Friday, January 04, 2008

CORROIOS EM ANGOLA

O rebocador português CORROIOS está a operar em Luanda, Angola, após compra pela empresa Epinosul, de Luanda, em 2007.
O CORROIOS foi o primeiro de uma longa série de rebocadores construídos em Portugal nos anos setenta para apoiar as manobras de navios nos estaleiros da Lisnave e Setenave.
Foi encomendado em 1969 e construído nos Estaleiros de São Jacinto em 1970. Lançado à água a 29-10-1970, foi entregue à Lisnave a 23-12-1970 tendo operado até 2007 no porto de Lisboa. Inicialmente apresentava a designação R3 na chaminé.
Quando a Lisnave deixou de operar em Lisboa o CORROIOS passou para a empresa LISBON TUGS e quando esta foi adquirida pelo Grupo Maersk passou a integrar a frota da Svitzer Wijmuller em Lisboa até ser vendido há meses para Angola.
O CORROIOS prestou serviço em Lisboa durante 37 anos e a sua construção resultou de um período de grande desenvolvimento da Indústria Naval em Portugal, impulsionado pelo Grupo CUF. Além das séries de rebocadores destinados à Lisnave e Setenave, foram ainda construídos navios gémeos para o Médio Oriente e para a Soponata. Lamentável que Portugal não tenha conseguido manter as actividades marítimas ao nível a que se estava na década de setenta....
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment