Imagem do paquete português FUNCHAL a navegar no canal da Mancha em 1973 após reconversão para cruzeiros em Amsterdão, Holanda.
Depois de fazer a carreira das Ilhas de Novembro de 1961 a Setembro de 1972, o FUNCHAL seguiu para Amesterdão em Novembro de 1972 afim de substituir as turbinas a vapor de origem por dois motores Diesel Werkspoor. Os alojamentos foram também modernizados e o navio adaptado a paquete de cruzeiros, sendo equipado com uma piscina, bar tasco, todos os camarotes com casa de banho enquanto os salões da turística B deram lugar a novos camarotes.
O casco foi pintado de branco com linha de água verde e o amarelo da chaminé foi substituído por um tom mais forte adoptado na altura para a maior parte dos navios da frota da Empresa Insulana de Navegação. O navio passou o Verão de 1973 a fazer cruzeiros internacionais com saidas de Dover, Zeebrugge e Lisboa, e em Dezembro foi posicionado no Brasil para a primeira época de cruzeiros baseado no Rio de Janeiro.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Depois de fazer a carreira das Ilhas de Novembro de 1961 a Setembro de 1972, o FUNCHAL seguiu para Amesterdão em Novembro de 1972 afim de substituir as turbinas a vapor de origem por dois motores Diesel Werkspoor. Os alojamentos foram também modernizados e o navio adaptado a paquete de cruzeiros, sendo equipado com uma piscina, bar tasco, todos os camarotes com casa de banho enquanto os salões da turística B deram lugar a novos camarotes.
O casco foi pintado de branco com linha de água verde e o amarelo da chaminé foi substituído por um tom mais forte adoptado na altura para a maior parte dos navios da frota da Empresa Insulana de Navegação. O navio passou o Verão de 1973 a fazer cruzeiros internacionais com saidas de Dover, Zeebrugge e Lisboa, e em Dezembro foi posicionado no Brasil para a primeira época de cruzeiros baseado no Rio de Janeiro.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Obrigado pela bela fotografia e informação muito interessante. Pensava que o Funchal conservava as turbinas de origem. Por acaso sabe que velocidade é que dava dantes?
ReplyDeleteSaber, sabe... Não se sabe é quando poderá aceder à internet..
ReplyDeleteCom as turbinas de origem, que equiparam o navio de 1961 a 1972, o FUNCHAL dava 21 nôs - velocidade de cruzeiro - com a potencia de 12500 SHP. Puxado aos 14500 SHP passava dos 23 nós.
ReplyDeleteDesde 1973 está equipado com 2 motores de 5000 BHP e com 10000 BHP atingia inicialmente os 19 - 20 nós, mas teve problemas e actualmente a velocidade não ultrapassa os 17 nos