Thursday, May 28, 2009

Paquete COLONIAL 1929-1950


Paquete COLONIAL atracado ao Cais do Jardim do Tabaco na década de 1930, quando funcionava como Entreposto Colonial.
Depois da Segunda Guerra Mundial este Entreposto foi transferido para o Cais Norte da Doca de Alcântara onde os navios portugueses vindos das Áfricas descarregavam as suas mercadorias.
O Jardim do Tabaco está a ser reconstruído para acolhimento dos navios de cruzeiros já a partir de 2010.
Fotografias de Mário Novais, cujos negativos integram a colecção da Fundação Gulbenkian. Imagens e informação enviadas amavelmente por Nuno Bartolomeu e Paulo Mestre a quem agradecemos.
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Wednesday, May 27, 2009

Vapor GUINÉ ex-SAN MIGUEL da CCN



Paquete GUINÉ da Companhia Colonial de Navegação fundeado em Cabo Verde. Imagem oferecida por um Amigo do BNM a quem muito agradecemos o envio.
Esta fotografia data da Segunda Guerra Mundial, numa fase em que os navios tinham assinaladas as diversas marcas de neutralidade e os cascos pretos. Posteriormente durante a guerra as chaminés foram todas pintadas de verde encarnado independentemente dos armadores.
Este GUINÉ é o segundo da Companhia Colonial a ter esta designação. Foi construído em 1905 para a Empresa Insulana com o nome SAN MIGUEL. Fez a carreira das Ilhas durante 25 anos até ser substituído em 1930 pelo CARVALHO ARAÚJO. Em 1946 voltou ao serviço da Insulana em substituição do LIMA e em 1949 foi retirado do serviço activo e vendido para desmantelar no ano seguinte.
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ADRIANA III and GRAND PRINCESS


The cruise ships ADRIANA III and GRAND PRINCESS berthed at Rocha passenger ship terminal, Lisbon, on 26 May 2009.
When built in Italy in 1998, GRAND PRINCESS was the largest passenger ship in the world and the prototype of a whole new generation of Princess Cruises ships.
ADRIANA was never a large ship but when built for Hellenic Mediterranean Lines in 1972 as AQUARIUS, she was the first purpose-built Greek cruise ship. In 1986 she was sold to Jadrolinija and joined their cruise ships DALMACIJA and ISTRA. She was sold to French interests in 1997 and has been operating under the Plein Cap Croisieres banner for the French market ever since.
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Navio-tanque MALMO


Navio-tanque MALMO atracado ao Porto Brandão e a navegar largando do Tejo, no dia 26 de Maio de 2009. Este é um dos navios-tanques actualmente ao serviço da Sacor Marítima em substituição de tonelagem própria abatida nos últimos anos segundo política generalizada de desmaritimização.

O MALMO é um navio grego, com bandeira de Malta, com 19.900 TDW e 13.475 GT construído em 2008 na Turquia. Ver aqui imagens do lançamento do navio no site do estaleiro.
Gostava de perceber a razão verdadeira do desinvestimento na frota própria por parte da Sacor, empresa afiliada da Petrogal, com mercado e necessidade permanente de navios. Não se justificaria ter alguns navios próprios?
Os actuais gestores do grupo desaprenderam o conceito de "interesse nacional" que durante décadas justificou a existência de frota própria independentemente de os custos poderem ser superiores ao recurso a navios no mercado de afretamentos?
O Governo ignora a matéria porque é ignorante simplesmente ou a questão é mais profunda e a desmaritimização é uma obra a ser levada às últimas consequências?
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RECORDANDO O ANDES DE 1939

Um navio e um comandante em foco
Texto publicado em 26 de Maio de 2009 -

por Laire José Giraud *



Remexendo uma pasta contendo recortes de antigas notícias do Porto & Mar de A Tribuna de Santos, deparei com uma notícia, do dia 17 de maio de 1953 (domingo), há exatamente 56 anos, com o título – “Um Navio e Um Comandante em Foco”, escrita pelo criador da famosa seção, Francisco de Azevedo. O transatlântico no caso era o RMS Andes, da Royal Mail Line, muito conhecido na rota da América do Sul, nos anos dourados.
O transatlântico Andes no cartão original da armadora Mala Real
Inglesa. foi lançado em 1939 e media 204 metros de comprimento.
Foi desmantelado em 1971. Acervo: Laire J. Giraud
Nesse ano, era manchete nos jornais e revistas da época, a coroação da Rainha Elizabeth II. Dentre as várias solenidades, uma merecia destaque no mundo marítimo. – A parada naval de Spithead, com a presença de belonaves de várias nações. O Brasil foi representado com muito garbo pelo legendário cruzador Barroso (CL-11), ex-USS Philadelfia. Eis a notícia:
Passou ontem, pelo porto o paquete britânico “ANDES”, em viagem do Prata para a Inglaterra. O navio – capitânea da mala Real Inglesa chegará em 29 do corrente em Southampton fazendo, desta vez, breve parêntesis na sua carreira para a América do Sul.
Cartão postal do transatlântico Alcantara, que media 199,63 metros.
Foi lançado ao mar em 1927. Fazia a linha Southampton - Buenos
Aires. Deixou a linha da América do Sul em 1958. Acervo: Laire Giraud
É que, no dia 13 de junho, deixará o seu ancoradouro inglês para o Cruzeiro da Coroação, do qual faz parte o comparecimento do belo transatlântico á Revista Naval de Spíthead.
Para essa excursão, que durarão três dias, foi tomada toda a capacidade de passageiros do “ANDES” e que, primeiramente, se dirigirá ás 17 horas daquele dia ao sul da Inglaterra, regressando no dia 14 á sua base, afim de, no dia seguinte, depois de passar por entre numerosos navios reunidos em Spithead, ancorar no lugar que lhe foi reservado na Revista Naval da Coroação, terminando terça feira, 16, o referido Cruzeiro.
O transatlântico Highland Brigade, além de transportar passageiros, possuia camaras frigoríficas para transporte de carne argentina.
Fez a viagem inaugural para a América do Sul em 1932. Foi demolido
em 1965 em Kaohsiung. Acervo: Laire J. Giraud
Voltando ao seu serviço normal, o “ANDES” chegará a Santos dia 3 de julho, para aqui tornar a passar, em viagem de volta, em 14 do mesmo mês. Depois dessa viagem se aposentará o comodoro G. A. Bannister, completando 21 travessias no comando do paquete inglês, para o qual passou ao deixar o mesmo posto no “Alcantara”.
Antes da guerra, já viajava o comodoro Bannister para os portos sul-americanos do Atlântico e, desde 1937 como comandante. Está há quarenta anos na Mala Real Inglesa tendo nesse longo período embarcado em 38 navios da centenária empresa armadora e dos quais, em 14, foi comandante.
Cartão-postal mostrando o belíssimo Hall social da primeira
classe do RMS Alcantara. Acervo: Laire J. Giraud
Em março último, o comodoro Bannister foi condecorado pelo governo do seu país com a medalha O. B. E., pelos serviços prestados á Marinha Mercante e pela sua atuação na 2ºa Guerra Mundial, comandando o “Highland Brigade” e o “Almanzora”, que saíram ilesos do conflito. Após a conderação que recebeu, o comodoro Bannister foi convidado para assistir do iate real, a Revista de Spithead. Como também ter a elevada honra de ser apresentado à rainha Elizabeth II, no Palácio de Buckingham.
Também o comandante do “ANDES” fez toda 1.a Guerra Mundial declarou á “A Tribuna” que, dessa atuação, e da que teve de 1930 a 1945, vêm as piores recordações da sua longa carreira marítima; e que, das muitas amizades que fez entre viajantes sul-americanos, principalmente brasileiros, são as melhores lembranças guardadas, Deixando a vida do mar, por uma necessidade imprescindível de descanso, aos 60 anos de idade, lamenta o fato de perder de vista a esses amigos.
Essa é uma das passagens do célebre Andes, que merece ser recordada pelos que vivenciaram a época dos transatlânticos, bem como ter sua configuração conhecida pelos mais jovens.
Xerox do jornal A Tribuna de Santos, mostrando o
comodoro Bannister, entre o redator de Porto & Mar,
Franciso de Azevedo, à direita, e os srs. Geo E. Fox,
diretor da Royal Mail Lines, no Brasil e M. C. Barnicoat,
gerente da agência local da mesma empresa.


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Força Naval da NATO no Tejo





A esquadra da NATO SNMG-2 (Standing NATO Maritime Group 2) entrou em Lisboa a 26 de Maio de 2009 para uma visita de rotina que se prolonga até ao próximo dia 31 de Maio. É composta pelas seguintes unidades: USS LABOON, ITS DURAND DE LA PENNE, HMS CORNWALL, HS KOUNTOURIOTIS e TCG GÖKSU, respectivamente das marinhas dos Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Grécia e Turquia.
Mais informações sobre a SNMG-2 aqui. Os navios estão atracados ao cais avançado de Alcântara em frente à estação marítima.
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QUADRO NAVAL NO TEJO





Imagens da Fragata ÁLVARES CABRAL e da Corveta JOÃO ROBY a sair de Lisboa na manhã de 26 de Maio de 2009, quando entrava no Tejo uma Força Naval da NATO.
Belos navios os nossos, apesar de os números dizerem que dos países marítimos da Europa, Portugal tem a Marinha mais reduzida em termos de unidades navais: os únicos navios de guerra portugueses com algum valor militar actual são as 4 fragatas., todas a meio das suas vidas úteis.
Comparativamente, a Grécia tem 14 e a Turquia 20 fragatas.
E ainda há em Portugal quem chore os meios postos à disposição da Marinha, apesar de estes meios serem mais bem geridos e aproveitados que muitos outros recursos públicos nacionais. Temos meios para assegurar a nossa defesa e a a ZEE de que tanto se fala como galinha de ovos de ouro para um futuro radioso em que o País se irá reeencontrar com o seu destino marítimo?
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Fragata TCG GÖKSU da Turquia no Tejo



Fragata da Marinha da Turquia TCG GÖKSU ex USS ESTOCIN entrando em Lisboa na manhã de 26 de Maio de 2006. Mais informação relativa a esta unidade aqui e aqui.
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Fragata britanica HMS CORNWALL em Lisboa




Fragata da Marinha de Guerra Britânica HMS CORNWALL ao entrar em Lisboa na manhã de 26 de Maio de 2009 para uma visita integrada numa força naval da NATO composta por 5 unidades de outros tantos países.
Mais informação relativa a esta unidade aqui.
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Fragata Grega HS KOUNTOURIOTIS no Tejo



Fragata da Marinha de Guerra da Grécia H.S. KOUNTOURIOTIS a entrar em Lisboa na manhã de 26 de Maio de 2009, integrada numa força naval da NATO.
Esta unidade é uma das 6 fragatas da classe S que integram a marinha da Grécia e foi construída na Holanda com o nome KORTENAER. Ver mais detalhes aqui.
Com o seu nome original cheguei a fotografar este navio em Lisboa quando de uma visita de rotina na década de 1980. Na altura chegou-se a considerar este tipo de fragatas para substituição das PEREIRA DA SILVA.
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Monday, May 25, 2009

PULLMANTUR cruise ships in Lisbon


Family portrait of Pullmantur's two cruise ships PACIFIC DREAM and ATLANTIC STAR berthed at the Rocha Cruise Terminal, Lisbon, on 24 May 2009.
Retrato de família da frota Pullmantur com os navios PACIFIC DREAM e ATLANTIC STAR atracados ao cais da Rocha em Lisboa a 24 de Maio de 2009.
More pictures here...
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PACIFIC DREAM em Lisboa



Chegou a Lisboa na manhã de 24 de Maio o novo paquete PACIFIC DREAM, da companhia Pullmantur, que passa a assegurar os cruzeiros da empresa a partir de Lisboa já no próximo dia 31 de Maio, substituindo o ATLANTIC STAR, que vai para o Brasil.
O PACIFIC DREAM atracou ao cais da Rocha pela popa do ATLANTIC STAR, mudando horas depois para Santa Apolónia. Fotos tiradas à chegada.
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PACIFIC DREAM in Lisbon




Pullmantur's cruise ship PACIFIC DREAM arrived Lisbon on 24 May from Colon on a transatlantic positioning voyage without passengers.
She berthed at the Rocha Passenger Ship Terminal close to fleet mate ATLANTIC STAR she will replace as of 31 May. Later in the day the PACIFIC DREAM moved to Santa Apolónia terminal where she stays until next Saturday.
PACIFIC DREAM is the newest ship to join the Pullmantur fleet. She was transferred from Island Cruises and cruised previously as ISLAND STAR and as HORIZON. She is the older sister of Pullmantur's ZENITH.
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ATLANTIC STAR TO OPERATE IN BRAZIL



The cruise steamship ATLANTIC STAR is not set to be laid up in Marseilles after further employment was found for her in Brazilian waters on a joint operation by CVC Cruises and Pullmantur. The more classic ship in Pullmantur's fleet departed yesterday 24 May on her final cruise from Lisbon and will be replaced on 31 May by more modern fleet mate PACIFIC DREAM.
ATLANTIC STAR sails from Lisbon on a positioning transatlantic voyage for Recife on 7 June 2009 and starts a new series of cruises from Santos on 1 July. The new schedule includes a long series of 7-day cruises along the Brazilian coast with Saturday departures from Santos and Sunday departures from Rio de Janeiro, calling also at Vitória and Salvador.
The cruises will be also marketed in Spain as fly cruises using Air Pullmantur's 3 Boeings 747.
Photographs of the ATLANTIC STAR arriving in Lisbon yesterday, 24 May.
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ATLANTIC STAR VAI OPERAR NO BRASIL


O paquete ATLANTIC STAR vai-se manter em actividade após ser substituído nos cruzeiros a partir de Lisboa no próximo dia 31 pelo PACIFIC DREAM.
O ATLANTIC STAR vai passar a operar no Brasil, fazendo base em Santos, numa operação conjunta da CVC e Pullmantur a partir de 1 de Julho próximo. O navio larga de Lisboa no dia 7 de Junho com rumo ao Recife em viagem posicional e depois de um cruzeiro de 4 dias inicia a 4 de Julho uma série de cruzeiros semanais com largadas de Santos todos os Sábados e escalas no Rio de Janeiro, Vitória e Salvador e regresso a Santos. Este itinerário conta com 3 dias de navegação na costa brasileira e vai ser comercializado em Espanha com partidas aos Domingos do Rio de Janeiro, incluindo voos Madrid - Rio com a Air Pullmantur, que opera com 3 Boeings 747. Informação enviada pelo Cte. Augusto Moita, a quem agradecemos a atenção.
Fotografia do ATLANTIC STAR a largar de Lisboa ontem, 24 de Maio de 2009 no último cruzeiro de Lisboa.
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QM2 atracado a Alcântara

Duas perspectivas do gigantesco paquete QUEEN MARY 2 atracado ao cais de Alcântara no dia 23 de Maio de 2009.

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Saturday, May 23, 2009

QUEEN MARY 2 in Lisbon 2009-05-23




The magnificent QUEEN MARY 2 arrived in Lisbon on another cruise very early on 23 May 2009.
By 7.30 AM she was secured to the Alcântara Cruise Terminal berth always used by the Cunard QUEENS past and present, and is due to sail again at 4.30PM.
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Tanker LISA in Lisbon 2009-05-23


Ocean Tankers 2.997 GT motor ship LISA berthed at the Palença terminal, in the South bank of the river Tagus in front of Lisbon, 2009-05-23. The LISA is registered in Cyprus and was built in 2007.
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MOL KOMATI in Lisbon 2009-05-23



The Panama-flag, German owned container liner MOL KOMATI departing from Lisbon very early in the morning on 23 May 2009.
MOL KOMATI was built in China in 2007 (keel laid 22 December 2006, launched 4 June 2007 and delivered 29 September 2007) to the ownership of Mihara Shipping, Panama (managed by the Bernhard Schulte Group, Hamburg).
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Friday, May 22, 2009

DISCOVERY arriving Lisbon 2009-05-21


The cruise ship DISCOVERY arriving Lisbon on 21 May 2009 on a cruise from the Mediterranean to U.K. This 38-year old former "love boat" was built in Emden, Germany and delivered in September 1971 to Norwegian Cruiseships A/S, Oslo, a joint venture of Fearney & Eger and O. Lorentzen, to be operated under charter by Flagship Cruises as ISLAND VENTURE (1971-1972) on Bermuda cruises from New York with sister ship SEA VENTURE.

In 1972 she was chartered and then sold to Princess Cruises who renamed her ISLAND PRINCESS (1972-1999). As such she was one of the three initial P&O - Princess Cruises very successful ships.
New more modern and much larger tonnage led to her sale in 1999 to Ringcroft Investment and she became the HYUNDAI PUNGAK (1999-2001) operating in Korea.
However in 2001 she was sold to Gerry Herrod, the former founder of Orient Line and ex-owner of MARCO POLO. Renamed PLATINUM she was refitted in Malta and Tuzla, Turkey and returned to cruise service in 2002 as DISCOVERY.
More photos of the DISCOVERY in Lisbon here.
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GALP MARINE em Lisboa



Duas imagens do navio-tanque de bandeira portuguesa GALP MARINE fundeado no Tejo a 21 de Maio de 2009.
Este unidade que está afretada em casco nú a interesses holandeses opera na costa portuguesa a partir de Sines, transportanto produtos refinados e fazendo serviço e bancas.
Portuguese coastal tanker GALP MARINE photographed in Lisbon on 21 May 2009. The ship operates under bareboat charter from Sines and provides bunkering services in Lisbon. She is owned by Dutch interests.
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AKADEMIK SHATSKIY em Lisboa



O navio russo AKADEMIK SHATSKIY encontra-se imobilizado em Lisboa desde 23 de Novembro de 2008.
Trata-se de um navio de investigação científica e geofísica utilizado habitualmente por empresas ligadas à indústria do petróleo.
O navio concluiu em Novembro último um fretamento a uma empresa norueguesa e entretanto as condições económicas negativas levaram à sua imobilização no Tejo.
O AKADEMIK SHATSKIY foi construído em 1986 na Polónia e modernizado em 1991 na Alemanha. É propriedade do Sevmorneftgeofizika Trust, de Murmansk, estando registado nesse porto. Com 3.211 GT e 1.259 TDW, o AKADEMIK SHATSKIY tem 81,85 metros de comprimento. Tem passado os últimos meses atracado à Ponta da Rocha, com alguns períodos fundeado ao largo, como acontece neste momento.
Ver características do navio aqui. Fotografias tiradas em Lisboa a 27-4 e 21-5-2009, respectivamente.
Russian Geophisical Research Vessel AKADEMIK SHATSKIY has been laid p in Lisbon since November 2008. Photos taken in April and May 2009.
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