Tuesday, August 25, 2015

Rebocador MONSANTO da CCN


O rebocador de alto-mar português MONSANTO foi a maior unidade deste tipo a integrar a frota da Companhia Colonial de Navegação, de 1947 a 1974. Nesta fotografia, da FotoMar de Matosinhos, mostrando o navio a entrar em Leixões, pode admirar-se a beleza das suas linhas e o estilo norte americano a denunciar a sua origem, pois fazia parte de um grupo de unidades semelhantes construídas em série nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial, onde foi adquirido em 1947, com dois outros rebocadores portuários, o MAFRA e o MUTELA.

Quando conheci o MONSANTO a actividade de salvamento e reboques oceânicos da CCN estava já em declínio e o permanecia habitualmente no Tejo, fazendo serviços de reboque, principalmente assistindo as unidades da frota da Colonial, a última viagem de longo curso de que me lembro foi a ida a Cabo Verde para assistir o paquete IMPÉRIO que sofreu uma avaria e alagamento da casa das máquinas em 1970. Mas nos anos quarenta e cinquenta do século passado, o MONSANTO prestou muitos serviços de reboque de alto mar e salvamentos na costa portuguesa, algumas vezes com o seu irmão português D. LUIZ I da Administração do Porto de Lisboa. Em 1974 passou a integrar a frota da CTM que o vendeu em 1975, quando se passou a chamar MONTE BRANCO e passou a ser o primeiro grande rebocador do Sr. Manuel Ferreira, de Setúbal.
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