Após porfiados esforços conseguimos localizar e fotografar - ontem, 19 de Setembro de 2007 - em Lisboa, o rebocador português ZÉZITO, magnífico representante de equipamento de apoio à navegação disponível no Porto de Lisboa. Desconhecemos as suas características, mas não podemos ser insensíveis ao seu encanto, linhas clássicas e importância estratégica no quadro dos Assuntos do Mar, em Portugal. Por tudo o que acima se escreve e porque acreditamos nas potencialidades do Mar no desenvolvimento de Portugal e na actual Política Oficial, sábia e firme, em plena Presidência Portuguesa da UE, não resistimos a dedicar este "Post" aos responsáveis governamentais pela Política do Mar em Portugal, com a devida vénia e desejos de que as imagens sejam de inspiração esclarecida...
E, claro, last but not the least, não esquecemos a nossa Sailor Girl, a quem oferecemos estas imagens. Será que o ZÉZITO vai substituir o CREOULA no quadro de afeições marítimas da nossa ilustre bloguista azul????
E, claro, last but not the least, não esquecemos a nossa Sailor Girl, a quem oferecemos estas imagens. Será que o ZÉZITO vai substituir o CREOULA no quadro de afeições marítimas da nossa ilustre bloguista azul????
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Finalmente!!!Bom trabalho de "Detetive".A Sailor Girl ficará muito mais descansada com o achado e certamente lhe agradecerá o esforço.LOOOL.JC.
ReplyDelete´Para além de que é um elemento maravilhoso da frota mercante nacional...
ReplyDeleteMaravilhoso e ÚNICO!... Tal como o «CREOULA».
ReplyDeleteComo tal, tem de ser acarinhado, sob pena de levar o mesmo destino que a restante frota de navios portugueses, ou seja, venda, desmantelamento ou afundamento por torpedeamento!...
Reparem bem nas linhas... no porte, apesar do tamanho. Este rebocador é único no mundo. Estaremos atentos ao seu destino.
Peço-vos ajuda nesse sentido.
Só de pensar no triste destino dos «nossos» Paquetes (sobretudo no dos anos 60) e dos «nossos» bacalhoeiros da Frota Branca fico muito incomodada. Depois olho para fora de Portugal e ao ver projectos como o «The Scholar Ship» (cujos responsáveis fizeram questão em fazer a primeira escala em Portugal) só me apetece organizar um abaixo-assinado!!!
E mais não digo!!!
"Eiziú" finalmente
ReplyDeleteÉ o momento de glória do ZÉZITO, diria mesmo que os rebocadores não se medem aos palmos...
ReplyDeleteLembro-me bem do "Zézito". Nunca imaginei que ainda existisse.
ReplyDeleteParabéns pela descoberta.
Pois eu não tenho ideia nenhuma deste famoso ZÉZITO. Por onde é que ele andou estes anos todos?
ReplyDelete