Wednesday, September 20, 2006

MAIOR PORTA-CONTENTORES DO MUNDO

A companhia dinamarquesa Maersk Line colocou em serviço na carreira Norta da Europa - Extremo Oriente o maior porta-contentores do mundo, o N/M EMMA MAERSK, de 170.794 GT, 158.000 TDW e capacidade para 13.500 TEUs. O navio está a fazer a primeira viagem fazendo escala em apenas 7 portos - Bremerhaven, Rotterdam, Algeciras, Singapura, Tanjung Peleper, Hong Kong e Ning Bo - sendo a primeira unidade da nova classe SP da Maersk.
Construído em Odense, Dinamarca pelo estaleiro Odense Steel Shipyard (Grupo Maersk) - construção L203 - foi baptizado no estaleiro a 12 de Agosto e entregue ao armador em 1 de Setembro, iniciando a sua actividade em 7 de Setembro em Aarhus, primeiro porto de carga.
Com 398 metros de comprimento fora a fora, 56,4 metros de boca e 15,5 metros de calado, o EMMA MAERSK está equipado com um motor Diesel Wartsila de 14 cilindros e 109.000 bhp, sendo um navio muito automatizado, o que lhe permite navegar com apenas 13 tripulantes. Registado na Dinamarca, o EMMA MAERSK é o primeiro de 8 gémeos destinados à linha do Oriente. A capacidade de contentores "oficial" anunciada pelo armador é de 11000 contentores de 20 pés, incluindo 1300 frigorificos, mas é conhecido o secretismo da Maersk em revelar as características correctas dos seus navios, pelo que segundo observadores do sector a capacidade do novo Maersk será de 13.460 TEUs. As obras vivas do navio ( parte do casco abaixo da linha de água) estão pintadas com um revestimento de silicone que proporcionará uma economia de 1200 toneladas de combustível por ano.

Fotos: primeiras duas cedidas pela Maersk, a terceira de A. Carrasco, mostrando a chegada do navio a Algeciras na viagem inaugural. Texto de Luís Miguel Correia.

No comments:

Post a Comment