Tuesday, March 11, 2008

OCEAN MONARCH EM DOCA SECA

Tal como os restantes membros da frota companhia Classic International Cruises fazem regularmente, o OCEAN MONARCH está a passar por um importante período de renovação e modernização no estaleiro da NAVALROCHA em Lisboa, em cuja Doca nº 1 se encontra já há 6 semanas.
Antes da inauguração do estaleiro da Margueira em 1967, esta era a maior doca seca existente em Lisboa, os maiores navios que aí docavam eram os paquetes PÁTRIA, IMPÉRIO, ANGOLA e MOÇAMBIQUE, e os navios tanques da classe ALVELOS da Soponata. Unidades maiores, como o INFANTE DOM HENRIQUE ou o PRINCIPE PERFEITO eram obrigados a fazer as suas docagens regulares, duas vezes por ano na época, em Cádis.
Com o desperdício e encerramento da Lisnave na Margueira, esta velha Doca 1 da Rocha voltou a ser a maior disponível em Lisboa, e em dada altura chegou a ser considerada a sua transformação em Marina. Felizmente a desmaritimização não chegou a tanto no Tejo e hoje podemos contemplar a beleza de ver um paquete em reparação no coração de Lisboa, perto da antiga Ribeira das Naus onde durante séculos existiram os maiores estaleiros navais do Mundo. Foi este ambiente, hoje raro em Lisboa, que no século XX inspirou Fernando Pessoa para a sua Ode Marítima.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment