Era a bandeira mais bonita de todas as das companhias de navegação portuguesas. Começou por ser utilizada a partir de 1858 pela frota da companhia UNIÃO MERCANTIL, que nesse ano assinou com o Estado um contrato de exclusividade das ligações a vapor entre Lisboa, a África Ocidental, o Algarve, a Madeira e os Açores.
As cores eram obviamente as nacionais (até 1910), e sendo então a UNIÃO o que hoje se chama companhia de bandeira, nada mais apropriado. A empresa liquidou em 1864.
Em 1881 foi constituída nova empresa de navegação destinada a manter as carreiras para a África Ocidental: a EMPRESA NACIONAL DE NAVEGAÇÃO A VAPOR PARA A ÁFRICA PORTUGUESA, que adoptou a mesma bandeira, a qual não foi alterada após o 5 de Outubro de 1910. Em 1918 a ENN deu lugar à CNN - COMPANHIA NACIONAL DE NAVEGAÇÃO, que se manteve em actividade até Maio de 1985, quando foi decretada a sua liquidação pelo Governo, então presidido pelo Dr. Mário Soares.
A NACIONAL foi até agora a mais importante empresa de navegação portuguesa e foi proprietária de mais de 120 navios ao longo da sua história, incluindo alguns dos mais importantes paquetes portugueses, como o ÁFRICA de 1905, que em Julho de 1907 levou a África o Principe Real D. Luís Filipe, ou o PRINCIPE PERFEITO (1961-1976), que deixou muitas saudades na ultima geração de portugueses ligados ao Ultramar. Em 1981 a NACIONAL decidiu comemorar o primeiro centenário e alterar a sua imagem: os navios passaram a ter cascos azuis e a bandeira passou a incluir um logotipo com as letras CNN estilizadas, que em nada beneficiou a companhia, que infelizmente só durou mais quatro anos.
Houseflag of the Portuguese shipping companies UNIÃO MERCANTIL (1858 - 1864) and ENN / CNN (Cia NACIONAL), the main Portuguese shipping company to Africa from 1881 up to 1985. The blue and white was the same of the ensign of the Kingdom of Portugal, In 1910 the national flag was changed with the advent of the Portuguese Republic, but the NACIONAL remained loyal to the blue and white colours... In 104 years the NACIONAL had more than 120 ships in its fleet, including some of the more famous Portuguese passenger liners, and their final flagship, the PRINCIPE PERFEITO (1961 - 1976).
Luís Miguel Correia - 2006
Olá Luís Miguel Correia, será que tem informação sobre qual foi o número máximo de navios que a CNN chegou a ter a operar ao mesmo tempo? Não é importante, é só curiosidade...
ReplyDeleteFoi em 1972, quando absorveu a frota da Sociedade Geral e chegou a ter cerca de 45 navios em simultâneo...
ReplyDeleteLMC