O porta contentores alemão REMO II (registado em Antígua e Barbuda) encontra-se em reparação no estaleiro NAVALROCHA, em Lisboa, há tempo mais que suficiente para o seu armador sentir dores de cabeça. Este navio opera habitualmente ao serviço da Transinsular na carreira de Cabo Verde e Guiné, mas entretanto esteve umas semanas na doca seca nº 1 e agora está atracado ao cais das carreiras, com caimento à proa e sem leme.
Sempre achei o REMO II um navio meio híbrido, com aspectos contraditórios de design a aparentar ter sido reconstruído algures no Sul da Europa. Um navio engraçado mas um tanto "merdoso", sem ofensa, claro...
Uma pesquisa rápida confirmou as minhas suspeitas. O REMO II foi construído na Turquia pelo estaleiro TULCEA, e lançado à água em 1990. Um projecto dos anos oitenta ou anterior, com um casco antiquado. Entretanto, por alguma razão, eventualmente a falência do armador, o navio só veio a ser acabado em Agosto de 1997, provavelmente numa versão muita alterada em relação ao projecto original. O REMO II tem operado desde então no mercado de fretamentos, razão pela qual mudou de nome em 1997-1999 para TMM COZUMEL (fretamento à Transportadora Marítima Mexicana), MELFI TORONTO (1999-2000), e MSC APOLLONIA (2003).
O navio pertence a um armador alemão desde 2003, a Nordstar Reederei, quando mudou de bandeira, de Malta para Antígua e Barbuda.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Sempre achei o REMO II um navio meio híbrido, com aspectos contraditórios de design a aparentar ter sido reconstruído algures no Sul da Europa. Um navio engraçado mas um tanto "merdoso", sem ofensa, claro...
Uma pesquisa rápida confirmou as minhas suspeitas. O REMO II foi construído na Turquia pelo estaleiro TULCEA, e lançado à água em 1990. Um projecto dos anos oitenta ou anterior, com um casco antiquado. Entretanto, por alguma razão, eventualmente a falência do armador, o navio só veio a ser acabado em Agosto de 1997, provavelmente numa versão muita alterada em relação ao projecto original. O REMO II tem operado desde então no mercado de fretamentos, razão pela qual mudou de nome em 1997-1999 para TMM COZUMEL (fretamento à Transportadora Marítima Mexicana), MELFI TORONTO (1999-2000), e MSC APOLLONIA (2003).
O navio pertence a um armador alemão desde 2003, a Nordstar Reederei, quando mudou de bandeira, de Malta para Antígua e Barbuda.
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Este belo exemplar de má manobrabilidade (com a máquina parada tem seguimento a ré à velocidade de dois nós!...)tem um problema grave na Máquina Principal, facto que o obrigará a seguir a reboque do rebocador MONTALVO para Gibraltar.
ReplyDeleteEsperemos que não volte a Lisboa, sentimento que se estende ao seu gémeo EASTSTAR - Pilotos, Amarradores e Mestres de rebocadores locais agradecem...
Obrigado pela informação e comentário, ncm...
ReplyDeleteQue pena os nossos armadores não investirem mais em navios próprios, parece que preferem operar estas sucatas disfarçadas, com tripulações baratas, etc...
Por falar em sucata, o Naftocement II está a operar para o referido armador... coincidências.
ReplyDeleteVi o REMO II sair de Lisboa a reboque, para Gibraltar esta tarde, Domingo, 14 de outubro...
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