Monday, January 19, 2009

Arrastão CYGNUS de 1989

Duas fotografias do arrastão costeiro português CYGNUS, tiradas na Figueira da Foz a 19 de Julho de 1989, quando este navio saiu para as provas de mar.
O CYGNUS foi construído em 1989 nos Estaleiros Navais do Mondego, na Figueira da Figueira da Foz, para o armador Testa & Cunhas, de Aveiro.
Aqui fica a ficha técnica e histórica desta unidade, com os elementos que conseguimos. Está incompleta.

CYGNUS (1989 – )
Navio motor de pesca por arrasto pela popa construído de aço em 1987. Nº IMO: 8811223. Nº oficial: A-3291-N; Indicativo de chamada: CUEO. Arqueação bruta: 264 toneladas; Arqueação líquida: 97 toneladas; Porte bruto: 187 toneladas. Comprimento ff: 35,00 m; Comprimento pp: 30,00 m; Boca: 8,61 m; Pontal: 4,00 m. calado: 3,40 m. Máquina: 1 motor diesel Krupp MaK de 6 cilindros, modelo 6M332, com 1.196 BHP / 880 kW a 750 rpm, construído em Kiel, Alemanha em 1988, 1 hélice, Velocidade: 10,5 nós.

O CYGNUS foi construído na Figueira da Foz nos Estaleiros Navais do Mondego, (construção 219), para o armador Testa & Cunhas, Lda., Aveiro, Portugal. O navio foi lançado à água a 23-01-1989 e efectuou as provas de Mar a 19-07-1989, destinando-se à pesca costeira de crustáceos com redes de arrasto. Foi construído em substituição do arrastão costeiro CAPITÃO PISCO (180 TAB, construído em 1970 em São Jacinto e perdido na Figueira em 1986). Na década de 1990 foi destruído por um incêndio com origem na casa da máquina após o que foi vendido à Empresa de Pesca Miradouro (França Morte) para reutilização do alvará numa nova construção e desmantelado em Aveiro.
A história do lançamento à água e naufrágio do CAPITÃO PISCO pode ser lida no blogue MARINTIMIDADES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

1 comment:

  1. É sempre com agrado que leio algo sobre unidades de Testa & Cunhas. De repente, não lhe sei dizer qual foi o seu destino.
    Fui testemunha do bota-abaixo e, como ele foi substituir o Capitão Pisco, foi madrinha a minha Mãe. Fotos, claro que existem. Não chego para as encomendas. Sobre o Inácio, respondi-lhe nos comentários do respectivo post.

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