Wednesday, September 30, 2009

Penúltima escala do SAGA ROSE em Lisboa



Fez ontem, 29 de Setembro de 2009 a sua penúltima escala no Tejo o paquete SAGA ROSE que vai ser retirado do serviço a 6 de Dezembro próximo e cujo futuro ainda não está assegurado, podendo ser semelhante ao que foi reservado no início deste ano ao MAXIM GORKIY: uma derradeira viagem para Alang.
O SAGA ROSE despede-se de Lisboa a 27 de Outubro. Ver aqui informação sobre os cruzeiros deste navio clássico construído em França em 1965 como navio-almirante da frota de comércio norueguesa com o nome original SAGAFJORD.
Fotos da chaminé do navio obtidas a 29-09-2009 por LMC. Mais fotos do SAGA ROSE aqui e também aqui.
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Tuesday, September 29, 2009

TAHITIAN PRINCESS in Lisbon 21-09-2009



The TAHITIAN PRINCESS cruising past the Comércio Square in Lisbon on 21 September 2009. A former member of the Renaissance Cruises fleet, she was the fourth of eight sister built in France in 1998 - 2001. Her former name was R FOUR and she was delivered in 1999.
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TAHTIAN PRINCESS and VENTURA



A P&O day in Lisbon - or should it be now another Carnival Group day? On 21 September 2009 Princess Cruises TAHITIAN PRINCESS and VENTURA called in Lisbon and although they were berthed far away, both ships met when the Princess ship passed the P&O one while leaving the port.
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Porta-contentores ANALENA


Porta-contentores ANALENA atracado ao cais de contentores de Alcântara (Liscont) no dia 20 de Setembro de 2009.
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Corveta NRP ANTÓNIO ENES


Corveta portuguesa NRP ANTÓNIO ENES fotografada no Tejo a 17 de Setembro de 2009. Trata-se da única unidade de construção espanhola da classe JOÃO COUTINHO ainda em actividade.
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Wednesday, September 23, 2009

DELPHIN VOYAGER 2009-09-20



Paquete grego DELPHIN VOYAGER a sair de Lisboa a 20 de Setembro de 2009, dando uma antevisão do que será em breve o movimento de navios de cruzeiros no futuro terminal de cruzeiros de Lisboa Jardim do Tabaco - Santa Apolónia...
As obras de construção de cais estão a avançar, só falta mesmo definir a construção da Estação Marítima.
Curiosamente, a localização do novo cais de paquetes tem sido muito contestado por uma série de Velhos do Restelo, mas o mais engraçado é que na década de 1940 foi igualmente criticada a localização em Alcântara e na Rocha das Gares Marítimas do Estado Novo, dizendo-se então ser inaceitável que aquelas infraestruturas não tivessem sido erigidas na zona do Jardim do Tabaco e Santa Apolónia. Alcântara era então um lugar periférico e industrial.
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Desmantelamento do JENNY ex-FUNCHALENSE

Imagens do desmantelamento do navio-fruteiro FUNCHALENSE de 1968 em Cabo Verde.
O FUNCHALENSE foi construído nos Estaleiros São Jacinto para a Empresa de Navegação Madeirense, do Funchal e entrou ao serviço em Setembro de 1968 na linha Funchal - Lisboa que efectuou com regularidade durante mais de 20 anos. Era muito apreciado pelas suas linhas elegantes de iate e pelos alojamentos para passageiros, muito confortáveis e populares.
Imagens de autor desconhecido enviadas por Nuno Bartolomeu, a quem agradecemos.
Mais fotos deste navio aqui...

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Tuesday, September 22, 2009

AFONSO CERQUEIRA no Faial


Corveta NRP AFONSO CERQUEIRA largando do porto da Horta, ilha do Faial, no dia 9 de Agosto de 2008. A Marinha tem em permanência uma unidade deste tipo em águas dos Açores.
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FUNCHAL arriving Lisbon


The handsome veteran cruise ship FUNCHAL arriving Lisbon on 13 September 2009 from another cruise to North Africa.
When I started serious shipping photography in 1975 I did take very similar shots of her arriving from Madeira in CTM colours. Such a long time ago...
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PACIFIC DREAM in the Caribbean


Having terminated her final cruise from Lisbon on 20 September 2009, Pullmantur's PACIFIC DREAM sailed for the Caribbean to start a new series of 7-day cruises out of Santo Domingo on 3 October. There will be two different alternative itineraries.
The photo shows the PACIFIC DREAM leaving Lisbon at the start of her final cruise for the Portuguese market on 13 September 2009.
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PACIFIC DREAM posicionado nas Caraíbas


O navio de cruzeiros PACIFIC DREAM terminou a época de cruzeiros baseados em Lisboa no passado dia 20 de Setembro, largando na mesma data em viagem posicional transatlântica para Santo Domingo, porto da República Dominicana a partir do qual passa a fazer cruzeiros de 7 dias pelas Caraíbas com largadas aos Sábados, programa a iniciar a 3 de Outubro de 2009.
Fotografia do PACIFIC DREAM atracado ao cais da Rocha a 20-09-2009 após o último cruzeiro para o mercado português
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GALP MARINE alongside PACIFIC DREAM


Portuguese tanker GALP MARINE bunkering the cruise ship PACIFIC DREAM in Lisbon 20 September 2009 following the Pullmantur's ship final cruise from Lisbon. She departed the same day for a positioning voyage to Santo Domingo.
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ALCATEJO em Lisboa

Fragata ALCATEJO da Câmara de Alcochete em cruzeiro no Mar da Palha a 20 de Setembro de 2009. Mais informações sobre esta embarcação tradicional do Tejo aqui...
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Saturday, September 19, 2009

ZEELANDIA


Postal do antigo paquete holandês ZEELANDIA, que fazia escala em Lisboa nas suas viagens à América do Sul para a companhia Mala Real Holandesa.
A empresa Orey Antunes fazia a agência em Lisboa e tinha numa das montras do antigo escritório no Cais do Sodré um modelo lindíssimo deste navio, com casco preto. O dito modelo ainda se encontra na posse do Grupo Orey, nas suas novas instalações nas Amoreiras.
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COSTA MAGICA in Lisbon 2009-09-16


COSTA MAGICA leaving Lisbon on 2009-09-16. More Costa cruise and passenger liners here...
Photos of her arrival early in the morning of the same day in our sister blog LISBON CRUISE SHIPS...
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Friday, September 18, 2009

MEIN SCHIFF ex-GALAXY no Tejo


O paquete de bandeira maltesa MEIN SCHIFF fez a sua primeira escala em Lisboa com o nome actual a 17 de Setembro de 2009. A fotografia mostra a sua chegada a Lisboa ao amanhecer. O navio esteve atracado à Gare Marítima de Alcântara de onde largou pelas 16h00, uma hora mais cedo do que anunciado na lista de paquetes da APL.
Trata-se do primeiro navio da TU Cruises, uma associação entre o grupo alemão TUI e a Royal Caribbean que forneceu o navio, transferido da sua subsidiária Celebrity Cruises. A nova empresa destina-se a explorar o mercado alemão na lógica das duas grandes multinacionais dos cruzeiros que querem estar presentes em todos os mercados numa perspectiva global e continuarem a crescer até fazerem "bang"... Neste caso a TUI vai concorrer directamente com a AIDA Cruises do grupo rival Carnival.
O MEIN SCHIFF cujo casco faz lembrar o costado do GREAT EASTERN na sua fase final quando serviu de anúncio a um armazém inglês, era o CELEBRITY GALAXY ex GALAXY, construído no estaleiro Meyer em Papenburg em 1996 por encomenda do grupo Chandris, cuja Celebrity Cruises foi comprada pela Royal Caribbean em 1997.
The MEIN SCHIFF arriving Lisbon on her first call under this new name on 17 September 2009.
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Thursday, September 17, 2009

DOCA DE ALCÂNTARA 16-09-2009





Aspectos da Doca de Alcântara e estaleiro da Rocha, com a luz de Lisboa que faz da cidade um lugar tão especial...
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ÓPERA ex-PINHAL NOVO


Navio de passageiros ÓPERA atracado na Doca de Alcântara a 16 de Setembro de 2009, agora num outro local do cais norte. O ÓPERA é utilizado em cruzeiros turísticos no Tejo.
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ÓPERA NA DOCA...


Navio de cruzeiros ÓPERA atracado na Doca de Alcântara a 16 de Setembro de 2009, reflectindo-se na água ao mesmo tempo que se funde na paisagem urbana. Costumava ser tão diferente esta doca e os seus visitantes...
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QM2 e COSTA MÁGICA no Tejo



Chegada do QUEEN MARY 2 a Lisboa, dia 16 de Setembro de 2009. Além do QUEEN, fizeram escala na mesma data os paquetes AMADEA (atracou a Santa Apolónia) e COSTA MAGICA, que chegou imediatamente após o navio-almirante da Cunard e tracou na Rocha.
O QUEEN esteve atracado em Alcantara, como habitual.
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Wednesday, September 16, 2009

SATURNIA and VULCANIA

The motor ship SATURNIA in the original colours of Cosulich Line with the handsome red and white funnel...
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Italian CONTEs in Genoa

A fine post card in my collection depicting all four CONTE Lloyd Sabaudo passenger liners seen in their home port of Genova. The ships were CONTE VERDE, CONTE ROSSO, CONTE GRANDE and CONTE BIANCAMANO.
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Tuesday, September 15, 2009

OBRAS PORTUÁRIAS



Aspectos das obras de requalificação do antigo Cais do Jardim do Tabaco e fecho da respectiva Doca para construção do futuro terminal de cruzeiros de Lisboa.
Uma obra que tarda e não chega pois o cais disponível é insuficente face à procura de navios nos meses mais movimentados e os navios são cada vez mais compridos...
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NRP BAPTISTA DE ANDRADE



A Corveta NRP BAPTISTA DE ANDRADE fotografada no Tejo na tarde de 14 de Setembro de 2009 a manobrar no Mar da Palha para fazer rumo ao canal de acesso à Base Naval do Alfeite.
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Monday, September 14, 2009

Different ship shapes in the Tagus



Different shapes and forms in cruise ship design photographed in the river Tagus, Lisbon, on 13 September 2009: the classic Portuguese cruise liner FUNCHAL seen berthed at Rocha Terminal and the new Costa Line COSTA LUMINOSA cruising off Lisbon on her way out to the Atlantic after her second call in our port.
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MADEIRENSE EM LISBOA

Navio de carga e passageiros português MADEIRENSE, segundo com este nome, a sair da Doca de Alcântara numa manhã de Sábado, rumo ao Porto Santo e Funchal. Esta imagem, enviada pelo nosso visitante habitual Sr. Nuno Bartolomeu deve ter sido tirada entre 1971 e 1973. Atracado na muralha Sul da doca pode ver-se o paquete UÍGE, da Companhia Colonial de Navegação, e pela popa deste distingue-se um cargueiro da Empresa Insulana de Navegação, o MUXIMA ou o CONGO. Fotografia de autor desconhecido.
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Cisne Branco em Lisboa


A bonita galera de três mastros brasileira CISNE BRANCO fundeada no Tejo no primeiro dia da sua visita a Lisboa. O navio está atracado na Doca de Alcântara, de onde larga a 16 de Setembro pelas 14h00. Após muitos anos sem navios-escola de vela, a Marinha do Brasil mandou construir na Holanda o CISNE BRANCO, continuador da antiga tradição de navios à vela para instrução, como a barca GUANABARA, actual SAGRES da Marinha Portuguesa ou o ALMIRANTE SALDANHA. A história do CISNE BRANCO pode ser lida aqui...
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Cisne Branco em Lisboa


Navio-escola CISNE BRANCO, da Marinha de Guerra do Brasil, fundeada no Tejo após entrar em Lisboa na manhã de 11 de Setembro para mais uma visita.
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Fragata italiana EURO no Tejo



Imagens da chegada a Lisboa da fragata da Marinha de Itália ITS EURO, na manhã de 11 de Setembro, para uma visita a decorrer até dia 15 próximo. O navio está atracado no novo cais do Jardim do Tabaco e larga pelas 9h00.
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Thursday, September 10, 2009

Bem servir os passageiros



Fotografia dos paquetes portugueses PRÍNCIPE PERFEITO e FUNCHAL atracados ao molhe da Pontinha em Junho de 1962. Ambos os navios fizeram inúmeros cruzeiros, e o FUNCHAL é hoje o derradeiro testemunho da velha frota de paquetes portugueses que em 1966 chegou a somar 26 unidades.
Havia a procura de bem servir os seus passageiros, como denota a circular da CNN que reproduzimos em baixo: em vez de 2 dias em Split, o navio fez uma escala adicional em Dubrovnik porque a excursão de avião inicial ficava muito cara.
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Wednesday, September 09, 2009

ARANDORA STAR in Norway


Classic image of a cruise ship in Norwegian waters: a post card issued by Blue Star Line Cruises deicting their handsome ARANDORA STAR in the 1930s
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Tuesday, September 08, 2009

Em cruzeiro no PRÍNCIPE PERFEITO




Recordações de um cruzeiro ao Mediterrâneo feito em 1971 pelo Sr. João Melheiro, que tinha o hábito salutar de guardar todos os seus papeis. Anos depois uma mão amiga fez estes documentos chegarem até mim. Obrigado a todos os amigos generosos.
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Monday, September 07, 2009

Descobrindo o PRÍNCIPE PERFEITO (1)




O PRÍNCIPE PERFEITO foi o maior paquete da Companhia Nacional de Navegação. Para além das viagens regulares a África, o navio foi muito popular pelos seus cruzeiros destinados ao mercado português que efectuou a partir de Lisboa de 1962 a 1973.
Aqui apresentamos as primeiras páginas de uma brochura editada pela Companhia a promover o seu PRÍNCIPE, que só não teve uma vida perfeita por ter sido vendido precocemente em 1976. Um desperdício.
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Sunday, September 06, 2009

Descobrindo o PRÍNCIPE PERFEITO (2)



Brochura editada pela Companhia Nacional de Navegação (mais 4 páginas) a divulgar os muitos encantos do seu paquete PRÍNCIPE PERFEITO, que navegou ao serviço da companhia de Maio de 1961 a Junho de 1975. Aqui o enfase na vida nocturna a bordo.
Chegou a ser considerada a transformação do navio exclusivamente para cruzeiros, à semelhança do que se fez com o FUNCHAL em 1973, mas o Governo de Marcello Caetano não deu a autorização necessária.
Foi no final um navio desperdiçado vendido ao estrangeiro de forma estúpida em 1976.
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