Quando a COMTRAMAR comprou o PONTA DELGADA à CTM em Setembro de 1985, o navio era comandado pelo Capitão da Marinha Mercante Júlio Guimarães, que se manteve no comando do paquete até 1988. Em baixo, o mastro do navio com a bandeira da COMTRAMAR e a letra "P" içada em dia de partida de Lisboa para um cruzeiro na costa portuguesa.
Bridge wing of the PONTA DELGADA with Captain Júlio Guimarães, master of the ship from 1985 to 1988.
Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
Bridge wing of the PONTA DELGADA with Captain Júlio Guimarães, master of the ship from 1985 to 1988.
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Brilhante!
ReplyDeleteHá espaços aqui dos quais já não me lembrava.
Muito obrigado por estas memórias!
Ainda me lembro de ir buscar um chocolate ao bar que se vê na foto.
E como lhe disse, fui lá ontem para uma última visita.
Abraço
O facto de sempre ter gostado de navios acabou por ajudar a preservar estas memórias todas, e a fotografia é um auxiliar importante...
ReplyDeleteO PONTA DELGADA era um navio muito especial...
Felicitações pelo blogue!
ReplyDeleteO velhinho "P.Delgada" o "bailarino" dos mares açoreanos..dizia-se que ia aos 15 graus de rolo, de um bordo a outro em menos de 20 segundos...porque tinha baleeiras altas e pesadas, mas que afinal, era melhor assim, porque não "adormecia"..Bons tempos,no Inverno aguentando pés de vento de S.Miguel até ao Faial ( ainda não existia o Aeroporto de Castelo Branco ) no Verão superlotado para as Sanjoaninas da Terceira, só animação a bordo, com o desgraçado do João Toco, o barman, sem mãos a medir para tanta clientela. E um episódio marcante, fim da década de 60 ou começo da de 90, com uma tentativa de ligação Horta/Flores, em pleno temporal, em que, por teimosia do comandante Armando Cordeiro,que insistiu em fazer a viagem, o navio se ia afundando ao largo dos Capelinhos,com uma volta de mar que rebentou com as vigias da ponte,apanhou o timoneiro (que ficou ferido) e inundou os camarotes...Mesmo assim, tiveram sorte, conseguiram inverter o rumo, sem apanhar com outra onda grande, e voltar ao Faial.
Teve um fim triste, o "P.Delgada" no porto de Lisboa, mas ainda consegui filmá-lo, já decadente, mas ainda na horizontal. Uma lástima..
Obrigado pela visita e por partilhar as suas recordações do PONTA DELGADA.
ReplyDeleteEntre muitas outras actividades, o PONTA DELGADA também fez diversos cruzeiros...
O prazer é meu. O "P.Delgada" fazia cruzeiros, de facto, e até se disse na altura do problema fora dos Capelinhos que a teimosia do comandante se devia à necessidade que tinha de cumprir as escalas o mais rápido possível porque o navio teria um compromisso para efectuar uma viagem de Lisboa até Sevilha, para as cerimónias da Semana Santa. Nunca consegui confirmar, mas era o que se dizia em S.Miguel na altura.
ReplyDeleteJá agora, e sem desprimor para o seu trabalho que é, verdadeiramente, excelente,conhece o "The mother of all maritime links" ? Julgo que muitos aficionados ( que não saibam da sua existência ) apreciariam passar por lá..
Um abraço