Monday, June 29, 2009

OCEANIC em Nova Iorque


O paquete OCEANIC entrou em Nova Iorque no dia 25 de Junho último procedente de Reikjavik, Islândia, no decurso da 66ª viagem à volta do mundo afretado pela organização japonesa PEACE BOAT.
Uma inspecção da Coast Guard local detectou diversas deficiências a nível de segurança e uma fissura no casco, ao que parece efectuada na viagem da Islândia para os EUA, pelo que no Domingo 28 de Junho o navio desembarcou os passageiros e seguiu para o estaleiro de Bayonne, em New Jersey, em cuja doca seca está a ser reparado.
O OCEANIC despertou grande interesse junto dos entusiastas de navios de Nova Iorque, uma vez que esta visita representa o regresso do navio a N Y após ter sido baseado neste porto durante 20 anos, de 1965 a 9 de Novembro de 1985, no tempo da Home Lines, quando foi talvez o navio de cruzeiros mais popular e bem sucedido de entre os que estiveram baseados na Grande Maçã...
Para comemorar o regresso do OCEANIC, a secção de NY da World Ship Society publicou no seu site um conjunto de belas fotos do navio no porto de Nova Iorque. Ver aqui. Imagens de Bob O'Brien e Bill Donall.
Texto /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

French Line's DE GRASSE



The tragic loss by fire of the handsome French "Paquebot" ANTILLES on 8 January 1971 while cruising off the Isle of Mustique led to the purchase later the same year of the Norwegian liner BERGENSFJORD as a replacement.
Renamed DE GRASSE she was pressed in Central America service still under masts and hull colours of Norwegian America Line, only the funnel in CGT French Line colours. Later she was repainted white but had a very short career under the French flag. In late 1973 she was sold and renamed RASA SAYANG.
Constructed in Newcastle by the same builders of the Portuguese liners MOÇAMBIQUE and PRÍNCIPE PERFEITO, the BERGENSFJORD was introduced into service in May 1956. A very elegant ship, she had very similar exterior lines to her later fleet mate SAGAFJORD of 1965, but had two traditional masts.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

JACINTO CÂNDIDO e CUANZA no Arsenal



Actividade de reparação naval no Arsenal do Alfeite, com o Patrulha CUANZA e a Corveta JACINTO CÂNDIDO em seco no plano inclinado para beneficiações. Fotografia tirada a 27 de Junho de 2009. Com muito esforço e reparações lá se vai prolongando a vida activa dos navios mais antigos, que apesar de obsoletos continuam a ser necessários para a manutenção de Portugal no Mar enquanto não chegam as novas construções.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SCHULTZ XAVIER no Alfeite


Navio-balizador NRP SCHULTZ XAVIER atracado à Base Naval de Lisboa, no Alfeite no dia 27 de Junho de 2009. Na foto pode ainda observar-se o antigo Navio-oceanográfico ALMEIDA CARVALHO, que se encontra desarmado cujo destino parece ser o afundamento para criação de um recife artificial.
Mais informações sobre SCHULTZ XAVIER no novo blogue BARCO À VISTA...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Rumo ao Alfeite







Quando me comecei a interessar pelos navios e pelo mar, o meu mundo era antes de mais o Tejo e as inúmeras criaturas que nele navegavam, na década de 1960: navios de passageiros, cargueiros, cacilheiros, rebocadores e muitas embarcações tradicionais, varinos, fragatas, catraios, canoas...
A partir de 1975 o desaparecimento destes veleiros de trabalho genuinamente lisboetas ocorreu de forma precipitada, quase levando à sua extinção.
Sobreviveram alguns exemplares protegidos por autarquias ribeirinhas e por um punhado de resistentes entusiastas quase todos da margem Sul.
Felizmente hoje regista-se um ressurgimento de velas tradicionais vocacionadas para o lazer de cariz popular, integradas na Marinha do Tejo.
Sábado 27 de Junho de 2009 embarquei na canoa SALVARAM-ME para uma das mais belas travessias do Tejo, da Doca da Marinha, Mar da Palha fora até ao Alfeite...
Não há forma mais bonita de navegar e sentir este nosso Rio. Obrigado à Marinha do Tejo e ao Luís Roque da SALVARAM-ME pela possibilidade de embarque e travessia.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Frota de Catraios e Canoas no Alfeite





Aspectos da flotilha de embarcações tradicionais da MARINHA DO TEJO .
Fotografias registadas no Alfeite a 27 de Junho de 2009 por ocasião da comemoração do primeiro aniversário desta associação.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, June 28, 2009

MARINHA DO TEJO de visita ao Alfeite


A Marinha do Tejo comemorou o seu primeiro aniversário com uma verdadeira festa náutica na Base Naval de Lisboa, no Alfeite, onde a MARINHA anfitriã se esmerou numa recepção fantástica com uma sessão de assinaturas do Livro de Registos da Marinha do Tejo, um almoço digno dos mais indómitos Marinheiros e visitas a um Submarino e uma Fragata.
Presentes as mais diversas individualidades, com destaque para o senhor Almirante CEMA, o Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Dr. João Mira Gomes, diversos almirantes e oficiais da Armada, o Director do Museu de Marinha, o Prof. Carvalho Rodrigues, dinamizador da MARINHA do TEJO e a criadora da bandeira do ATLÂNTICO AZUL, Dra. Raquel Sabino Pereira.
Esta bandeira foi adoptada pela Marinha do Tejo e é cada vez mais usada pela Marinha de Recreio em geral. Parabéns a todos os envolvidos com destaque para os donos e tripulantes das numerosas embarcações tradicionais que dão vida à MARINHA DO TEJO...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Saturday, June 27, 2009

Paquebot NORMANDIE

One of the very best passenger liners ever designed and built, French Line's NORMANDIE (1935-1942) was the greatest liner of the 1930s and her loss by fire in New York in February 1942 a sad tragedy that contributed to create a myth.
After WW2 she was replaced by former Norddeutscher Lloyd EUROPA rebuilt as the LIBERTÉ and by the FRANCE in 1962. Probably if the NORMANDIE had been able to survive the war years like the two original Cunard QUEENS, FRANCE would have never been built.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Friday, June 26, 2009

FRANCE - LE HAVRE

FRANCE - LE HAVRE were magic words in gold lettering engraved at the magnificent cruiser stern of the largest passenger liner of the 1960s.
The FRANCE was a symbol of France and Europe as well as a supreme achievement of her dedicated builders, Chantiers de L'Atlantique in St. Nazaire.
So sad the French were unable to keep her in service after 1974 and were unable to repurchase her after NCL decided to dispose of the old lady. She could have had a reprieve cruising from Marseilles on a 7-day basis, the same way OCEANIC operated between 2001 and 2008...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FRANCE off Cannes


FRANCE anchored in Cannes while cruising in the Nediterranean in early Spring, just in time to start another Atlantic Ferry season between Le Havre - Southampton - New Iork.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

FRANCE in European waters


The magnificent French Line passenger liner FRANCE alongside the port of Bremerhaven in October 1979 shortly after sale to NCL and renaming as NORWAY...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Thursday, June 25, 2009

Blogue SAILORS NEWS

Vale a pena visitar regularmente o blogue SAILORS NEWS que divulga as mais diversas novidades associadas à missão da Fragata NRP CORTE REAL no Índico como navio-almirante da SNMG1 09.
É com orgulho e solidariedade que o BNM regista a acção muito positiva do navio e guarnição respectiva que com a presente missão muito vem dignificando Portugal e as nossas tradições navais e marítimas. Há que divulgar o que se vai fazendo de bom no mar sob bandeira portuguesa. Parabéns a todos os intervenientes portugueses no SNMG1 09 e visitem o blogue SAILORS NEWS.
Texto de /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Wednesday, June 24, 2009

Fragata CORTE REAL


Guarnição da Fragata CORTE REAL durante a capura de 8 piratas ao largo da Somália a 22 de Junho...
"Portuguese frigate Corte-Real captured a 'Skiff' at sea, at an
undisclosed location in the ocean off Somalia, 22 June 2009.
The
Portuguese Frigate Corte-Real on 22 June 2009 stopped a pirate attack
on a merchant ship, after responding to a request for relief by the vessel Maersk Phoenix, registered in Singapore, which was about four miles from the
Portuguese Frigate"
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

OITO PIRATAS CAPTURADOS






Os oito piratas da Somália capturados dia 22 de Abril pela Fragata CORTE REAL ...
Texto /Textes copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Armas apreendidas pela CORTE REAL



Imagens das armas capturadas ao piratas da Somália pela guarnição da Fragata NRP CORTE REAL no passado dia 22 de Junho...
Texto /Text copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

NOORDAM of 1984 in Lisbon


The NOORDAM of 1984 departing from Lisbon in 2001. With her sister NIEUW AMSTERDAM of 1983 she was one of the first cruise ships constructed in St. Nazaire, France since the 1960s.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

SUNDREAM ex-SONG OF NORWAY

Once the original ship in the fleet of Royal Caribbean as the SONG OF NORWAY, she was photographed in 2001 leaving Lisbon as SUNDREAM.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Tuesday, June 23, 2009

Administração da APL demissionária


Lisboa, 18 Jun (Lusa) - O Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL) anunciou hoje que apresentou dia 8 de Junho a sua demissão ao Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações.
Num comunicado de imprensa, o Conselho de Administração do Porto de Lisboa afirma que esta decisão abrange a totalidade dos actuais membros do Conselho, que tinham sido eleitos em Abril de 2005 e reconduzidos em Maio de 2008.
Manuel Frasquilho era o Presidente e Daniel Esaguy e Sandra Vilhena eram os vogais.
"A renúncia formalizada surge na sequência da avaliação feita pelos próprios do ambiente de crispação que, embora alheio à vontade do actual CA, tem rodeado a sua actividade nos últimos tempos, em prejuízo dos interesses da APL e do Estado", diz o mesmo comunicado.
O Conselho da APL considerou que "renunciando dará melhor contributo para a criação de novas condições para prossecução do desenvolvimento sustentável do Porto de Lisboa e das suas capacidades competitivas, na linha do esforço de modernização e qualificação internacional desta importante infra-estrutura portuária, objectivo estratégico fundamental para a área metropolitana de Lisboa e do país"». Fonte: Agência LUSA
Sobre esta notícia recomendamos a análise extremamente interesante e lúcida do blogue ATLÂNTICO AZUL aqui...
Imagem /image copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

VICTORIA in Venice


Venice is one of the most beautiful ports for cruise ships in the Mediterranean.

One of the more handsome ships I was able to photograph in Venice waters in 2001 was the classic P&O Cruises VICTORIA ex-SEA PRINCESS, built in the Clydebank in 1966 for Swedish American Line as their final KUNGSHOLM.


She is still cruising as MONA LISA. Photographs taken in October 2001.


Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Monday, June 22, 2009

Última escala do NORWAY no Tejo


Paquete NORWAY ex-FRANCE à chegada a Lisboa na última escala que fez no Tejo, na manhã de 25 de Setembro de 2005.
O NORWAY atracou ao Cais de Alcântara largando para Marselha à 01h00 da madrugada seguinte.
Quer como NORWAY, quer na sua encarnação original como FRANCE, este belo paquete esteve diversas vezes no Tejo, a primeira das quais em Fevereiro de 1964, atracado ao Cais da Rocha, onde então se registavam os fundos mais amplos.
The NORWAY ex-FRANCE arriving in Lisbon on 25 September 2001 on her final call in the river Tagus.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

LOBO MARINHO de 1996


Ferry madeirense LOBO MARINHO (1996-2003), primeiro com este nome e substituído em 2003 pelo actual, projectado e construído de raiz para a Porto Santo Line em Viana do Castelo.
Fotografia tirada no Porto do Funchal em Abril de 2001, registando a largada do navio para o Porto Santo cheio de passageiros em mini-férias da Páscoa.
A história deste navio e das restantes unidades da Porto Santo Line é contada no livro LOBO MARINHO de 2003 - ver informação na coluna da direita deste blogue.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

Sunday, June 21, 2009

A chegada do PACIFIC DREAM 2009-06-21



Habitual visitante domingueiro, o paquete PACIFIC DREAM entra a barra do Tejo pelas 07h00, procedente do Funchal em mais um cruzeiro às Ilhas e Norte de África.
Pouco depois dá-se o embarque do Piloto, frente a Algés. e o navio segue para a Estação Marítima da Rocha.
Pelas 17h00 faz-se ao mar de novo...
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check ourarchive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

CAIS DA ROCHA 2009-06-21


Grua eléctrica MAGUE do terminal de cruzeiros da Rocha, preparando-se para colocar a prancha no paquete PACIFIC DREAM.
Estes guindastes de fabricação portuguesa datam da década de 1960, sendo uns poucos sobreviventes de dezenas de unidades semelhantes. Apesar de velhinho esta grua ainda é útil e é pena assistir à sua degradação física por falta de manutenção. Já caíram partes de anteparas da cabine da grua, a tinta foi comida pelos elementos, etc... Não é uma boa imagem para o Porto de Lisboa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia