O novo porta-contentores CORVO completou em Lisboa no dia 31 de Julho último a sua viagem inaugural na carreira dos Açores.
Construído nos estaleiros de Viana do Castelo, onde foi entregue à Mutualista Açoreana a 18 de Julho, o CORVO deixou aquele porto ao amanhecer de 20 de Julho rumo a Leixões, onde carregou no dia 21 para os Açores, largando com destino a Ponta Delgada na madrugada de 22.
O navio entrou em Ponta Delgada, seu porto de registo, pela primeira vez a 24 de Julho pela manhã, largando à noite para a Praia da Vitória (25-07), Horta (26/27-07) e Cais do Pico (27-07), regressando a Ponta Delgada a 28 de Julho de manhã para uma estadia à carga de 24 horas.Pelas 8h00 de 29-07 o CORVO largou de Ponta Delgada rumo a Lisboa, onde entrou pela primeira vez a 31-07 pelas 8h30.
No decorrer da viagem inaugural o navio foi apresentado pela Mutualista Açoreana aos seus muitos clientes e amigos, em sessões que decorreram em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Horta e Pico, coincidindo com a presença do CORVO nos respectivos portos e a pairar ao largo da Silveira, na ilha Terceira, em viagem da Praia da Vitória para a Horta, na tarde de 25 de Julho, enquanto decorria uma recepção no hotel Terceira Mar.
Nos discursos que proferiu durante as cerimónias de apresentação, o Presidente do Conselho de Administração da Mutualista Açoreana, Eng.Joaquim Bensaude referiu que o CORVO "é o quinto navio da empresa com este nome", salientando as caracteristícas principais da nova unidade e o facto de a empresa ter optado pela sua construção em Portugal, num investimento de 20 milhões de euros, "um acto de confiança, coragem e determinação" justificado pela preferência, amizade e confiança dos amigos e carregadores da Mutualista Açoreana, tendo acrescentado que "o transporte marítimo de mercadorias entre o Continente e a Região" (dos Açores) "tem melhorado substancialmente e acreditamos que os Açores nunca estiveram tão regularmente bem servidos", tendo chamado a atenção para o facto "de ao transporte marítimo de mercadorias não ser dado nem reconhecido o seu verdadeiro valor e contributo para a melhoria da qualidade de vida."
Tivemos o privilégio de acompanhar o novo CORVO na sua primeira passagem pelos Açores, manifestando aqui a nossa satisfação pelo sucesso do navio e endereçando felicidades ao CORVO (V), seu armador, tripulação e construtor, com votos de muitos anos de útil operação.
Fotografias: de cima para baixo, o CORVO embandeirado na viagem inaugural aos Açores; primeira entrada do CORVO em Ponta Delgada dia 24 de julho; o Presidente da Mutualista Açoreana, Eng. Joaquim Bensaude, usando da palavra ao apresentar o navio na ilha Terceira dia 25 de julho; o CORVO a manobrar pela primeira vez na Praia da Vitória; o porta-contentores CORVO atracado na Horta com o Pico descoberto em pano de fundo; o CORVO a sair de Ponta Delgada rumo a Lisboa dia 29 de Julho
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Que belo espécime.
ReplyDeleteÉ sem dúvida mais uma fonte de orgulho para os ENVC.
Que sirva de exemplo e que comecem a entrar mais encomendas para armadores nacionais: era um sinal de força para a nossa Marinha Mercante e um alívio para as gentes de Viana.
Paulo Mestre
Desde a manhã do dia 31/07/2007 que o Corvo está atracado no cais de Santa Apolónia embandeirado em arco. É um prazer ver um novo navio com bandeira portuguesa construído para um armador nacional num estaleiro português.
ReplyDeleteNo entanto, para mim é de lamentar ver que a bordo ainda estão alguns contentores com gado vivo. Os pobres animais ainda não foram desembarcados apesar do calor que se tem feito sentir nestes últimos dias em Lisboa. Gosto muito de navios mas gosto muito mais de animais e esta situação revolta-me. Não entendo porque razão ainda não descarregaram estes contentores!