Monday, February 25, 2008

O paquete INDEPENDENCE de 1951



INDEPENDENCE (1951-2008)
Navio de passageiros a turbinas construído de aço em 1949-1951. Nº. oficial: 261147. Nº IMO: 5160180. Indicativo de chamada: KPHI. Tonelagem: 23.719 gross, 11.160 net, 7.250 deadweight (29.950 TAB, 18.475 TAL segundo regras de arqueação britânicas). Comprimento ff: 208,01m; comprimento pp: 194,39m; boca: 27,18m; pontal: 16,13m; calado máximo: 9,19m. Aparelho propulsor: 2 grupos de turbinas a vapor, 55.000 SHP, 2 hélices, 23 nós. Passageiros: 900 (295 – 1ª, 375 – cabine, 330 – turística (máximo de 1.042 passageiros). Tripulantes: 578. Custo: 28 milhões de USD. Gémeo: CONSTITUTION.
Em 1948 a American Export Lines Inc., de Nova Iorque encomendou ao estaleiro Bethlehem Steel Co., Shipbuilding Division, Quincy, Mass., dois navios de passageiros do tipo P3-S2-DL2 da U.S. Maritime Commission, o primeiro dos quais foi o INDEPENDENCE (construção nº 1618). O custo do navio foi subsidiado em 40% pela USMC e em 7,5% pela U.S. Navy, devido ao facto de o projecto incluir a possibilidade de transformação para transporte de tropas (5.000 militares). A quilha foi assente a 29-03-1949 e o lançamento à água efectuado a 3-06-1950 sendo madrinha Mrs. John Slater. A 1-12-1950 o INDEPENDENCE deixou o estaleiro para iniciar as provas de mar que se prolongaram até 8-12. Nas provas de velocidade a 7-12 foi registada a velocidade máxima de 26.15 nós. Entregue ao armador em 01-1951, saiu de Boston a 21-01-1951 na viagem de entrega para Nova Iorque (22-01), porto onde foi registado, destinando-se à carreira regular N. Iorque – Mediterrâneo. De 11-02 a 4-04-1951 cruzeiro inaugural de 53 dias ao Mediterrâneo com saída de Nova Iorque. 12-04-1951: Início da primeira viagem regular N. Iorque – Gibraltar – Cannes – Nápoles – Génova. 20-02-1959: chegou a Newport News para modernização e ampliação das instalações para passageiros de 1ª classe no estaleiro Newport News Shipbuilding & Dry Dock Co. Mais 110 passageiros de 1ª classe, 30.209 TAB (23.754 TAB segundo as regras de arqueação dos EUA). 18-04-1959: regresso à carreira do Mediterrâneo. 1960: casco pintado de branco. 1965: primeiro cruzeiro às Caraíbas. 1967: arqueação bruta (US) reduzida para 20.251 TAB. 1968: adaptado para cruzeiros em classe única pelo estaleiro Maryland S.B. & DD Co., em Baltimore. Casco pintado em estilo “pop art”. 3-06-1968: primeiro cruzeiro fretado à agência de viagens Fugazi Travel Services, N. Iorque; cruzeiros às Caraíbas e Mediterrâneo. Último cruzeiro ao Mediterrâneo de 21-09 a 26-10-1968 (N. Iorque, Funchal, Casablanca, Ceuta, Tanger, Gibraltar, Algeciras, Palma, Alghero, Nápoles, Malta, Rodes, Beirute, Haifa, Pireu, Catania, Messina, Nápoles, Portofino, Génova, Monte Carlo, Cannes, Barcelona, Alicante, Algeciras, Lisboa (19-10), Ponta Delgada, N. Iorque). Após esta viagem foi pintado novamente com as cores tradicionais da Americam Export Lines. Em 11 e 12-1968 efectuou dois cruzeiros finais às Caraíbas após o que foi retirado do serviço e imobilizado em Jacksonville a 23-12-1968. Em 13-03-1969 foi transferido para Baltimore onde continuou imobilizado. Em 01-1974 foi vendido à Atlantic Far East Lines, Inc., (C.Y.Tung), Libéria. A 17-03-1975, nome alterado para OCEANIC INDEPENDENCE (950 passageiros classe única). A 23-03-1975 saiu de Baltimore para Durban, com escalas em Jacksonville, Aruba e Cape Town. 24-04-1975: primeiro cruzeiro a partir de Durban. 09-1975: afretado pelo Governo da África do Sul para 3 viagens Walvis Bay – Lisboa com refugiados de Angola. 19-01-1976: imobilizado em Hong Kong. 11-1976: anunciada a venda à Shannon SA, Panamá, para utilização na Arábia como navio acomodação com o nome SEA LUCK 1. Venda não concretizada.12-1979: transferido para a American Hawaii Cruise Inc., (C.Y: Tung). Reparado e modernizado em Kobe por Kawasaki Dockyard Co. Ltd. Registado em Honolulu. 21-06-1980: cruzeiro inaugural no Hawaii baseado em Honolulu (20.220 TAB, 798 passageiros, 350 tripulantes). 24-09-1981: encalhe em Nawiliwili, ilha de Kauai; cruzeiro cancelado. 7-10-1981: saiu de Honolulu para ser reparado em S. Francisco. 1982: propriedade transferida para a American Global Line, Inc., nome alterado para INDEPENDENCE. 12-82 a 05-1983: imobilizado em Honolulu. 6-08-1983: primeira viagem Honolulu – Los Angeles – San Francisco – Honolulu. 1990: 20.221 TAB. 2-07-1994: saiu de Honolulu para Newport News (19-07), para modernização no estaleiro Newport News Shipbuilding & Dry Dock Co. Em 8-10-1994 retomou o programa de cruzeiros regulares baseado em Honolulu. 1996: propriedade transferida para a American Global Line, Honolulu. Após os atentados de Setembro de 2001, a companhia American Classic Voyages, Inc., declarou falência pelo que o INDEPENDENCE concluiu o último cruzeiro a 20-10-2001 em Honolulu. A 30-10-2001 saiu de Honolulu para S. Francisco (8-11) onde foi imobilizado em Alameda Naval Station. Em 11-2001 propriedade transferida para a U.S. Maritime Administration. A 25-01-2002 foi rebocado de Alameda para S. Francisco (cais 50). A 5-03-2002 seguiu a reboque de S. Francisco para Suisun Bay (Reserve Fleet), mas regressou a S. Francisco no mesmo dia após o mastro principal ter embatido na ponte Carquize. 12-04-2002: imobilizado em Suisun Bay. Em 26-02-2003 comprado pela NCL – Norwegian Cruise line, Miami. Imobilizado em Mare Island Naval Base, Vallejo, em 11-04-2003. Em 26-07-2004, rebocado para S. Francisco e imobilizado no cais 70 (estaleiro BAE). Em 2005 alterou o nome para OCEANIC e a propriedade foi transferido para a companhia California Manufactoring Corporation (NCL). A 8-02-2008 saiu de S. Francisco a reboque do PACIFIC HICKORY para o Extremo Oriente para ser desmantelado.
Fotos: Postal do INDEPENDENCE publicado em 1951 pela American Export Lines; INDEPENDENCE fundeado no Funchal com o aspecto original a 16 de Fevereiro de 1951, na primeira escala do cruzeiro inaugural, procedente de Nova Iorque.
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