Passei um dia verdadeiramente memorável, a 6 de Abril em Viana do Castelo por ocasião do baptismo do novo navio de cruzeiros português WORLD EXPLORER, mas o muito que quero contar fica para uma outra oportunidade. Aqui e agora fica uma espécie de protesto de mar pelas muitas asneiradas que tenho lido e ouvido na sequência da festa de Mário Ferreira em Viana.
Em vez de se festejar a obra deste Homem que acredita no Mar e gosta de Navios, a nossa intelectualidade prefere verter sabedorias broncas à volta das políticas baixas em que vivemos, atacando governos e políticas a propósito da extinção dos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e do triste processo por que então se prolongou a sua agonia. Uns a defenderem os méritos da empresa sucessora, a WestSea, que são mais que merecidos, outros a defenderem-se de tudo o que em muitos anos não souberam fazer, afinal de contas melhor seria festejar-se o primeiro grande navio de passageiros novo construído propositadamente para um Armador Português desde 1961.
A alegria ao ver um navio que supera as melhores expectativas é igualada pela vida nova que se observa nos estaleiros. Vale a pena um Presente assim a desafiar futuros de Navios e de mares. E parem com as manifestações públicas de ignorância marítima, senhores deputados, jornalistas e comentadores.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. Favor não piratear. Respeite o meu trabalho, se descarregar imagens para uso pessoal sugere-se que contribua para a manutenção deste espaço fazendo um donativo via Paypal, sugerindo-se €1,00 por imagem retirada. Utilização comercial ou para fins lucrativos não permitida (ver coluna ao lado) / No piracy, please. If photos are downloaded for personal use we suggest that a small contribution via Paypal (€1,00 per image or more). Photos downloaded for commercial or other profit making uses are not allowed. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia