Monday, November 23, 2009

Porta-contentores S. GABRIEL encalhado em São Miguel



O navio porta-contentores alemão S. GABRIEL encalhou na madrugada de Sábado, 21 de Novembro na costa Sul da ilha de São Miguel, perto da Lagoa.
O S. GABRIEL regressava das ilhas do Grupo Central e deveria ter entrado em Ponta Delgada pelas 7h00 para descarregar e receber carga destinada a Lisboa e Leixões.
O tempo estava bom na altura do encalhe que poderá ter sido ocasionado por falha humana, não tendo sido indicado até ao momento a possível causa do desastre.
O S. GABRIEL encontra-se ao serviço do armador português Box Lines, do Grupo Sonae operando esta empresa com outros dois navios semelhantes, o S RAFAEL e o APOLO. A Box Lines foi constituída em Julho de 1999 assegurando carreiras regulares semanais para os Açores e a Madeira com navios afretados, não dispondo de frota própria.
Foram entretanto desembarcados 7 dos 14 tripulantes do navio. Encontram-se a bordo 5 cavalos de raça Lusitana que vinham a Lisboa participar num evento desportivo, e cuja sorte é neste momento duvidosa.
Ver as características do S. GABRIEL aqui. Fotografias do navio encalhado podem ser vistas aqui.
O S. GABRIEL foi construído na China e chamou-se SEA BREEZE até Junho de 2004 quando foi fretado à Box Lines substituindo outro navio do mesmo nome.
Fotos: em cima o S. GABRIEL ao largo de Ponta Delgada a 12 de Maio de 2008. Em baixo o navio ao largo da costa portuguesa a 4 de Junho de 2009.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

  1. Parabens pelo seu blog que sigo regularmente e é popular nestas ilhas atlânticas.
    O SÃO GABRIEL enfiou-se nas rochas a 12 milhas por hora sem que as condições de tempo o justificassem. Como sugere na sua notícia, deve ter sido falha da tripulação, não me admirava nada que pura e simplesmente não houvesse ninguém na ponte embora em situação de aterragem o próprio Capitão deveria estar no seu posto, defendendo o navio e as pessoas e bens à sua guarda. Um acidente aparentemente estúpido, veremos se há inquerito tornado publico, pois o navio é estrangeiro,apesar de fazer concorrência directa aos nossos, mais caros com registo convencional e tripulações totalmente nacionais. Não se percebem as artes do Sr. Belmiro que há dez anos faz o que quer nos Açores e Madeira sem se preocupar com as leis que foram adaptadas aos seus interesses.

    Cumprimentos

    M. Silva

    ReplyDelete
  2. Qual a causa deste acidente?

    Nas fotos os ferros encontram-se "engolidos" - porque não foram largados?

    O navio vinha de NW para Ponta Delgada e encalhou a E do seu destino?

    É verdade que o pedido de socorro só foi enviado depois do encalhe?

    Quantos tripulantes estavam na Ponte no momento do encalhe e o que estavam a fazer para o evitar?

    É ou não verdade que nestes navios existe apenas uma pessoa na Ponte durante a noite?

    É ou não verdade que esta situação é tacitamente aceite pelas Autoridades que olham para o outro lado?

    E agora?

    Estas e outras perguntas serão respondidas durante o inquérito a efectuar pela Autoridade Marítima - esperemos que tenham efeitos práticos e sirvam para evitar outros acidentes...

    Vasquinho do Gamanço

    ReplyDelete