O Governo Regional dos Açores anúnciou no passado dia 12 de Fevereiro que o serviço público de transporte marítimo de passageiros e viaturas entre as ilhas vai ser assegurado este ano, de Maio a Outubro pela empresa ATLÂNTICO LINE.
Serão utilizados dois navios afretados a tempo: ILHA AZUL, propriedade da TRANSMAÇOR, que está imobilizado em Lisboa e deverá operar nos Açores de 7 de Maio a 4 de Outubro, e EXPRESS SANTORINI, que vai fazer as ligações inter-ilhas de 18 de Junho a 30 de Setembro.
Será da responsabilidade da ATLÂNTICO LINE a comercialização das viagens e a gestão do pessoal de câmaras a bordo dos navios, sendo a restante tripulação assegurada pelos armadores dos navios afretados.
O afretamento destes navios vai custar 5.8 milhões de Euros.
O ILHA AZUL vai operar nos Açores pelo segundo ano. Foi construído em Espanha em 1980 e chamou-se de início BAHIA DE CEUTA.
O EXPRESS SANTORINI é mais antigo, pois foi construído em França em 1974 com o nome CHARTRES, para a SNCF - caminhos de ferro franceses -, tendo assegurado a travessia do canal da Mancha até 1993. Nesse ano foi vendido para a Grécia passando a fazer o serviço inter-ilhas na Grécia. Curiosamente, se no seu afretamento tivesse sido aplicado o critério limitativo da idade que serviu em 2005 de argumento para retirar do serviço o GOLFINHO AZUL, este navio, agora com 33 anos, não iria navegar nos Açores no verão próximo. Mas discordamos destes critérios sobre a idade dos navios, pois o que de facto é importante é a certificação dos navios e o seu estado real de conservação.
Texto de LM Correia - Foto do ILHA AZUL de LMC. Foto de EXPRESS SANTORINI de George Koutsoukis- 16 Fevereiro 2007
Serão utilizados dois navios afretados a tempo: ILHA AZUL, propriedade da TRANSMAÇOR, que está imobilizado em Lisboa e deverá operar nos Açores de 7 de Maio a 4 de Outubro, e EXPRESS SANTORINI, que vai fazer as ligações inter-ilhas de 18 de Junho a 30 de Setembro.
Será da responsabilidade da ATLÂNTICO LINE a comercialização das viagens e a gestão do pessoal de câmaras a bordo dos navios, sendo a restante tripulação assegurada pelos armadores dos navios afretados.
O afretamento destes navios vai custar 5.8 milhões de Euros.
O ILHA AZUL vai operar nos Açores pelo segundo ano. Foi construído em Espanha em 1980 e chamou-se de início BAHIA DE CEUTA.
O EXPRESS SANTORINI é mais antigo, pois foi construído em França em 1974 com o nome CHARTRES, para a SNCF - caminhos de ferro franceses -, tendo assegurado a travessia do canal da Mancha até 1993. Nesse ano foi vendido para a Grécia passando a fazer o serviço inter-ilhas na Grécia. Curiosamente, se no seu afretamento tivesse sido aplicado o critério limitativo da idade que serviu em 2005 de argumento para retirar do serviço o GOLFINHO AZUL, este navio, agora com 33 anos, não iria navegar nos Açores no verão próximo. Mas discordamos destes critérios sobre a idade dos navios, pois o que de facto é importante é a certificação dos navios e o seu estado real de conservação.
Texto de LM Correia - Foto do ILHA AZUL de LMC. Foto de EXPRESS SANTORINI de George Koutsoukis- 16 Fevereiro 2007
Luis,
ReplyDeleteO que aconteceu ao BAHIA DE MALAGA?
Era para se tornar no CRUZEIRO DOS AÇORES da Transmaçor mas nunca mais ouvi falar em nada sobre a conversão.
Paulo Mestre
Paulo,
ReplyDeleteO Bahia de Malaga não chegou a ser comprado pela Transmaçor. Está em Vigo e se calhar qualquer dia vai para a sucata...
Nos Açores dizem que há uma dita 'democracia', depois é o que se vê, pena é não olharem bem para as figuras envolvidas nos quadros da empresa e a sua cor partidária. Uma empresa basicamente dirigida por um clube.
ReplyDelete