Ferry de passageiros LUSITANIA EXPRESSO em manobra na Doca de Alcântara em 1990. Adquirido na Escandinávia em Outubro de 1988 pela COMTRAMAR - Companhia de Transportes Marítimos, foi utilizado na carreira Faro-Tanger, entre a Madeira e o Porto Santo, em África e inclusivé numa célebre viagem a Timor com estudantes portugueses.
Portuguese ferry LUSITANIA EXPRESSO purchased in 1988 by Lisbon based-COMTRAMAR.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
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Viva L.M.Correia
ReplyDeleteEm manobra na Doca de Alcântera, faz me recordar aquando das manobras lentas e erritantes efectuadas em 1992 no Porto do Funchal depois de efectuar a travessia entre o Porto Santo e o Funchal a 14 nós. Foi um fracasso a introdução deste pequeno ferry de pequenas dimensões, 60,19 x 13,27 x 3,81 m na linha mencionada. Este ferry além de pequeno, não dispunha de níveis aceitáveis de comodidade.
Navegou até Timor Leste com o General Ramalho Eanes a bordo numa viagem abortada pela marinha Indonésia que intimidou o navio a dar "meia volta" ao se aproximar de Timor Leste. Na altura até me senti envergonhado com o sucedido. É para esquecer!
Continuações
Paulo Farinha
È verdade que a sua utilização, hoje em dia, na linha Funchal-Porto Santo está posta completamente de lado dadas as suas características, mas o facto de ter sido pioneiro neste tipo de transporte entre estas duas ilhas não pode ser esquecido. Foi a partir do Lusitânia que tudo começou, no que concerne aquilo que é hoje esta linha.
ReplyDeleteLembro-me de fazer uma viagem em Junho, era ainda criança, com talvez nem 30 passageiros a bordo (hoje isso é impossível) e o Cte. predispôs-se a mostrar o deck destinado aos carros que ia completamente vazio (penso que nunca foi utilizado nesta linha mas posso estar enganado...).
Mas era de facto uma viagem demasiado longa...