Friday, August 24, 2007

ILHA AZUL ENCALHOU NA GRACIOSA


O navio de passageiros português ILHA AZUL bateu na "Baixa dos Remédios" ontem dia 23 de Agosto de 2007, pelas 11h45, quando se preparava para atracar no porto da Ilha da Graciosa, com 374 passageiros e tripulação a bordo.
O ILHA AZUL sofreu um rombo no casco que provocou o alagamento parcial da casa das máquinas. O navio voltou para o largo onde pairou durante cerca de 2 horas, e terá perdido algum combustível, segundo testemunho de passageiros.
Felizmente a situação foi controlada e o ILHA AZUL conseguiu atracar no porto da Graciosa procedendo-se ao desembarque dos passageiros. Entretanto a imobilização do ILHA AZUL na Graciosa impossibilitou já o porta contentores S. GABRIEL de escalar a ilha. Por o navio ter conseguido atracar apenas por EB, também não foi possível desembarcar as viaturas e carga que permanecem a bordo.
O capitão dos portos de Angra do Heroísmo e Graciosa, cte. João Gonçalves, referiu ao jornal on-line A UNIÃO que todos os passageiros “desembarcaram em segurança” apesar do incidente acrescentando que o navio, na altura já atracado, apresentava “uma entrada de água que está controlada e não o coloca em perigo”. “Neste momento, já decorrem operações de retirada da água, para que o navio possa ser certificado para navegar a reboque para um local de reparação indicado pelo armador”, acrescentou após o rombo do navio “Ilha Azul”, adiantando que já ontem à tarde se encontravam a caminho da ilha Graciosa os rebocadores dos portos da Praia da Vitória, ilha Terceira, e da Horta, ilha do Faial.
Propriedade da companhia açoreana TRANSMAÇOR, o ILHA AZUL estava a operar no serviço de passageiros inter-ilhas nos Açores, fretado à companhia estatal ATLANTICO LINE. O navio foi construído em Vigo em 1980 e fez durante muitos anos a carreira Algeciras - Ceuta - Tanger com o nome BAHIA DE CEUTA. Vendido a interesses gregos, mudou o nome para ATHINA e foi modernizado, tendo sido comprado pelo actual armador em Março de 2006. O ILHA AZUL está registado no MAR (Madeira) desde 31-03-2006 e apresenta as características principais seguintes: 5.355 toneladas de arqueação bruta, 1.606 toneladas de arqueação líquida, 1.188 toneladas de porte bruto. Está certificado para o transporte de 562 passageiros e 120 viaturas automóveis. Além de diversos salões e restaurante self-service o ILHA AZUL dispões de 8 camarotes para 32 passageiros. Está prevista a substituição deste navio já a partir de 2008, com uma nova unidade a entregar pelos Estaleiros Navais de Viana do Castelo no primeiro semestre de 2008.
O ILHA AZUL deverá ser rebocado para um estaleiro no Continente, possivelmente Viana do Castelo ou Lisboa-Navalrocha, para reparar o casco.
Fotografia tirada na Horta a 26 de Julho último.

Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

3 comments:

  1. Olá Luís,

    Sabe adiantar qual a causa(s)?

    ReplyDelete
  2. Malheiro,

    Ninguém informou a causa da batidela na "Baixa dos Remédios", junto ao cais do porto da Graciosa.
    Qualquer exploração do assunto nestes termos tem um carácter um pouco especulativo, mas posso dizer o que penso da assunto.
    O navio é velho e está longe de navegar nas melhores condições. Foi construido em Vigo há 27 anos e é um navio muito batido, passou pela Grécia, onde os operadores de ferries locais são especialistas no alindamento de sucata.
    Em termos de fiabilidade o ILHA AZUL tem tido alguns problemas nos Açores: não consegue muitas vezes manter a velocidade necessária, teve uma avaria no propulsor de proa que obrigou a uma visita ao estaleiro da Navalrocha no Tejo este Verão, etc... O Comandante tem cancelado diversas vezes a escala na Graciosa por considerar que não há condições para atracar.
    Não sei o que terá acontecido, pode ter sido uma falha técnica, falha da máquina, sei lá, golpe de vento, você sabe melhor que eu a influências dos imprevistos numa manobra de um navio. No caso da Graciosa há a agravante de as dimensões do "portinho local" colocarem os navios de passageiros ILHA AZUL e EXPRESS SANTORINI no limite de segurança...
    Haverá muito a dizer sobre os portos dos Açores, etc..., mas o que é facto é que há riscos na operação de um navio , e estas coisas só não acontecem a quem não anda no mar...

    ReplyDelete
  3. eu e a minha mulher estavamos no ilha azul cuando isso tudo aconteceu. O navio approximou-se da doca da graciosa e estava là uma bola de ceramica no meio do mar que chamava a attencao ao capitano do barco que havia uma rocha ou pedra e o capitanop do ilha azul foi por cima daquela pedra todos os passegeiros ficaram a tramecer parecia ser um tremorro de terra o navio comecou a tramer todo. Eles (responsaveis do barco) durante 5 horas no caixo da graciosa nunca nos diserao nada. Ficamos com criancas, pesoas idosas sem comida e sem bebida chegamos ao porto as 13h45pm e ficamos là até as 18h45. Eles depois nos disermos que os nossos carros ficavaem la dentro por causa cuando eles se encostaram ao caixo eles ecostaram-se no mau lado da porta. Entao os nossos carros ficaram là dentro todo o tempo e nos do Canada (estrangeiros) turistas nao sabia-mos de nada. depois de esperar 5 horas a espera eles nos disermos que os nossos carros serao entregos no caixo de Sao Jorge na mesma noite mas nada. O expresso das ilhas vei nos buscar para Sao Jorge nos chegamos a sao jorge as 20h45pm.

    ReplyDelete