Tuesday, December 08, 2009

MAR PORTUGUÊS NO DIA DA SENHORA DA CONCEIÇÃO


Mar Português em modo de Inverno. O nosso Mar à espera de iniciativas concretas que nos façam voltar a ser uma terra de Gente Marinheira.
Não falo de Comissões, Fóruns, Livros Brancos, Azuis. Às Riscas.
Falo de Gente Marinheira, gente com iniciativa que produza riqueza a partir do Mar.
Não há ninguém que repare que por exemplo todos os produtos petrolíferos, desde o crude aos refinados, gás, etc..., navegam em navios estrangeiros? (Claro que há o GALP MARINE, mas esse é meio holandês).
E o nosso comércio com o Norte da Europa? Quantos porta-contentores largam todas as semanas de Lisboa e Leixões para Roterdão? Desde que o Cte. Vicente se meteu nessa carreira com o seu belo SINTRA, que não resistiu aos custos da bandeira portuguesa, não há um Armador que tenha força e vontade e dinheiro para se meter nesse tráfego!.
E a balança de pagamentos? É uma irresponsabilidade muito grande este estado de desmaritimização latente. Quem se interessa pelo assunto?
Apenas dois exemplos de muitas oportunidades. Para isso é preciso Gente Marinheira.
Assunto urgente, Nossa Senhora da Conceição, nossa Padroeira nos ajude porque de outra maneira não vamos lá....
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check ourarchive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanksyour visit and comments. Luís Miguel Correia

5 comments:

  1. Talvez seja melhor evocar Yemanjá.
    Pedir-lhe que corra com estes políticos que são suspeitos de tudo menos de lutarem pelo nosso futuro.

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  2. boa noite,

    parabens pelo blog novamente.
    continuo ainda è espera que lhe seja possivel colocar um ou outro post sobre a historia dos rebocadores da lisnava e setnave.

    um grande abraço
    M.Marques

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  3. Pois é ! Entraves há muitos e facilidades e vontades há poucas!
    Gostava de lembrar que para o lado dos Açores existem os TMG (Transp. Marítimos da Graciosa) que servem para "desenrascar" os transportes marítimos no grupo central quando há acidentes (como o do Ilha Azul, S.Gabriel, Corvo, etc.). Alguém reconhece o mérito e o esforço daquele armador?
    Os meus cumprimentos para o autor do melhor "jornal de notícias de navios" existente em Portugal.
    João G. Marques-Lisboa

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  4. Viva Luis,

    Estou consigo nesta matéria. Mas o lucro fácil, e a falta de regulamentação....
    Seria um exercicio engraçado ( para não diar mais) saber dos fretamentos cá do burgo. E claro, também quem é quem, nesta materia....

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  5. Pai Natal por favor manda uma cópia do Luis Inacio L.da Silva para com coragem e frontalidade possa dizer o estado,e como sair dele, no respeitante ao nosso contexto maritimo mercante. Cheira-me que está quase como o saneamento dos pobres do Brasil....
    Um abraço um Bom Natal para todos os que estão em Terra e em especial para todos que estão no Mar.

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