O paquete francês LIBERTÉ (1946-1962) é um dos grandes navios de passageiros do século XX menos conhecidos, apesar de uma longa e bem sucedida carreira sob três bandeiras iniciada em 1930.
O navio foi construído em Hamburgo em 1928-1930 pelo famoso estaleiro Blohm & Voss (construção 479), para a companhia Norddeutscher Lloyd, de Bremen, recebendo o nome EUROPA.
O lançamento à água foi efectuado a 15 de Agosto de 1928 e estava previsto proceder-se à entrega do navio em 1929 mas um grave incêndio ocorrido a 26 de Março desse ano de 1929 no cais de aprestamento do estaleiro, com o EUROPA praticamente pronto, obrigou à sua reconstrução, efectuando-se a entrega ao armador a 22 de Fevereiro de 1930.
O EUROPA iniciou em Bremerhaven a 19 de Março de 1930 a viagem inaugural a Nova Iorque, conquistando a Flamula Azul com a velocidade de 27,91 nós, mantendo este troféu até 1933.
Durante a Segunda Guerra Mundial o EUROPA serviu como navio alojamento em Bremerhaven onde os Norte-Americanos o capturaram em Maio de 1945.
Passou a servir de transporte de tropas sem alteração de nome e em Junho de 1946 foi transferido para a França, como compensação pela perda do paquete NORMANDIE em Fevereiro de 1942 em Nova Iorque.
O navio foi imobilizado no porto do Havre com o nome LIBERTÉ e afundou-se a 8 de Dezembro desse ano por ter garrado num temporal, descaindo sobre o casco afundado do paquete PARIS, abrindo um rombo nas obras vivas.
Posto de novo a flutuar a 15 de Abril de 1947, foi rebocado para St. Nazaire e reconstruído como paquete de luxo.
Entrou ao serviço da CGT a 17 de Agosto de 1950, apresentando então 51.839 toneladas de arqueação bruta, transportando 1.513 passageiros em três classes.
O LIBERTÉ assegurou a carreira Le Havre - Nova Iorque da Cie Génerale Transatlantique juntamente com o ILE DE FRANCE (1927-1959) e o DE GRASSE, este substituído pelo novo FLANDRE.
Com a construção do FRANCE, foi decidida a venda do LIBERTÉ para sucata após conclusão da última viagem transatlântica em Novembro de 1961, pelo que em Janeiro de 1962 o LIBERTÉ chegou a La Spezia, Itália onde foi demolido.
Na viagem de entrega, cruzou-se com o seu substituto FRANCE ao largo da costa portuguesa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia