Para além da arquitectura interior, de nitida inspiração marítima, caso das portas exteriores do edifício ou do balcão da secção de passagens, nos vidros da porta principal, no nº 63, ainda são visiveis a bandeira e roda de leme que serviam de emblema da CCN
A antiga Companhia Colonial de Navegação tinha a sede e escritórios num edificio próprio reconstruído na década de quarenta, na rua de São Julião 63, morada da entrada da Administração.
A antiga Companhia Colonial de Navegação tinha a sede e escritórios num edificio próprio reconstruído na década de quarenta, na rua de São Julião 63, morada da entrada da Administração.
A outra fachada dava para a rua da Prata e as enormes montras estavam sempre repletas de modelos dos navios da companhia, fotografias da frota atracada no cais da Rocha e junto ao 63 de São Julião, o quadro original do SANTA MARIA pintado por Gordon Ellis que foi reproduzido no postal oficial do paquete.
Em 1974, com a fusão com a Insulana, o edificio passou a ser a sede da CTM, que acabou liquidada em 1985, pelo que hoje o edifício é ocupado pela Direcção-Geral do Desenvolvimento Regional.
Antes de 1947 a CCN tinha a sede num edificio da Rua do Instituto Industrial, nº 14, que ainda existe, apresentando-se fotografias de ambos com o aspecto actual, devidamente desmaritimizados.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel CorreiaAntes de 1947 a CCN tinha a sede num edificio da Rua do Instituto Industrial, nº 14, que ainda existe, apresentando-se fotografias de ambos com o aspecto actual, devidamente desmaritimizados.
Luis, obrigado por ter identificado as antigas instalações da Colonial.
ReplyDeleteE pensar que passo em frente a estes edíficios todos os dias.
Agora tenho de lá voltar para vê-los com mais atenção :)
Paulo Mestre
Mas tem de levar um envelope A4...
ReplyDeleteLOL!...