Friday, November 30, 2012

PANERAI TRANSAT CLASSIQUE 2012

O Navio de Treino de Mar CREOULA vai dar a partida aos iates clássicos da regata transatlântica Panerai, em Cascais, no próximo Domingo, 2 de Dezembro, pelas 12H00. O CREOULA larga de Lisboa (Base Naval do Alfeite) pelas 9H00 de Sábado, dia 1 de Dezembro e "passa o fim de semana fundeado em Cascais, regressando à base no Domingo, com partida de Cascais pelas 14H00 e chegada ao Alfeite cerca das 17H00. Anexa-se informação oficial sobre a regata Panerai:
PANERAI CLASSIQUE YACHTS: http://www.transatclassique.com/
Douarnenez - Cascais - Start 22nd July - ETA to Cascais 26 to 29 July
Saint-Tropez - Cascais - Start 25 October - ETA to Cascais 29 October to 3 November
Cascais - Barbados - Start from Cascais 2 December 2012 - 12:00h
The Panerai Transat 2012 Classic is organized with the support of partners Clubs departures, arrivals and stopovers or with the support of many institutional and private partners.
Barbados Cruising Club
Barbados Yacht Club 
Clube Naval de Cascais
In 2008, the idea to race 24 classic yachts across the Atlantic was a bold one. But it paid off. After sailing more than 4,800 miles from the port of Douarnenez to the Caribbean island of St. Barts, the participants rewarded the organizers with their good humour and their enthusiasm. The Sparkman & Stephens yawl Stiren took the trophy and a legend was born.
The Panerai Transat Classique will be entering a new phase in 2012 with, in addition to the Atlantic seaboard event, a leg starting out from a Mediterranean port.
Saint-Tropez, well known as a rendezvous for the world's most prestigious yachts thanks to the regattas The Nioulargue and Les Voiles, is a natural starting point for an alternative warm-up run to Cascais in Portugal. After converging on Lisbon's sophisticated seaboard neighbour, the Atlantic and Mediterranean fleets will set out for that pearl of the Caribbean, Barbados, a destination that has inspired many a racing yachtsmen in search of adventure and discovery.
No doubt about it, the Panerai Transat Classique 2012 is going to be a vintage race!
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

AZURA saindo de Lisboa

Navio de cruzeiros britânico AZURA da companhia P&O Cruises, largando de Lisboa no final de mais uma escala no passado dia 29 de Novembro de 2012.
Gémeo do VENTURA (116.017 GT / 2008), o AZURA (115.055 GT / 2010) é o mais moderno dos actuais sete navios de passageiros que constituem a frota da P&O Cruises, parte do Grupo Carnival desde 2003.
O design do AZURA deriva do paquete GRAND PRINCESS (107.517 GT / 1998), que quando entrou ao serviço em 1998 era o maior navio de passageiros do mundo. Além do GRAND PRINCESS, a frota da Princess Cruises integra mais os seguintes navios da mesma classe: GOLDEN PRINCESS (2001), STAR PRINCESS (2002), CARIBBEAN PRINCESS (2004), CROWN PRINCESS (2006), EMERALD PRINCESS (2007), e RUBY PRINCESS (2008).
Entretanto está a ser construída em Itália uma nova classe de navios de 139.000 e 141.000 GT e 3600 Pax sendo os navios ROYAL PRINCESS e REGAL PRINCESS destinados à Princess Cruises, com entregas previstas para 2013 e 2014, e um terceiro navio, ainda sem nome, destinado à P&O com entrega para 2015.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

AZURA e AUGUSTO GIL

Perspectiva do cais novo do Jardim do Tabaco, com o navio de passageiros inglês AZURA atracado e o catamarã AUGUSTO GIL da Soflusa a chegar ao Terreiro do Paço em mais uma travessia do Barreiro. Está previsto o prolongamento do cais mais 140 metros para jusante, mas entretanto acabou-se o dinheiro. Imagem registada a 29 de Novembro de 2012.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, November 29, 2012

Lisboa porto de cacilheiros

Gosto de forma especial do Porto de Lisboa, do Tejo e dos seus navios. Navios que nestes dias recentes parecem arredados das água lisbonenses. Haverá muitas razões conjunturais e outras mais, mas olhar para os cais de Lisboa e quase não ver navegação é triste, no meio deste rio imenso. Rio imenso que não é um rio morto graças aos cacilheiros que lá vão persistindo no seu vai-vem pendular, embora mesmo estas criaturinhas também já tivessem conhecido dias mais movimentados.
Enfim, esperemos todos por tempos mais fartos. Fotografias feitas na tarde de 29 de Novembro de 2012.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Muito mais que um logotipo


A companhia de cruzeiros Pullmantur, filial espanhola da Royal Caribbean, apresentou oficialmente uma nova imagem corporativa, que passou por uma renovação para dar maior peso aos seus valores como marca. “É muito mais que um logotipo, transcende a barreira de algo meramente visual para converter-se num contingente de valores do grupo, e transmitir tudo aquilo que ele significa”, afirmou o Presidente e CEO do grupo, Gonzalo Chico Barbier. Trata-se da terceira imagem adoptada pela empresa desde que iniciou os cruzeiros regulares no Mediterrâneo em 2001 com o OCEANIC.
Segundo a VP de Vendas e Marketing do Grupo Pullmantur, Sonia Marqués, a nova marca é um reflexo da filosofia da companhia. Esta evolução, de acordo com a empresa, também procura aproximar os valores que diferenciam a Pullmantur nos mercados internacionais onde a empresa registou um forte crescimento nos últimos anos. 
A Pullmantur é uma empresa de cruzeiros simpática, com uma excelente relação qualidade versus preço, cuja actuação fez crescer exponencialmente o mercado de cruzeiros em Espanha. A empresa investiu igualmente no mercado português, onde chegou a posicionar em exclusivo um navio a partir de Lisboa, sem que o nosso mercado tivesse correspondido. Das diversas cores oficiais, a mais atraente e alegre foi a segunda, com as chaminés vermelhas e cascos brancos. Interessante a transcendência dos pressupostos filosóficos e de mercado face a uma alteração de imagem."Muito interessante" - referiu ao nosso blog M. Dupont; "Direi mais, muito interessante" - retorquiu por sua vez M. Dupond. "Blá, blá, blá", acrescentou o cãozinho Milu.
O novo emblema da Pullmantur parece-se muito com o da companhia V Ships, sucessora do grupo Vlasov, que detinha a Sitmar Cruises. Há cada coincidência neste mundo marítimo.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, November 28, 2012

Navios da PULLMANTUR mais feios

Para comemorar os dez anos como operadora de cruzeiros com navios próprios, a PULLMANTUR - filial espanhola do Grupo Royal Caribbean - decidiu mudar as cores aos seus navios que voltam a ter chaminés azuis e passam a ter os cascos igualmente pintados de azul. 
Francis Ferro acaba de fotografar o SOVEREIGN com as novas cores em Gibraltar e a minha opinião é que a mudança não favorece os navios ou a imagem da companhia. Pintar as chaminés e ou os cascos dos navios de cruzeiros de azul parece estar na moda este ano. Primeiro foi a SAGA CRUISES que resolveu aplicar à chaminé do SAGA SAPPHIRE um azul assimétrico e psicadélico que faz ressaltar as linhas do antigo EUROPA na vertente de porta-contentores, em detrimento da chaminé amarela que faz do SAGA RUBY um dos navios de passageiros actuais mais bonitos do mundo. 
Agora é a AZAMARA CRUISES a devolver o azul original ao casco dos seus dois RENAISSANCEs e a Pullmantur a azular os seus paquetes. 
Estes exercícios de falta de criatividade e compreensão da estética dos navios são no caso do SOVEREIGN ampliados pela aplicação incorrecta das novas cores e emblema. Para já o navio ficava mais imponente se a chaminé fosse toda pintada em vez da secção superior apenas. Depois, o novo emblema com ondas a recordar os passageiros que os navios balançam e abanam e podem provocar enjoos é patético de tanta originalidade, para além de que a sua aplicação no costado é muito grande. O azul do casco devia ter sido pintado um pavimento abaixo, o que teria destacado a graciosidade das linhas deste navio, com a popa a copiar a do NORMANDIE de 1935 e linhas curvas equilibradas. 
Uma pena esta deriva das companhias de cruzeiros para as chaminés e cascos azuis. Que saudades de cores mais diversificadas, os cascos cor de alfazema da antiga Union-Castle, o verde cruising green da Cunard, o amarelo côr de milho da Orient Line, e por aí fora. Nalguns destes casos uma boa alternativa ao azul seria o preto, por exemplo com uma risca vermelha, como têm os navios da Hurtigruten, ou amarela como estava programado para o FUNCHAL no final da sua reabilitação inacabada. Para mim, a pintura mais tradicional para os navios de cruzeiros continua a ser a mais apropriada: casco e casario branco, mastros e chaminés amarelas e linha de flutuação verde. Simples e bonito. E ainda por cima ecológico pois os navios de cruzeiros emigram habitualmente atrás do calor e em climas quentes os cascos brancos aquecem menos 3 graus celcius que os cascos escuros, o que implica maiores gastos com arrefecimento, ar condicionado, etc...
Texto de /Text by L.M.Correia. Photo copyright Francis Ferro.  Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tejo mágico

Uma manhã de Julho no rio, com a luz que transforma Lisboa na mais maravilhosa cidade dos navios e do mar...
Fotografias feitas a 9 de Julho de 2012. A ponte giratória da Rocha do Conde de Óbidos. O rebocador SVITZER SINES cruzando-se com o catamarã CARNIDE. O cacilheiro PALMELENSE frente ao Terreiro do Paço. O terminal de contentores de Alcântara-Rocha. A porta da Doca 1 do estaleiro da APL. A proa do lugre CREOULA...




Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, November 27, 2012

SUN PRINCESS in Lisbon

Princess Cruises' SUN PRINCESS leaving Lisbon on 4 July 2012 on her first call to the capital city of Portugal while doing a world cruise ith Australian passengers.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Ex-voto de navio dos TMEs

Um baptizado de um novo elemento da família e uma ida à sacristia recompensada pela descoberta de diversos quadros de ex-votos com navios, entre os quais este navio de passageiros e carga dos Transportes Marítimos do Estado não identificado. Alguém sabe de que navio se trata?
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, November 26, 2012

RYNDAM em Lisboa

Navio de cruzeiros de bandeira holandesa RYNDAM atracado ao cais avançado de Alcântara, em Lisboa, na manhã de 30 de Outubro de 2012.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SAGRES: 75º aniversário

No passado dia 30 de Outubro de 2012 o Navio-escola SAGRES comemorou 75 anos de vida, pois foi no mesmo dia no ano de 1937 que a SAGRES foi lançada à água em Hamburgo.
As comemorações decorreram em Lisboa no cais do Jardim do Tabaco onde o navio esteve atracado. Ver aqui mais informações sobre os 75 anos da SAGRES.


Fotografias do NRP SAGRES atracado em Lisboa no dia 30 de Outubro de 2012. Faltou o sol para dar mais cor ao aniversário.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

ATERRAGEM no Recife

A aproximação de um navio a terra e a entrada deste num porto denomina-se aterragem, conceito generalizado à navegação aérea, a aviação. Depois de atravessar o Atlântico em viagem de Las Palmas para o Recife, o navio de passageiros MSC MAGNIFICA entrou no porto do Recife na manhã de 8 de Novembro de 2012, apresentando-se algumas imagens da respectiva aproximação ao porto...



Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NORUEGA na NAVALROCHA

Navio de investigação das pescas NORUEGA atracado ao cais de aprestamento do estaleiro da Rocha, actual Navalrocha a 17 de Novembro de 2012 após anos imobilizado no Poço do Bispo. Foi considerado o abate deste navio e a sua substituição por um navio mais recente a adquirir em segunda mão na Noruega, que não se terá concretizado, tendo-se optado por reparar o NORUEGA.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, November 24, 2012

Remembering the QUEEN MARY

Continuing Bill Miller's 50 years of ship travel & taking photos of it all, this view of the Queen Mary dates from February 2004 & a meeting with John Malone in 2011 aboard the Queen Mary 2. Here's a recollection of that grand ship that was her predeccessor:
"My granddad survived the sinking of the Lusitania [in May 1915]. His name was Bernard Malone. We still have a life ring from Lusitania at our home in England," John Malone told me. John himself was a steward onboard Cunard in the 1960s --- aboard the Queen Mary as well as the Queen Elizabeth, Caronia, Carmania & Franconia. "The Queen Mary was always my personal favorite --- she had something special, maybe just a little added grandeur and even personality."
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia e W.H.Miller. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, November 23, 2012

LNG BORNO em Las Palmas

Navio transportador de gás natural LNG BORNO fundeado por fora do porto de Las Palmas a ser abastecido de combustível a 2 de Novembro de 2012.
Construído em 2007 e registado nas Bermudas, o LNG BORNO tem 97.874 GT e 82.030 toneladas DW.

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Lancha LUZ PONIENTE

Lancha dos "Prácticos" de Las Palmas de Grã Canária  LUZ PONIENTE fotografada à chegada a Las Palmas a 2 de Novembro de 2012, prestes a pilotar o navio MSC MAGNIFICA, em viagem posicional de Génova para Santos. A lancha dos Pilotos / Práticos é sempre o primeiro contacto local com o navio à chegada a bom porto...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Plataforma EIRIK RAUDE

Plataforma de perfuração de poços de petróleo EIRIK RAUDE, construida  em Dalian, China, em 2002, fotografada em Las Palmas de Gran Canária no dia 2 de Novembro de 2012. Informações aqui...


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Um site espectacular

Um site de referência espectacular dedicado aos navios de pesca dos Países de Leste no período dos regimes comunistas. Ver aqui
Durante muitos anos navios de diversas destas classes vinham a Lisboa fazer as suas reparacões.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, November 21, 2012

QUEEN VICTORIA in Lisbon

The Cunarder QUEEN VICTORIA leaving Lisbon on 19 November 2012. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

AIDABELLA leaving Lisbon

The cruise ship AIDABELLA photographed underway in Lisbon on 19 November 2012. 

Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

MAASDAM largando de Lisboa

Navio de cruzeiros holandês MAASDAM a sair de Lisboa na tarde de 18 de Novembro último.
O MAASDAM é o segundo de quatro navios gémeos da classe STATENDAM construídos em 1992-93 nos estaleiros italianos Fincantieri: STATENDAM, MAASDAM, RYNDAM e VEENDAM. Os cascos destes navios são semelhantes aos dos navios COSTA CLASSICA  e COSTA ROMANTICA, construidos igualmente pelo estaleiro Fincantieri.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SAGA RUBY refit at Bremerhaven


The cruise ship SAGA RUBY arrived in Bremerhaven on 15 November from Leixões (Oporto, Portugal), where her cruise was shortened for technical reasons and the passengers disembarked. SAGA RUBY is now at the Kaiser Dock under the attention of Lloyd Werft undergoing extensive class and maintenance work and repairs in order to keep her in tip top conditon for another 13 months of contiuous cruising under the classic livery of SAGA CRUISES before she is taken out of service on January 7 2014. Repairs include the renewal of pipe work, the maintenance of pump, valves and fire-fighting equipment, steel repairs and the repair of cracks to superstructure supports and windows. Other scheduled work includes the cleaning of 16 tanks, the exchange of a generator and the cleaning and conservation of the hull of the ship. On December 4, SAGA RUBY returns to cruise service once more. 
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia