Wednesday, January 09, 2008

RMS CARONIA de 1948

Conhecido pelo "Navio dos Milionários", o RMS CARONIA de 1948 foi o primeiro grande paquete de luxo construído após a Segunda Guerra Mundial na Grã-Bretanha. Curiosamente foi construído lado a lado com os dois paquetes portugueses PÁTRIA e IMPÉRIO, no estaleiro John Brown em Clydebank.
Com 34.183 toneladas de arqueação brutas e capacidade para um máximo de 932 passageiros, o CARONIA apresentava o mastro mais alto dos navios então existentes.
Também era conhecido por GREEN GODDESS por apresentar-se pintado em diversos tons de verde, cor considerada apropriada para a sua actividade principal que consistia em cruzeiros, quase sempre com passageiros americanos.
Era um navio de exploração cara e foi vítima precoce da concorrência com aviação, que degradou a situação financeira da Cunard nos anos sessenta. Apesar de modernizado em 1965, foi posto à venda em 1967 e adquirido no ano seguinte por interesses gregos.
"Modernizado" na Grécia, efectuou alguns cruzeiros a partir de Nova Iorque em 1969 com o nome CARIBIA, mas permaneceu imobilizado nas docas de Nova Iorque de Março de 1969 até ser vendido para desmantelar na Formosa em 1974. Uma longa travessia do Pacífico a reboque seria a derradeira viagem, que acabou precipitadamente em Guam, com o antigo orgulho da Cunard encalhado e partido em diversas secções.
Text copyright L.M.Correia. Dixon post card of the CARONIA from the LMC collection. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

No comments:

Post a Comment