Friday, August 10, 2007

O ÚLTIMO NAVIO DO DESPACHO 100


O paquete NIASSA chegou a Lisboa vindo da Bélgica, onde foi construído para a CNN, exactamente há 52 anos, a 10 de Agosto de 1955. A data coincidia com os dez anos do DESPACHO 100 do Ministro da Marinha Américo Thomaz e serviu de pretexto para uma jornada de homenagem ao Governante, com sessão solene na Estação Marítima da Rocha do Conde de Óbidos, onde foi descerrado um paínel alusivo em relevo e decorreu uma sessão solene.
O NIASSA viria a prestar os mais relevantes serviços na carreira de África, com destaque para o transporte de tropas e material de guerra para o Estado da India e os territórios de África, quer durante a guerra colonial, quer no período de descolonização que se lhe seguiu. O navio foi vendido para Espanha em 1979 e desmantelado nesse ano em Bilbau. Foi o último paquete a integrar a frota da Nacional que desapareceria poucos anos depois, em 1985, num processo de liquidação muito triste, promovido por um dos governos presididos por Mário Soares. Quando foi vendido pela Nacional nacionalizada para a sucata, o armador grego Sr. George Potamianos estava a negociar a compra do navio para adaptação a cruzeiros. Imaginem o seu espanto quando dias depois chega à sede da CNN na Baixa de Lisboa, e lhe dizem que tinham acabado de vender o NIASSA para desmantelar. Foi assim que em Portugal se foram os navios e renegámos o Mar.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment