tag:blogger.com,1999:blog-22551735.post7292513012659514924..comments2024-03-18T17:48:52.642+00:00Comments on SHIPS & THE SEA - BLOGUE dos NAVIOS e do MAR: Bacalhoeiro SANTA PRINCESA de 1939LUIS MIGUEL CORREIAhttp://www.blogger.com/profile/06568959735209943791noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-80182517354079279822008-07-14T21:08:00.000+01:002008-07-14T21:08:00.000+01:00Tal como termina o Ricardo o seu comentário, mais ...Tal como termina o Ricardo o seu comentário, mais arrastões e menos fome implicariam menos lugres. Com todo o respeito por quem passou "o pão que o diabo amassou", hoje temos uma imagem enorme da nossa epopeia do bacalhau com os lugres em primeiro plano e só como exemplo com mais arrastões não teríamos (digo eu) hoje um Creoula ou um Santa Maria Manuela ou livros belamente ilustrados com inúmeros veleiros.<BR/><BR/>www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.ptfangueiro.antoniohttps://www.blogger.com/profile/16795251275449324760noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-75990192726440639172008-07-13T12:07:00.000+01:002008-07-13T12:07:00.000+01:00Obrigado pelas informações adicionais, Ricardo...Obrigado pelas informações adicionais, Ricardo...LUIS MIGUEL CORREIAhttps://www.blogger.com/profile/06568959735209943791noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-22551735.post-9777292933623941642008-07-13T05:06:00.000+01:002008-07-13T05:06:00.000+01:00Grande fotografia como sempre. N�o conhecia, claro...Grande fotografia como sempre. N�o conhecia, claro.<BR/> � dif�cil dizer qualquer coisa quando se "vem nas �guas" do LMC, s� acrescento:<BR/> O navio foi comprado como sucata, ap�s ter sofrido um inc�ndio que destru�u o casario em 1939, foi preciso uma autoriza�o que tardou em vir para o navio ser embandeirado em Portugal. Foi reparado nos Estaleiros Navais de S. Jacinto e quando ficou pronto j� se estava em plena guerra e j� se estava a passar mal com a "falta de barcos". No registo inicial aparece como Santa Princeza, os n�meros oficiais em foram alterados em 1945 (quando desenterrar o decreto, preciso a data). A primeira campanha foi em 1940 e nesse ano ainda fez as duas campanhas ao bacalhau. Foi remotorizado em 1949. Foi substitu�do pelo arrast�o pela popa Santa Isabel e deveria transformar em "long liner", mas a perda do Santa Mafalda na barra do Tejo em 1966 fez manter este navio no bacalhau at� 1967. Imobilizou e ainda foi ponderado passar este navio para uma empresa de pesca na Guin� hoje R�publica da Guin�-Bissau (uma hist�ria a investigar). Como se disse atr�s este navio era da Morue Fran�aise que dispunha de uma grande frota de morutiers, esta compania tinha mandado fazer 4 grandes navios em Inglaterra em 1929/30, e adquiriu mais dois, em estaleiro, quando a companhia que os tinha mandado fazer faliu, essa companhia chamava-se Bacalhau de Portugal e os navios, Corte Real e Descobridor ainda foram lan�ados com a bandeira portuguesa. Estes navios era semelhantes ao Sptizbergen mas j� tinham capacidade de congela�o. Imaginem que aquele apoio estatal que se viu depois, ter permitido que estes navios viessem para Portugal em 1931. Especulemos, come�avamos no arrasto do bacalhau 5 anos antes do que realmente aconteceu, Entr�vamos na segunda guerra mundial como uma grande frota de arrast�es que s� viemos a ter em 1949/50, sem concorr�ncia, ter�amos feito muito belas pescas e passado menos fome e com a chegada da paz olhar�amos a congela�o doutra maneira. Bem um ponto negativo, teriam sido constru�dos muito menos lugres.<BR/><BR/> Ricardo MatiasRicardo Matiashttps://www.blogger.com/profile/02038169514167334736noreply@blogger.com