Wednesday, March 21, 2007

PÁTRIA EM CAPE TOWN


Quando viajei nele, em 1972, o PÁTRIA era o paquete mais antigo da Companhia Colonial de Navegação, tinha 25 anos, o que na época era muito para um navio. Construído na Escócia, o PÁTRIA foi o primeiro paquete do DESPACHO 100, entregue em Dezembro de 1947.
Fazia a carreira da África Oriental, saindo de Lisboa depois de fazer escala prévia em Leixões e escalava os portos seguintes: Funchal, São Tomé, Luanda, Lobito, Moçamedes, Cabo, Lourenço Marques, Beira, Moçambique, Nacala e Porto Amélia.
Era um navio sólido, muito confortável e de grande estabilidade e conforto, com uma tripulação excelente. Para além da linha de África, fez diversas viagens ao Brasil e uma à América Central. Foi vendido em 1973 e desmantelado na ilha Formosa.
A fotografia mostra o PÁTRIA a largar de Cape Town, vendo-se atracado ao fundo o navio italiano LEONARDO DA VINCI, que efectuava um grande cruzeiro com partida de Nova Iorque, em 1970. Os paquetes portugueses eram muito populares na África do Sul, sendo os camarotes deixados vagos pelos passageiros desembarcados em Angola ocupados por Sul Africanos que faziam a viagem a Moçambique e regresso como se de um cruzeiro se tratasse.
A nostalgic image of the Portuguese liner PÁTRIA of 1947 sailing from Cape Town with the Italian liner LEONARDO DA VINCI alongside on a cruise from New York.
The PÁTRIA was the first passenger liner newly built for Companhia Colonial de Navegação. She was delivered in December 1947 by John Brown, Clydebank, and operated on the East Africa mail service until sold to Taiwan breakers in 1973. Her regular schedule was a fantastic cruise by today standards: Lisbon, Madeira, São Tomé Island, Luanda, Lobito and Moçamedes, in Angola, Cape Town, Lourenço Marques, Beira, Moçambique Island, Nacla eand Porto Amélia, the complete round voyage taking about 50 days.
In the fifties the PÁTRIA also did several voyages to Brazil and one to Central America. She was also used for trooping. I had a wonderful voyage aboard the PÁTRIA in 1972.
Text and images copyright L.M.Correia, unless otherwise stated. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. You are most welcome at any time - Luís Miguel Correia

5 comments:

  1. Foi neste cruzeiro do LEONARDO DA VINCI que os marinheiros fizeram greve por causa da água fornecida pelo Sul-Africanos?

    Nesta altura do "campeonato" os marinheiros Italianos faziam greve por tudo e por nada... e isso acabou por lhes custar caro.

    Paulo Mestre

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  2. Sailor Girl,

    O PÁTRIA era o irmão mais velho do INFANTE DOM HENRIQUE. Tinha a vantagem de ser um pouco mais lento, logo as viagens demorarem mais um dia ou dois, grande sacrifício. Semanas antes de embarcar neste navio já andava a contar os dias...

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  3. Paulo,

    É possível. Os sindicatos tinham muita força em Itália na época. De tal forma que em parte estes grandes paquetes estatais eram construidos mais para darem trabalho aos estaleiros e aos tripulantes que qualquer outra coisa. Para operarem havia subsídios do estado, que acabaram na década de setenta e isso foi o fim dos navios...

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  4. Compreende-se, sendo irmão de quem era... e demorando ainda mais tempo a chegar ao destino... Sacrifícios com que sonhamos todos os dias...

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