O operador turístico alemão Phoenix Reisen anunciou que vai deixar de operar o paquete de cruzeiros MAXIM GORKIY após os cruzeiros de verão de 2008. O cruzeiro de volta ao mundo previsto para 2008-2009 foi cancelado.
Para além da idade (navega desde 1969), pesou nesta decisão o facto de ser um navio a turbinas a vapor, tornando-se a sua exploração dispendiosa nas actuais circunstâncias de alta do preço do petróleo.
O MAKSIM GORKIY foi construído em Hamburgo em 1968-69 para a companhia Deutsche-Atlantik Linie com o nome HAMGURG. Em 1973 chamou-se HANSEATIC durante alguns meses até ser vendido à URSS em 1974, passando a ser operado pela Black Sea Shipping Co., de Odessa, como navio almirante da frota mercante soviética.
O navio passou praticamente toda a sua vida fretado a operadores alemães, e encontra-se ao serviço da Phoenix desde 1988. O cancelamento deste fretamento não significa o fim do navio, que pertence à companhia russa UNICOM. Poderá surgir outro fretamento ou ser utilizado como hotel flutuante. Quando entrou ao seviço em 1969 era um símbolo do ressurgimento alemão e faria todo o sentido que se promovesse a sua preservação em Hamburgo, com o nome e cores originais.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Para além da idade (navega desde 1969), pesou nesta decisão o facto de ser um navio a turbinas a vapor, tornando-se a sua exploração dispendiosa nas actuais circunstâncias de alta do preço do petróleo.
O MAKSIM GORKIY foi construído em Hamburgo em 1968-69 para a companhia Deutsche-Atlantik Linie com o nome HAMGURG. Em 1973 chamou-se HANSEATIC durante alguns meses até ser vendido à URSS em 1974, passando a ser operado pela Black Sea Shipping Co., de Odessa, como navio almirante da frota mercante soviética.
O navio passou praticamente toda a sua vida fretado a operadores alemães, e encontra-se ao serviço da Phoenix desde 1988. O cancelamento deste fretamento não significa o fim do navio, que pertence à companhia russa UNICOM. Poderá surgir outro fretamento ou ser utilizado como hotel flutuante. Quando entrou ao seviço em 1969 era um símbolo do ressurgimento alemão e faria todo o sentido que se promovesse a sua preservação em Hamburgo, com o nome e cores originais.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Grande ideia! É dos navios que mais gosto, talvez pela sua peculiar chaminé e pelas passagens na Madeira. Aliás, fez em Dezembro a sua centésima escala no Porto do Funchal. Sobre a ideia de ser um navio-hotel em Hamburgo, leva-me a uma outra ideia... e se o paquete Funchal tivesse um futuro semelhante quando for retirado? Ai se o Funchal tivesse mais cais acostável...
ReplyDeleteSaudações marítimas do
Luís Filipe
Luís Filipe,
ReplyDeleteO FUNCHAL vai durar ainda muitos anos, pois tal como o armador John Latsis nunca deixou vender os seus paquetes de colecção (Windsor Castle, Príncipe Perfeito, Aureol, etc...) que só foram para a sucata depois de o senhor falecer com mais de 90 anos, o Armador do FUNCHAL n~ºao o vai vender nunca. Para o navio continuar a navegar após 2010, está a ser gasta uma fortuna na sua reconstrução...
Claro que gostava de um dia ver o FUNCHAL preservado em Lisboa, mas estamos em Portugal muito longer de ter as condições mínimas para semelhante iniciativa. O navio ideal para esse efeito tinhasido o PRINCIPE PERFEITOI há uns anos quando esteve à venda antes de ir para a Índia.