimes, um dos quais foi o VAUCLUSE, que se pode observar na imagem e que esteve no estaleiro de 23 de Março a 26 de Abril de 1972.
Esta belíssima imagem, enviada por Nuno Bartolomeu retrata uma época em que eu passeava por estes cais praticamente todos os dias para ver os navios. Foi um período de grande movimento marítimo, com destaque para a derradeira fase de grande expansão da marinha mercante portuguesa.
Port of Lisbon on 3rd April 1972 with the Messageries Maritimes cargo liner VAUCLUSE undergoing a jumboizing operation inside the no. 1 dry dock at Rocha Lisnave shipyard. She was one of four sister ships jumboized by Lisnave in 1972.
Inside the Alcântara dock the passeger liner FUNCHAL is being refitted in order to sail to Rio de Janeiro with Portuguese President admiral Thomaz. Her hull has just been sandblasted and repainted in royal blue and her boilers have been refurbished. FUNCHAL sailed to Brazil on 10 April.
Alongside the Rocha Passenger Terminal the bow of BLACK PRINCE can be seen while Portuguese flagship INFANTE DOM HENRIQUE is at the CCN berth loading to sail to East Africa. Furthr donriver, at the Alcântara Passenger Terminal to British Passenger ships can be seen clearly: Blue Star Line's BRAZIL STAR and P&O's ORSOVA. Click on the image to enlarge it...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, June 15, 2012

Peace Boat's OCEAN DREAM



The maiden arrival in Lisbon on 15 June 2012 of the cruise ship OCEAN DREAM, operated by the Japanese organization PEACE BOAT. It is the first ever call in Lisbon of this ship, as she never called before under none of her previous names as TROPICALE, COSTA TROPICALE or PACIFIC STAR.
OCEAN DREAM is doing a world cruise and as just replaced the magnificent SS THE OCEANIC of 1965, which is on her way to be broken up in China...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FURNAS no Tejo

Porta-contentores português FURNAS, da Mutualista Açoreana fotografado na manhã de 15 de Junho de 2012 em lastro, em manobra de mudança de terminal no Tejo, a sair do cais da Rocha para Santa Apolónia para receber carga para os Açores...
Os porta-contentores da carreira das Ilhas são hoje o que resta da presença tradicional da Marinha de Comércio nacional - registo convencional - em operação regular no Porto de Lisboa. Assim é sempre um prazer ver os navios da Mutualista Açoreana, da Transinsular, da Madeirense e da Box Lines...


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia