Comprado novo a um estaleiro polaco pela Companhia Colonial de Navegação em 1969, o navio de carga geral BAILUNDO fez parte de um conjunto de 70 navios de comércio comprados por armadores portugueses entre 1968 e 1974 no que viria a ser o último período de grande expansão dos transportes marítimos em Portugal.
O BAILUNDO e o seu irmão CUNENE, comprado logo a seguir pela Sociedade Geral, destinavam-se a um armador grego que faliu durante a construção dos navios, razão pela qual o primeiro chegou a ser lançado ao mar com nome grego: ARTEMONAS. Foram os cargueiros mais elegantes da sua geração, denotando o seu desenho uma preocupação estética fora do vulgar.
Entrado ao serviço na carreira de África no final de 1969, o BAILUNDO integrou a frota da CTM em Fevereiro de 1974 por fusão das empresas Colonial e Insulana. Em 1985, com a liquidação da empresa armadora, o navio seria vendido a interesses gregos e, com o nome BAILUNDO L fez uma última viagem para o Oriente, com bandeira de Chipre e o nome BAILUNDO L, sendo desmantelado na ilha Formosa em 1986.
Legenda das imagens: de cima para baixo, o BAILUNDO com as cores da CCN em 1969 saindo do Tejo; o navio no Mar da Palha em 1985 imobilizado para venda; o BAILUNDO L após venda ao estrangeiro atracado ao estaleiro da Rocha em preparativos de largada; pormenor do costado do BAILUNDO na fase final da CTM, acusando falta de manutenção e corrosão.
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Em 1977/78 era o Carvalho Araújo comandante do Bailundo, e fomos a Maceió buscar açúcar.
ReplyDeleteO meu Pai era o Imediato. (Rui Vilar)
Tenho fotos dessa viagem e filmes em super 8.
Levámos o nosso cão e tudo.
Lembro-me que ao chegarmos, tivemos a visita das autoridades e que nos perguntaram se éramos comunistas.
O 2º piloto era o Simões.
No regresso tivemos de ir para leixões por causa do calado. :-)
Obrigado por estas fotos. Este Navio diz-me muito!
Boa tarde CAP CRÉUS.
ReplyDeleteMeu nome é Jan Honningsvag sou brasileiro, meu pai é norueguês e trabalhou por mais de 20 anos na IVARAN.
Eu li que o N/M BAILUNDO trabalhou para IVARAN. Não tenho essa informação exata.
Gostaria de saber do senhor que já trabalhou no N/M BAILUNDO, se o senhor confirma isso.
O senhor pode me ajudar?
Mande a resposta para meu e-mail por favor.
Obrigado e até logo.
Jan Honningsvag
Foi com alguma emoção que revi o "meu" querido "Bailundo". Fui o primeiro piloto deste grande e maravilhoso navio nas suas três primeiras viagens a Angola (grande recepção em Luanda!!) e Moçambique com os comandantes Machado (???) e Luis Ferreira (???) imediatos Aranha Maximo, Simões (...) e o Esperança (...)e o 2º maquinista Telmo Reis Lopes além de outros que nºao recordo o nome.
ReplyDeleteObrigado por me proporcionar um pequeno momento de puro saudosismo marinheiro.
P.S. Não resisti a copiar a primeira fotografia do navio, confesso.
Eugénio Couto (eukauto@gmail.com)