Monday, August 27, 2007

NAVIOS PORTUGUESES - O NRP SAVE


Imagens do patrulha NRP SAVE (P1161) obtida no Funchal a 11-08-2006. (Foto de Luís Miguel Correia)
Gosto de todo o tipo de navios, mas assumo que tenho uma ligação especial com os portugueses, que infelizmente são cada vez menos.
Apesar de em termos de formação e actividade profissional estar mais ligado à Marinha de Comércio, interesso-me pela Marinha de Guerra Portuguesa e navios respectivos.
A semana passada fotografei uma vez mais o SAVE, décima unidade dos 10 patrulhas da classe CACINE e um dos 4 ainda em serviço activo (os outros são o P1140 - NRP CACINE, P1144 - NRP CUANZA e P1146 NRP ZAIRE), e aqui ficam duas imagens e um apontamento com as características principais do navio. Foi construído pelo Arsenal do Alfeite e aumentado ao efectivo dos navios da Armada em 31-10-1973. Deslocamento máximo: 292,50 toneladas, deslocamento standard: 279,50 toneladas, comprimento ff: 48,10 m, boca máxima: 7,64 m, calado: 2,2 m, 2 máquinas MTU Maybach com a potência total de 3.750 bhp, velocidade máxima de 20 nós, autonomia de 4.400 milhas à velocidade de 12 nós. Armamento principal: 1 peça Bofors de 40 mm e 1 peça Oerlikon de 20 mm. Guarnição: 3 oficiais, 6 sargentos e 24 praças.
O SAVE e o seu irmão LIMPOPO (P1160), já abatido, diferem dos anteriores navios da classe por apresentarem borda falsa à proa. Os CACINEs foram concebidos para operarem em África, tendo calados muito reduzidos para navegarem nos rios das antigas colónias.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2007

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