tag:blogger.com,1999:blog-22551735.post5909709080058214396..comments2024-03-18T17:48:52.642+00:00Comments on SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR: Um grande estaleiro no coração da cidadeLUIS MIGUEL CORREIAhttp://www.blogger.com/profile/06568959735209943791noreply@blogger.comBlogger7125tag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-3313423884430244622010-05-11T10:27:28.900+01:002010-05-11T10:27:28.900+01:00O actual Funchalense 5 antes chamava-se Paritas-H ...O actual Funchalense 5 antes chamava-se Paritas-H (imo 93883909). O navio encontra-se no estaleiro Cassens-werft onde a pedido da ENM serão colocadas duas gruas.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-23228027142894656422010-05-03T09:53:04.825+01:002010-05-03T09:53:04.825+01:00Na semana passada li no portal do Diário de Notíci...Na semana passada li no portal do Diário de Notícias da Madeira que a Madeirense adquiriu por 12 milhões de euros ao estaleiro alemão Cassens-werft um novo porta-contentores que se vai chamar Funchalense 5. Segundo este jornal, o novo Funchalense, construido em 2009, encontrava-se imobilizado devido a falência do armador que o encomendou. <br />Alguém me sabe informar qual é o imo deste navio ou o antigo nome?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-37697454085449549512010-05-01T23:23:18.418+01:002010-05-01T23:23:18.418+01:00Grandes palavras Luís.
É bem verdade que Portuga...Grandes palavras Luís. <br /><br />É bem verdade que Portugal está de costas voltadas para o mar, um artigo que fala sobre isso é o da Revista de Marinha deste mês, e que tem uma fotografia sua na capa. Artigo este que explica bem este fenómeno, e dá uma dica algo interessante: "Dediquem-se à pesca"... penso que não é preciso dizer mais, é preciso é fazer.Tiago Neveshttps://www.blogger.com/profile/01410739932246899778noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-45142456069413857022010-05-01T12:46:51.113+01:002010-05-01T12:46:51.113+01:00Caro Luís M.Correia
Infelizmente quando Cavaco e ...Caro Luís M.Correia<br /><br />Infelizmente quando Cavaco e Silva governou não teve visão marítima.<br />Volvidos alguns anos ficou sensibilizado para as causas do Mar.<br />Eu já enviei mais do que uma missiva para o Presidente alertando para Portugal conferir mais importância ao Mar e às ligações por ferry às ilhas adjacentes. A 1ª em 2008.<br />A Presidência numa atitude de responsabilidade costuma me enviar um comprovativo de recepção da questão colocada.<br />O Pirata Azul navega no Douro.<br />Será que existe alguma referência no mesmo, uma placa etc., relacionada com o passageiro ex. Presidente da República?Paulo Farinhahttps://www.blogger.com/profile/08678554496183193919noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-16042351350096758422010-05-01T08:42:01.436+01:002010-05-01T08:42:01.436+01:00Bom Dia,
Concordo plenamente com o Luis Miguel, o...Bom Dia,<br /><br />Concordo plenamente com o Luis Miguel, o Mar há muito que deixou de fazer parte do imaginário dos portugueses. O Sr.Presidente Silva agora fala muito mas como primeiro ministro ajudou a destruir as nossas raízes marítimas, ele que governou em "Tempo de Vacas Gordas" não conseguiu iniciar o caminho que Portugal devia seguir. Até tapou com um edifício um símbolo da nossa cultura - Mosteiro dos Jerónimos -.<br />O seu Ministro das Obras Públicas - Ministro das Auto Estradas - deixou que o Administração do Porto de Lisboa se tornasse uma empresa gestora de Restaurantes ao invés de gerir um Porto com grandes capacidades marítimas.<br />Até mesmo ao nível de desporto náutico a APL destruiu completamente o Remo e a Vela em Lisboa e o seu objectivo era expulsar o CNL e a ANL como fez com a secção de Remo do Clube do BES. Um dirigente da APL quando em reunião lhe pedi apoio para obras da Sede do Clube Naval de Lisboa que é propriedade da APL sem contrato de arrendamento com uma Licença Anual de utilização, disse que o edifício não tinha condições e o melhor era dar ordem de despejo ao CNL, enquantro outro dizia ao Arrais do Clube "que grande área, aqui fazia-se um grande Restaurante com vista panorâmica e com uma renda muito maior que a vossa..."<br />Como dirigente desportivo teria muito a dizer sobre o que os nossos governantes acham do mar...<br /><br />Cumprimentos <br /><br />Carlos HenriquesCarlos Henriqueshttps://www.blogger.com/profile/03930776737495241386noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-39536450673277448272010-04-30T19:27:58.088+01:002010-04-30T19:27:58.088+01:00Caro Farinha,
O papel do Presidente Silva relativ...Caro Farinha,<br /><br />O papel do Presidente Silva relativamente ao Mar é muito positivo,mas quando ele foi Primeiro Ministro um seu Ministro do Mar disse-me preto no branco que Portugal não precisava de Marinha Mercante para nada por sair mais barato utilizar os navios estrangeiros. Esta tem sido a politica seguida sempre desde há mais de 30 anos. De 1958 a 1974 houve um Presidente em Belém que de vez em quando agarrava no telefone, ligava para a Administração de uma empresa armadora e movia as suas influências para evitar vender um determinado navio. Foi assim que em 1972 o FUNCHAL não foi vendido e se optou por o motorizar e converter para cruzeiros...O último navio de passageiros português em que esse Presidente viajou foi o n/m PIRATA AZUL, em Maio de 1974, do Funchal para o Porto Santo...LUIS MIGUEL CORREIAhttps://www.blogger.com/profile/06568959735209943791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-47936472328360170082010-04-30T18:42:00.996+01:002010-04-30T18:42:00.996+01:00O clássico e veterano Saga Rose chegou hoje a Mapu...O clássico e veterano Saga Rose chegou hoje a Maputo, com uma tripulação de 60 elementos.<br />Não sei se permanecerá na Costa Leste de África a servir de alojamento ou se prosseguirá viagem até Alang.<br />Mas vamos ao assunto pertinente que colocou.<br />Será desejável que sejam os portugueses a resolverem a economia precária que grassa pelo país e do mesmo modo despertarem para as causas do Mar.<br />O nosso Presidente, bem tem apelado para os portugueses investirem no Mar. Caso contrário, qualquer dia vão chegar comissários europeus para mandarem na economia portuguesa, e o orgulho mercantilista dos portugueses cairá por terra, potenciando por outro lado uma nova forma de se fazer política neste país que naturalmente promoverá as nossas potencialidades marítimas navais e portuárias.<br />Cavaco e Silva bem sabe disso, mas ele não pode governar, só lançar alertas.Paulo Farinhahttps://www.blogger.com/profile/08678554496183193919noreply@blogger.com