A história da Marinha de Comércio portuguesa é feita de muitas vissicitudes, algumas suficientemente recentes para nos fazer sentir saudades. É o caso da companhia ECONAVE - Empresa Costeira e Oceanica de Navegação, que começou por comprar em 1969 o cargueiro ILHA DA MADEIRA à Empresa de Transportes do Funchal, seguindo-se o MARIA CRISTINA à Sociedade Geral, que se passou a chamar LANDES e mais tarde ECO LANDES.
Em 1973 a empresa comprou 5 porta-contentores para as linhas europeias - Norte da Europa e Mediterrâneo:
ECO DOURO, ECO TEJO, ECO SADO, ECO VOUGA, ECO LIMA, reforçando mais tarde a frota com os gémeos ECO GUADIANA e ECO MONDEGO.
De todos estes navios resta como triste recordação o batelão COADOURO ex ECO DOURO, a operar na extração de inertes na costa sul da Madeira.
De todos os navios o que deixou melhores recordações foi o ECO LIMA, que vemos na foto numa fase posterior como HIPOCAMPO da Frenave, e que depois foi o TMP TAURUS da TMP. Aqui fica esta alusão aos ECOs, como recordação.
Texto e imagem de L. M. Correia - 11 Março 2007
A propósito do Eco Lima,lembro-me de ter trabalhado nesse navio como estivador nos anos 70.Quase todos os navios mais recentes da Econave primavam pela elegância das suas linhas.
ReplyDeletePara os amantes dos navios portugueses, sugiro que vejam este meu modesto trabalho:
http://commpt.proboards92.com/index.cgi?board=marinha
Luis Filipe Silva
Neptuno,
ReplyDeleteO ECO LIMA ERA DE FACTO CONSIDERADO O MELHOR DOS NAVIOS DA ECONAVE...
Sabe ainda notícias destes navios, para além do "Eco Douro"? Sei que o "Eco Guadiana" navega actualmente com o nome "Anund" com pavilhão cipriota
ReplyDeletePedro
Correcção: o actual "Anund" é realmente o antigo "Eco Liz".........
ReplyDeletePedro
Comandei o Ex- "Eco Guadiana" com o nome de "DINA" de 1995 a 2000.
ReplyDeleteEra o navio querido dos americanos no Malongo.
Alguém me poderia dizer qual era a capacidade destes navios em TEU's.
ReplyDeleteUm abraço,
Mário
O ECO LIMA tinha capacidade para 88 TEUs...
ReplyDelete