Um sítio de excelência para quem aprecia o mar e as suas criaturas voadoras. A visitar, sempre, aqui: http://www.atlasavesmarinhas.pt/
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Friday, November 27, 2015
Wednesday, November 25, 2015
Modelo ZUIDERDAM para venda
Modelo
do paquete de cruzeiros holandês ZUIDERDAM para venda. Peça de colecção, conforme
fotografia. Integra a colecção Luís Miguel Correia, como novo, com
embalagem original, 26 cm de comprimento, exemplar original adquirido a
bordo do navio. Disponível apenas 1 exemplar. Preço: € 50.00 (acresce o
custo de portes de correio e outras eventuais despesas de embalagem e
entrega). Pedidos e informações pelo e-mail linerbooks@gmail.com ou pelo
telefone 351 967 041 525. Ver aqui
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Thursday, November 19, 2015
A SAGRES e a Cruz de Cristo
A Cruz de Cristo nas velas da SAGRES tornaram-se uma espécie de "imagem de marca" do nosso navio-escola que se destaca sempre em encontros ou regatas de grandes veleiros, pelas suas características e qualidade, pelo aprumo do seu aspecto e pelo efeito da cruz nas velas... Não há mais nenhum navio no mundo como a nossa SAGRES.
Imagens registadas no cais do Jardim do Tabaco no dia 19 de Novembro último, durante uma demonstração perante uma assistência selecta de convidados da Marinha Portuguesa que tiveram o privilégio de conhecer um pouco melhor a SAGRES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Wednesday, November 18, 2015
SAGRES vai aos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro
O Navio-escola SAGRES vai marcar presença de honra no porto do Rio de Janeiro de 3 a 22 de Agosto de 2016 durante os próximos Jogos Olímpicos. Associando a habitual viagem anual com os cadetes da Escola Naval a uma sempre bem sucedida missão de diplomacia naval e económica, a SAGRES vai desfralda bem alto a sua magnifica bandeira de 16 panos na Baía da Guanabara e vai dar apoio ao Comité Olímpico Português.
A ocasião deverá ser aproveitada para divulgar Portugal e as suas Empresas a bordo da SAGRES, conforme referiu ontem, a bordo do navio, o Contra-Almirante Gouveia e Melo, fazendo uma apresentação a um painel de responsáveis por algumas das maiores empresas portuguesas, que se reuniram no cais do Jardim do Tabaco, em Lisboa, na SAGRES, para um almoço a convite da Marinha Portuguesa.
De facto a SAGRES é desde há mais de 50 anos um dos grandes embaixadores de Portugal no mundo, como um dos mais ilustres símbolos vivos do nosso País. Mediante eventuais acordos de patrocínio, as empresas poderão tirar partido da importância da imagem da SAGRES para promoção e divulgação durante os Jogos Olímpicos, o maior evento desportivo à escala mundial.
e o Dr. José Manuel Constantino, Presidente do Comité Olímpico Português
a bordo da SAGRES ontem (17-11-2015) em Lisboa
em parceria com o Comité Olímpico Português
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Tuesday, November 17, 2015
SAGRES e o Dia Nacional do Mar 2015
Dia 16 de Novembro de 2015 foi o "Dia Nacional do Mar" e o Navio-escola SAGRES deslocou-se da Base do Alfeite a Lisboa, atracando de manhã ao cais novo do Jardim do Tabaco, tendo estado aberto a visitas ao público. De manhã a SAGRES surgiu do nevoeiro e lá navegou até ao cais da margem norte, sempre bela, a nossa barca SAGRES. Fotografias de Luís Miguel Correia registadas a 16-11-2015 no Tejo e a bordo do NRP SAGRES.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Nevoeiro junto ao CAMPOLIDE
O Dia Nacional do Mar 16 de Novembro de 2015 foi marcado por um intenso nevoeiro no Tejo, o que não impediu a navegação fluvial e os Cacilheiros de continuarem nas suas travessias de sempre.
Durante toda a manhã esteve a fazer a linha Cais do Sodré - Cacilhas o CAMPOLIDE, que fotografámos a meio do rio envolto em bruma e mais tarde já com alguma visibilidade. Uma alegoria climática à realidade do Mar em Portugal no que toca aos navios e à marinha mercante ou falta destes tão importantes elementos da economia do mar. Mas ninguém quer saber do assunto, até um dia..., esperemos.
Voltando ao CAMPOLIDE, trata-se de um dos navios de passageiros construídos em Portugal de 1980 a 1984 para reforço das carreiras fluviais no Tejo. Da série de 12 originais, ainda navegam creio que cinco, incluindo o CAMPOLIDE, penúltimo da serie, entrado ao serviço em 1983 e nascido na Foznave (Figueira da Foz).
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Tuesday, November 10, 2015
A vil tristeza da nossa desmaritimidade
Os navios são lindos, iluminados pelo sol tardio deste nosso verão de São Martinho, ali para os lados da ponte-cais da Matinha, transformada em porto de espera para o fim de navios que já ninguém quer.
Os navios são os paquetes de cruzeiros clássicos PORTO e FUNCHAL, as cores são as da defunta Portuscale Cruises que recriaram as da antiga Empresa Insulana e emprestam uma dignidade estética inexcedível. Por aqui passou o LISBOA, entretanto desmantelado na Turquia, lá estão o PORTO e o FUNCHAL, herança de George Potamianos, antigo armador de ambos e grande amigo de Portugal, salvador do FUNCHAL em 1985 e profundo conhecedor do mundo dos cruzeiros internacionais, que muito fez para recriar antigas tradições dos portugueses no mar, com os seus 6 paquetes, operados de 1985 a 2012. Nesse ano ficaram cinco navios nas mãos do banco Montepio, quatro dos quais integraram no começo de 2013 a nova empresa Portuscale Cruises que acabou por não conseguir consolidar um projecto difícil e algo ambicioso, mas deu nova oportunidade ao FUNCHAL que foi renovado e voltou ao mar de Agosto de 2013 a Janeiro de 2015.
Este projecto falhou infelizmente e os paquetes FUNCHAL e PORTO permanecem no Tejo a aguardar destino que dificilmente será bom. E vender o FUNCHAL por tuta e meia como acabará por acontecer será um certificado final de incapacidade da actual geração de portugueses como armadores e operadores de navios. Alienar o FUNCHAL que é um navio único, de características muito especiais e apreciadas em todo o mundo, é uma espécie de crime de lesa património, mas ninguém parece estar preocupado com esta situação. Situação que encerra um ciclo de desmaritimização alimentada por uma incapacidade de interesses portugueses se interessarem pelos negócios marítimos, o que é grave. E assim se perde tudo a começar pela vergonha imensa.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho / No piracy, please. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia