Thursday, June 22, 2023

VASCO DA GAMA ex-INFANTE DOM HENRIQUE

Em Novembro de 1988 o grande paquete português INFANTE DOM HENRIQUE ressuscitou em Lisboa com o nome VASCO DA GAMA, dando início ao terceiro período da história do maior navio de passageiros português do século XX, depois da fase inicial, de 1961 a 1976, na carreira de África (CCN e CTM), e do período de exílio em Sines, de 1977 a 1986.
O armador George Potamianos que em 1986 havia comprado o navio ao Gabinete da Área de Sines procedeu à sua reconstrução, melhorando o navio em inúmeros aspectos. Em 1995 foi vendido a interesses noruegueses passando a chamar-se SEAWIND CROWN. Com este nome navegou até setembro de 2000, quando foi arrestado em Barcelona, por falência do armador Premier Cruises. Permaneceu em Barcelona refém da ineficaz justiça espanhola, acabando vendido para sucata. Fez-se ao mar pela última vez com o nome BARCELONA a 28 de dezembro de 2003 e navegou para o Extremo Oriente, tendo sido demolido na China em 2004.

S
everal images of the cruise ship VASCO DA GAMA ex-INFANTE DOM HENRIQUE taken at Lisbon in 1988 and 1989 following her rebuilding in Lisbon and Greece into a cruise ship.

She was sold in 1995 to Cruise Holdings, Bermuda, and renamed SEAWIND CROWN. As such she cruised until September 2000, and as the BARCELONA was broken up in China in 2004.





Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia

2 comments:

  1. Cap Créus,

    A chegada do VASCO DA GAMA a Lisboa reconstruído foi um milagre espectacular. Em muitos aspectos o navio foi melhorado em relação à fase original como INFANTE, nomeadamente ao nível dos pavimentos exteriores que eram cobertos por um material compósito que nunca funcionou e passaram a ser cobertos por madeira...

    ReplyDelete