(Foto de Ézio Begotti cedida por Laire J. Giraud, de Santos, Brasil)
Excertos de notícia publicada no Jornal da Marinha Mercante nº 315, de Setembro de 1968:
"Deixam de vir ao Tejo os paquetes da Mala Real Inglesa"
A Royal Mail Lines informa-nos que os seus dois paquetes ARAGON e ARLANZA, de 20.000 toneladas cada um, serão retirados da carreira da América do Sul, em princípio do ano de 1969, sendo transferidos para a Shaw Savill Line.
A Royal Mail Lines e a Shaw Savill Line são membros do grupo Furness Whithy, de Londres.
Aqueles dois paquetes reunir-se-ão ao AKAROA (antigo AMAZON) para viagens da Shaw Savill Line à volta do mundo, juntamente com os paquetes SOUTHERN CROSS e NORTHERN STAR.
A última viagem do ARLANZA, na carreira da América do Sul, terá início, com a sua partida de Londres em 7 de Dezembro (de 1968) (escala em Lisboa em 11 do mesmo mês), regressando em 24 de Janeiro de 1969; o ARAGON, partindo de Londres em 4 de Janeiro de 1969 (escala em Lisboa em 8 do mesmo mês), regressará em 21 de Fevereiro.
A decisão de suspender as carreiras de passageiros nesta rota, existente há mais de cem anos, foi tomada com mágoa, não pela particularidade do decréscimo do número de passageiros, mas sim pela diminuição do movimento de carga entre a Argentina e a Grâ-Bretanha.
Infelizmente, o transporte de passageiros não é suficiente para que a exploração dos paquetes ARAGON e ARLANZA apresentasse resultados positivos na rota da América do Sul e, por isso, tornou-se necessário substitui-los por navios de carga, não transportando passageiros, os quais pela sua flexibilidade, se tornam menos dispendiosos."
Nota: A Mala Real Inglesa assegurou a carreira da América do Sul de 1851 a 1969, tendo nesses 118 anos utilizado 73 navios de passageiros, os últimos dos quais foram precisamente os três "As" construídos em Belfast em 1959 e 1960 para substituir os anteriores HIGHLANDS: AMAZON, ARAGON e ARLANZA. Eram navios mistos de passageiros e carga de 20.360 TAB, com lotação para 464 passageiros em três classes e velocidade de 17,5 nós, com 178,00 m de comprimento ff.; Paquetes de linhas elegantes, resultaram da actualização do projecto do MAGDALENA, de 1949, que se perdeu na viagem inaugural em Abril de 1949, dispondo de porões frigoríficos para o transporte de carne da Argentina para o Norte da Europa. O AMAZON saiu de Londres na viagem inaugural a 22 de Janeiro de 1960, sendo transferido para a Shaw Savill em Maio de 1968. Com o nome AKAROA serviu na carreira da Nova Zelândia até 1971, sendo vendido a interesses noruegueses e transformado no transporte de automóveis AKARITA na Jugoslávia em 1972. Os gémeos ARAGON (viagem inaugural em 29-04-1960) e ARLANZA (viagem inaugural em 7-10-1960) passaram a chamar-se respectivamente ARANDA e ARAWA em 1969, sendo também reconstruídos para o transporte de automóveis em 1972, passando a chamarem-se HOEGH TRAVELLER e HOEGH TRANSIT. Em 1981 foram os três desmantelados em Kaohsiung, na ilha Formosa.
Lembro-me de ver estes navios em Lisboa, nomeadamente do ARAGON na sua escala final. O último navio de passageiros da Mala Real seria o ANDES, de 1939, que se manteve ao serviço com paquete de cruzeiros até Maio de 1971 e veio igualmente a Lisboa no último cruzeiro.
Um dos muitos nomes entretanto desaparecidos do mundo da navegação, a Royal Mail chegou a ser o maior grupo marítimo do mundo, no início do século XX, quando a sua gestão esteve nas mãos de Lord Kylsant: a expansão da frota foi seguida da compra de muitas das principais companhias britânicas, um pouco à semelhança do que se passa actualmente, com os maiores armadores a "deitarem à mão" a todos os concorrentes que podem... A última compra de Lord Kylsant seria a White Star Line em 1926, quando o grupo atingiu 2 milhões de toneladas de navios. A grande depressão económica de 1929-1930 levou à falência do império de Lord Kylsant e esta personagem à cadeia, acabando o nome ROYAL MAIL por dar origem a uma nova empresa em 1932...
Luís Miguel Correia - 2006
Gostaria de obter fotos dos navos argentinos Salta e Corrientes, que fizeram a rota entre Santos e Lisboa/ Lisboa a Santos no ano de 1964.
ReplyDeleteViajei em três navios da Mala Real Inglesa na década de 60. O Arlanza em 1962, o Aragon e o Amazon em 1967. Tenho saudades...
ReplyDeleteViajei em três navios da Mala Real Inglesa na década de 60. O Arlanza em 1962, o Aragon e o Amazon em 1967. Tantas saudades...
ReplyDeleteNilton Gomes
ReplyDeleteEmbarquei na primeira viagem do Amazon,Lisboa,canarias,rio de janeiro, Santos, BR amigos ,isso naão foi só uma viagem,ganhei muitas libras que eu não sabia quanto valiam,uma historia depois vos comento
Gostaria de saber o nome dos navios que levavam emiigrantes no ínvio do séc XX para o Brasil.Belém do para ou rio
ReplyDeleteGostaria de saber os nomes dos navios que levavam os emigrantes para o Brasil nos anos 20 do séc XX.
ReplyDeleteDescobri agora que fiz a ultima viagem do Arlanza de Santos para Lisboa
ReplyDeleteNice te recover these historic facts. I emigrated from Holland to Brazil with the ARAGON from Tilbury London, arriving in Rio de Janeiro on 15th September 1967. This was a very important moment in my life.
ReplyDeleteNice te recover these historic facts. I emigrated from Holland to Brazil with the ARAGON from Tilbury London, arriving in Rio de Janeiro on 15th September 1967. This was a very important moment in my life.
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