Sunday, November 26, 2006

VOYAGER OF THE SEAS no Tejo

Imagens do VOYAGER OF THE SEAS em Lisboa, nas duas escalas efectuadas este ano

Quando três armadores noruegueses decidiram criar, em 1969, a Royal Caribbean Cruise Line e encomendar ao estaleiro finlandês Wartsila os primeiros três navios, os cruzeiros eram uma indústria na sua infância.
O objectivo era basear em Miami paquetes novos adequados ao emergente mercado das Caraíbas. A entrada ao serviço do SONG OF NORWAY em 1970 marcou os primeiros passos de uma história de sucesso e hoje o grupo ROYAL CARIBBEAN INTERNATIONAL é o segundo maior do mundo, logo a seguir ao grupo CARNIVAL, grande rival e inimigo figadal.
A história de sucesso conta-se em poucas palavras: os 3 gémeos da classe SONG OF NORWAY introduzidos em 1970-72 excederam todas as expectativas de tal forma que em 1978 se procedeu ao alongamento do SONG OF NORWAY, para lhe aumentar a capacidade, operação repetida depois com o segundo gémeo, o NORDIC PRINCE, ficando apenas o terceiro navio, o SUN VIKING na sua forma original.
Seguiu-se a construção do SONG OF AMERICA entrado ao serviço em 1982. Entretanto a rival NCL tinha introduzido em 1979 o gigante NORWAY, ex-FRANCE nos cruzeiros com partidas de Miami. O sucesso imediato do NORWAY inspirou a geração seguinte de grandes paquetes de cruzeiros, com os 3 navios da classe SOVEREIGN OF THE SEAS, de 73.000 GT e capacidade para 2700 passageiros com que a Royal Caribbean expandiu significatvamente a sua actividade nas Caraíbas. Quando saiu dos estaleiros franceses de St. Nazaire em 1987, o SOVEREIGN OF THE SEAS era o maior navio de passageiros do mundo. Este título tem hoje tanta importância para as companhias de cruzeiros como na década de trinta tinha a obtenção da Flamula Azul pelo transatlântico mais rápido em serviço na ligação Europa - Nova Iorque, e tem sido disputado continuadamente nos últimos 20 anos pelos operadores de cruzeiros mais importantes.
Tudo isto a propósito do VOYAGER OF THE SEAS, que a Royal Caribbean operou no Mediterrâneo este ano pela primeira vez (cruzeiros semanais com partidas de Barcelona), e que deteve o título de maior paquete do mundo em 1999, quando foi entregue à Royal Caribbean pela Kvaerner Masa Yards, da Finlândia.
O VOYAGER OF THE SEAS visitou Lisboa duas vezes este ano, em 15 de Maio e 16 de Novembro, no decurso das viagens posicionais de e para as Caraíbas. Em 2007 a presença destes gigantes no Tejo vai ser substancialmente aumentada: o VOYAGER vem a Lisboa 3 vezes, a 7 de Maio, 24 de Novembro e 5 de Dezembro enquanto o seu gémeo NAVIGATOR OF THE SEAS fará 10 escalas no Tejo (16 e 30 de Maio, 27 de Junho, 11 e 25 de Julho, 8 e 22 de Agosto, 19 de Setembro, 3 de Outubro e 8 de Novembro), integradas no programa de cruzeiros da Royal Caribbean a partir de Southampton, iniciado pela companhia há dois anos com o LEGEND OF THE SEAS.
Segundo maior grupo de cruzeiros do mundo, a Royal Caribbean International é hoje proprietária das companhias seguintes: Royal Caribbean Cruise Line (20 navios), Celebrity Cruises (9 navios), Island Cruises (2 paquetes) e Pulmantur Cruises (6 navios), para além de novas classes encomendadas ou em construção, traduzindo-se em mais 6 navios.
Com 311,10 m de comprimento, 38,60 m de boca e 137.276 GT (toneladas de arqueação bruta) o VOYAGER tem capacidade para 3840 passageiros,sendo uma verdadeira cidade flutuante, pois a tripulação ultrapassa os 1100 elementos. Dos actuais 20 paquetes da RCCL, 5 formam a classe VOYAGER: VOYAGER OF THE SEAS (construção 1344), entregue em 1999, tendo-se seguido os gémeos EXPLORER OF THE SEAS (137.308 GT / construção 1345, entregue em 2000), ADVENTURE OF THE SEAS (137.276 GT / construção 1346, entregue em 2002), NAVIGATOR OF THE SEAS (138.279 GT / construção 1347, entregue em 2002) e MARINER OF THE SEAS (138.279 GT / construção 1348, entregue em 2002). Com a construção do QUEEN MARY 2 em 2003, estes navios perderam o título de maiores do mundo. Temporáriamente pois a RCCL avançou com uma versão ampliada da classe VOYAGER, com 3 navios de 154.500 GT, 339 m e 4375 passageiros, construídos igualmente em Turku, Finlândia, o primeiro dos quais, o FREEDOM OF THE SEAS (154.407 GT / 2006) foi entregue a 24 de Abril deste ano e entrou ao serviço em Junho, nas Caraíbas como maior paquete do mundo. O seu irmão LIBERTY OF THE SEAS está a ser construído, com entrega prevista para Maio de 2007, concluindo-se a série em Janeiro de 2008 com o terceiro gémeo ainda sem nome atribuido. Mas a expansão da RCCL não fica por aqui, tendo sido já encomendado o primeiro navio da classe GENESIS, um gigante de 220.000 GT, com estreia marcada para o Outono de 2009. Hoje, os cruzeiros continuam a crescer. Crescem os grandes operadores, que devoram as companhias mais pequenas (caso da Pulmantur acabada de comprar pela Royal Caribbean), crescem os navios, pois quanto maiores os navios mais expressivos os resultados financeiros, e os cruzeiros são uma industria de muitos milhões.
Texto e fotos de Luís Miguel Correia - 2006

1 comment:

  1. First off, I have to say that I LOVE cruise ships.
    I spent over 12 years working on them as a Scuba Instructor,
    Shore Excursion Manager and an IT Officer.

    For 2 years I also worked shoreside in Miami as a database IT guy.

    During my years on ships, I have to stay that many things happened
    and that life is definately stranger than fiction on cruise ships.

    Many people have asked me to share the stories I have collected over
    the years, so I am complying with their request.

    My site is: www.cruiseshipstories.com

    If you had any stories of your own to add, please
    send them to me and I will be happy to add them.

    Sean B. Halliday
    www.cruiseshipstories.com

    ReplyDelete