Monday, July 10, 2006

AS MINHAS PRIMEIRAS FOTOGRAFIAS

Saída de Lisboa do CRISTOFORO COLOMBO em 1976
The CRISTOFORO COLOMBO sailing from Lisbon in 1976
Quando em Fevereiro de 1975 comecei a fotografar sistematicamente os navios de Lisboa, o panorama marítimo era completamente diferente do actual. Os navios eram outros, muitos eram cargueiros, daqueles cheios de paus de carga, que então demoravam dias e dias a descarregar na Doca de Alcântara, ou num dos muitos outros cais do Tejo. Ou ao largo, no Mar da Palha.
Os paquetes eram os mais apreciados, e estavam em declínio. A frota portuguesa que em 1966 atingira as 26 unidades estava reduzida a 7 paquetes condenados às últimas viagens, dos quais só sobrevive ainda hoje o FUNCHAL. Procurei fotografar todos os navios que passaram por Lisboa, incluindo os italianos, cujos navios da carreira do Brasil da companhia Itália, ainda vinham regularmente ao Tejo, houvesse ou não passageiros. Os mais assíduos eram o CRISTOFORO COLOMBO e o AUGUSTUS, tendo este último sido substituído em Janeiro de 1976 pelo GUGLIELMO MARCONI. Esta carreira terminou em Junho de 1977, mas ficaram muitas fotografias e boas recordações. O CRISTOFORO COLOMBO era o mais imponente e o seu apito ouvia-se na cidade a grande distância do cais.
When I started taking photographs of ships in Lisbon in February 1975, the shipping panorama was completely different from today. There were lots of beautiful ships, mostly cargo liners with extensive cargo gear and lots of general cargoes to offload alongside the Alcantara dock or several other piers in Lisbon, or off Lisbon at anchor in Mar da Palha.
For me the passenger ships were the more interesting of all ships, and they were part of a declining breed. The Portuguese fleet was reduced to 7 of the 26 ships still in service by 1966 and only the FUNCHAL survives today. At the time I did try to photograph all passenger ships calling in Lisbon and have not yet stopped after about 500,000 photographs. Some of the real favourites in those early days were the Italia liners, specially the CRISTOFORO COLOMBO and the AUGUSTUS, then still operating the Brazil Plate service. The AUGUSTUS was replaced in January 1976 by the GUGLIELMO MARCONI, but the service did not last long and ended in June 1977, although the photos and countless good memories are still with me. The CRISTOFORO COLOMBO was the more impressive and her steam whistle could be heard miles away from the docks.
Texto e fotografia de Luís Miguel Correia - 2006Text and copyright photo by Luís Miguel Correia - 2006

3 comments:

  1. Zeni,

    Em termos nostalgicos, sim foram anos dourados, mas a verdade pareceme um pouco diferente. Foi um período de decliínio da frota de navios de passageiros, quando se pensava que o avião tinha destronado o paquete definitivamente. Logo a seguir, por volta de 1980, começou a construção de novos navios para cruzeiros e hoje há mais navios, são maiores e Lisboa tem mais movimento, embora com alguma sazonalidade... Digamos que as coisas são diferentes, mas foram bons tempos em termos de fotografia...

    LMC

    ReplyDelete