A sensibilizar:
- Os políticos actuais e actuantes (?) - (comecem por ler os antigos Despachos do Ministro da Marinha Américo Thomaz (1944-1958), actualizando a linguagem e os contextos..., e vão andando para trás, leiam o pacote legislativo de El Rei D. Dinis, de El Rei D. Fernando, ambos souberam conjugar o MAR no futuro e o resultado viu-se nos séculos XV e XVI, etc...).
- Sensibilizar igualmente a população em geral...
Gosto pelos NAVIOS - precisa-se.
A sensibilizar:
- A opinião pública, dando conhecimento das características fundamentais para a economia mundial da existência de navios de comércio, sem os quais não haveria globalização de coisa alguma...
- Traduzindo as imensas vantagens futuras de os interesses e as gentes nossas participarem activamente na actual aventura do comércio mundial, com navios , marinheiros e armadores portugueses, como acontecia no tempo em que Lisboa era a capital marítima do mundo...
LMC
Excelente início de debate. Assim conseguiremos arrancar! Parabéns!
ReplyDeleteE já agora dar relevo na comunicação social aos navios que são feitos em estaleiros portugueses (nomeadamente ENVC), por Portugueses, para armadores extremamente exigentes de países como os EUA, Finlândia, Alemanha, Portugal, etc., e que constituem porventura das mais complexas exportações portuguesas. Nos últimos anos saíram dos ENVC navios altamente especializados de alta tecnologia a que nem as rádios locais deram importância... (e aqui um bocadinho de culpa para a direcção de marketing daquela empresa).
ReplyDeleteNão podem ser sempre as más notícias sobre o mar a ocupar minutos infindáveis nos noticiários!
aquele ponto de interrogação é interessante... qual é o significado?
ReplyDeleteSailor Girl,
ReplyDeleteÉ mais um desabafo que um discurso virado para o futurex...
Mas vai dando para aregaçar mangas, levantar ferro, largar o pano...
LMC
A culpa da falta de visilidade do trabalho dos ENVC é antes de mais dos estaleios e da sua administração que não prima por uma política de comunicação..., atitude essencial nos dias de hoje...
ReplyDeleteCaro Insulana,
ReplyDeleteO novo MADEIRENSE 3 foi lançado à água em 1996 na Turquia...
Em Viana do Castelo procedeu-se à mudança de nome e bandeira...
LMC
Garina do Mar,
ReplyDeleteO ponto de interrogação é uma provocação aos neodescobridores do MAR e à sua retórica..., e ao mesmo tempo, uma chamada de atenção para o que têm sido as práticas no foro marítimo por parte dos decisores. Livros brancos, projectos e programas tem havido muitos. Resultados práticos, têm sido escassos.
Olhe para os portos, por exemplo: continua-se a falar no El-dorado de atrair para os nossos portos principais (Lisboa e Sines), cargas de baldeação destinadas a outros países europeus. Entretanto, Sines movimenta no seu terminal de contentores essencialmente carga da companhia MSC, cujos navios foram desviados da Liscont em Lisboa. As cargas internacionais de baldeação são efectivamente baldeadas em Algeciras...
Sem querer parecer derrotista, a realidade é que temos perdido os combóios todos nas últimas décadas, e se é urgente fazer tudo para inverter a situação, não se pense em milagres. Qualquer avanço positivo rumo ao mar vai levar muitos anos, e sabemos que o actual regime político não prima pela estabilidade no sentido de manter políticas de interesse nacional independentemente da força que estiver no Governo. Mudam os Governos e altera-se tudo, deitam-se fora os dossiers, etc..., recrutam-se novos amigos para os lugares-tacho chaves, etc..., etc..., independentemente das competências pessoais... É tudo isto o meu ponto de interrogação. Mas não desisto...
LMC
100% de acordo...
ReplyDeletenas 2 coisas...
visitei os ENVC quando lá construíram 7 navios igualinhos para a Alemnaha... vou ver se digitalizo as fotos.. são engraçadas porque mostram a sequência da construção com cada navio em sua fase
ReplyDeleteGarina,
ReplyDeleteVou a Viana do Castelo, quer dizer aos estaleiros, de vez em quando e neste momento estou a acompanhar uma nova construção como parte de um livro novo a sair no final do ano. Ainda lá vou este mês...
LMC
Garina,
ReplyDeleteTambém acompanhei a construção dos últimos super-petroleiros feitos em Portugal nos estaleiros de Setúbal, destinados à SOPONATA...
LMC
Olá
ReplyDeleteOs ENVC já estão a construir uma nova série de porta contentores para o mesmo armador alemão... ainda esta semana foi entregue o "Industrial Dawn", estando já outro gémeo na plataforma de construção com flutuação prevista para breve!
O PANORAMA INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA NAVAL É MUITO FAVORÁVEL AOS ENVC. O novo porta-contentores CORVO, em construção para a Mutualista Açoreana, com entrega em Agosto próximo é derivado do projecto dos navios alemãES...
ReplyDeleteLMC