Iate a motor MARIA EUGÉNIA varado em Ponta Delgada em 2004, com o casario parcialmente desmantelado. Este pequeno navio foi construído na década de 1920 e pertenceu de início a um armador graciosense, transportando vinhos e outras mercadorias. Ao longo dos anos foi sofrendo diversas transformações e em 2003 foi comprado pela Associação para Defesa do Património Marítimo dos Açores, segundo Manuel Vieira Gaspar, investigador e autor de livros muito interessantes sobre temas dos Açores, de entre os quais "Dos Barcos de Boca Aberta aos Navios a Motor" - Contributos para a História da Cabotagem nos Açores. Não sei de facto se o MARIAEUG]ENIA foi recuperado ou se o projecto sucumbiu }as dificuldades do costume.
Texto e imagens /Text and images copyright L.M.Correia. For other posts and images, check our archive at the right column of the main page. Click on the photos to see them enlarged. Thanks for your visit and comments. Luís Miguel Correia
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Olá, o projecto Maria Eugenia naufragou...Parece que o dinheiro sumiu, foi desviado, não apareceu, no momento não sei se o casco ainda agoniza em morte lenta ou se já não existe. O que é pena. Abraço daqui.
ReplyDeleteSaudações náuticas!
ReplyDeleteO projecto "Maria Eugénia" não naufragou e, apesar de muita navegação de capa, recomenda-se. Estamos em cabotagem.org, onde poderão ver algumas fotos do restauro que avança a passo lento em S. Amaro, no Pico. Lento, mas vai. Já tem convés e o costado lá chegará. Contratos são contratos, mesmo que a passo de caracol.
As fotos (deste mês) mais recentes lá estarão esta semana.
Não posso jurar que navegará, mas esse é o passo do meio do caminho que traçamos. Queremos um barco-escola e com esse objectivo trabalhamos desde há mais de 6 anos, um pouco contra todos: afinal somos um país de poucos marinheiros e para além disso o mar tem ondas, faz enjoar e molha tudo.
Quem apreciar o projecto poderá acompanha-lo na página do projecto.
Guardarei os links que nos referem para ir dando notícias.
Obrigado por o terem referido.
Carlos de Bulhão Pato, pela ADPMA
É calro que o projecto naufragou. E alguém arrumou dinheiro no bolso. Aquele do costume. O que combinou "uma tábua para mim e outra para ti". Entre novas e velhas sobraria alhum pilim. É pena que estes parasitas que se governam neste executivo "xuxalista" passem anos e anos a enganarem os papalvos. Hoje ostentam o que não têm e o que era dos outros.
ReplyDeleteEntão alguém sabe alguma coisa desse iate? A impunidade é o pão nosso de cada dia nos Açores. Mas ninguém quer mesmo saber que é que roubou o dinheiro destinado ao barco? Grandes patos bravos.
ReplyDeletePelo que sei o projecto caminha, a passo de caracol, mas caminha.
ReplyDeletehttp://caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt/55353.html
Tendo por base o comentário do Sr. Carlos Bulhão Pato, da ADPMA, no site supra mencionado, "Já faltou mais e creio que dentro de 2 ou 3 meses o casco ficará fechado , ou seja pode ir para o mar (a reboque).
Um longo processo cujas razões, por si só dariam um outro capítulo e não é isso que interessa.
De acordo com quem sabe, o trabalho realizado pelo mestre João Batista é de elevada qualidade. Teremos à nossa frente o armamento, aparelho, máquina, segurança, etc. Lá se chegará.
Parto dentro de poucos dias para uma viagem no Creoula , um prémio que muito apreciarei. Vou de S. Miguel ao Alfeite.
No regresso tenciono colocar no site www.cabotagem.org , muitas fotos da situação recente. Falam por si e pela teimosia em continuar com o projecto.
Estamos a actualizar o desenho em autocad . Ficará disponível no site.
Se quiser contactar-me, faça-o por adpma@cabotagem.org"
É verdade! O "projecto" lá vai andando, devar mas com evolução. Bastou cheirar a dinheiro e os mesmos voltaram. Certamente para obterem os proveitos já sabidos. Agora conseguiram um "mecenas": a Tecnovia. Esta empresa finge que dá o dinheiro e o governo paga pela porta do cavalo. Grande negócio. Os patos arribaram....
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